Dormir Mal Interfere na Beleza?

Como nós  tem uma tendência em achar que os problemas relacionados ao sono “não vão acontecer com a gente”, vou pegar no calcanhar de Aquiles de todas nós: a beleza!

Sabia que dormir mal envelhece? Juro valendo!

E eu não estou falando só da cara de maracujá que a gente fica quando perde noite, tô falando de envelhecimento cutâneo permanente.

Vocês já repararam que quando perdemos noite a pele amanhece meio cinza? Que os olhos ficam inchados e as olheiras passam a reinar? Acontece que isso não desaparece se a gente tira um cochilo ao longo do dia e, a médio prazo, interfere muito na nossa aparência.

Não dormir ou dormir pouco prejudica a irrigação da epiderme, o que provoca rugas, linhas de expressão e acrescenta anos na nossa cútis. A pele fica mais flácida, menos resistente e sem viço, e isso só tende a piorar, pois não há creminho pro rosto que dê jeito!

Quando a gente dorme o corpo secreta uma substância, a melatonina, que é um antioxidante poderoso, que atua combatendo os radicais livres e, consequentemente, o envelhecimento. Ao deixarmos de dormir, estamos abrindo mão dessa substância, o que é uma pena, pois não há vitamina E que substitua um antioxidante tão poderoso com a melatonina.

Só que não é somente externamente que a gente envelhece, pois internamente também ocorre a mesma coisa, e nossas células e órgãos também acabam envelhecendo mais rápido.

Além disso, dormir mal engorda! É que o organismo de quem dorme pouco tem a produção de grelina, o hormônio da fome, aumentada. Mas não é só isso, pois além de aumentar a produção de grelina, o organismo diminui a produção de leptina, que reduz a fome, o que leva a pessoa a comer muito mais e sair atacando tudo quanto é guloseima que vê pela frente.

Outra coisa complicadíssima é que quem dorme menos produz mais cortisol, que é uma bomba que, em excesso, arrasa o organismo, aumenta o estresse, engorda, causa resistência a insulina, problemas cardiovasculares, pancreáticos e oftalmológicos, além de doenças como a síndrome de cushing que, dentre outras coisas, é responsável pelo aparecimento de estrias gigantescas em todo o corpo.

Diante disso, só nos resta  tomar juízo, né?

 Ju

@JuLopesL / julianalopes@patricinhaesperta.com.br

https://www.facebook.com/JuLopesPE

Dormir Mal Interfere na Beleza?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

2 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.