Os Problemas Decorrentes da Privação do Sono

Uma coisa que sempre procuro são informações sobre a qualidade do sono e sobre como dormir melhor.

Sei o quanto é importante dormir bem, e até durmo, mas não tanto quanto deveria porque, pilhada que sou, é na hora de dormir que minha mente borbulha.

Daí fico colocando as idéias no papel (sim, minha criatividade só funciona escrevendo. Não sei porquê!) e quando percebo já é muito tarde…Como não consigo acordar tarde, porque o dia fica menor e eu fico com preguiça, fora que Ozzynho me acorda as cinco pra “tomar café” e passear, a coisa complica um pouco!

Mas será que dormir bem é tão importante assim? É sim, e vários estudos vêm comprovando isso.

Meses atrás vi uma reportagem na revista Saúde que diz que a privação do sono pode ser responsável inclusive por alterações genéticas! Logo se vê que o bichinho é importante mesmo, né? Isso acontece por que o fato de não dormir deixa as moléculas de DNA mais frágeis e suscetíveis a mutações.

Essas mutações alteram a carga genética e  estariam relacionadas a vários desequilíbrios no organismo, gerando doenças como o câncer.

Bom, se altera o DNA ou não, eu não sei, mas é fato que o organismo como um todo fica mais frágil quando a gente não dorme, porque a imunidade cai mesmo, ao menos a minha!

Além disso, eu fico extremamente irritada, impaciente, tenho queda de raciocínio, de criatividade e de rendimento.

Outra coisa que complica quando o  dormimos numa quantidade insuficiente é a questão da dor, porque a gente fica mais sensível mesmo e parece que  toda dor se intensifica.

Segundo o reumatologista Páblius Brada, em matéria da revista Saúde, é durante o repouso que o cérebro secreta dopamina, serotonina e endorfina, substâncias que em baixos níveis estão associadas a respostas dolorosas por parte do organismo. Além disso, isso acaba gerando insônia, que piora ainda mais o quadro, podendo levar a doenças relacionadas com a privação do sono, como a fibromialgia.

E pra quem acha que isso é pouco, tem mais!

Dormir pouco interfere na vida sexual, sobretudo do homem, que quando deixa de ir dormir na hora certa tem uma queda na taxa de testosterona que está diretamente relacionada com a disfunção erétil.

E não pensem que basta dormir na noite seguinte pra coisa voltar ao normal não, porque estudos comprovam que após uma única noite mal dormida são precisos 7 dias para regularizar o nível de testosterona no organismo. Ou seja, bota o marido pra dormir né? hehehe

Fico brincando mas esse é um assunto MUITO sério, pois pode nos prejudicar de inúmeras formas. Por causa disso vou explorar um pouquinho esse tema, tá?

Beijos

Ju

@JuLopesL / julianalopes@patricinhaesperta.com.br

https://www.facebook.com/JuLopesPE

Os Problemas Decorrentes da Privação do Sono
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

3 Comments
  1. oh, pior que e verdade!durante o sonho, o cerebro se descansa…cerebro “tranquilo”=corpo/mente saudavel!
    no meu caso, a respiracao sempre ajudo, para da um break no minha mente, no meus pensamentos repetitivos, como os chineis fala:a mente e o makaku, a respiracao e a banana…da banana para makaku, para calmar, enganar ele…e verdade!
    tambem me ajuda o ar fresco e a combinacao de lavando com ylang ylang…eu tive epocas na minha vida quando sofri de insonia…e horrivel!
    acredito que tambem pode ser hormonal, nao sei…gracas a Deus passo:)

  2. Eu percebi que desde 2008 não tenho dormido como antes. Sabe aquela sensação de acordar e dizer: Nossa como eu dormi bem. Percebi o cansaço refletido no rosto, mal humor, olheiras e acima de tudo envelhecimento. Mas rugas apareceram depois que eu deixei de dormir como antes.

  3. Marta, sabe o que ajuda nesses casos?qi-gong!e uma maravilha!pode fazer sozinha em casa, so que precisa de pacienciaaaa,e perseverar!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.