Durma bem e acorde mais bonita

Durma bem e acorde melhor ainda!

Durma bem
Durma bem e acorde mais bonita

Uma receita infalível de beleza é uma boa noite de sono. Quando você descansa seu corpo e mente, a sua aparência reflete esse repouso no dia seguinte. Quer uma prova disso? Experimente ficar uma noite acordada, sem dormir direito e ao levantar de manhã olhe-se no espelho; faça até uma selfie se preferir para registrar o seu estado e poder analisar depois. Durma bem e com certeza, você verá o resultado estampado no seu rosto!

Em outra noite, faça o oposto: providencie um repouso merecido e perceba como irá acordar. Ao final da experiência, compare as duas vivências. Na verdade, nem precisa experimentar para concluir esse resultado, não é mesmo? É como olhar para uma montanha e perceber o quanto ela alta, sem precisar subir até o seu topo para ter essa certeza. Então, durma bem, que dormir bem é uma ótima dica para ficar mais bonita, que tal dedicar um pouco de seu cuidado a suas noites para garantir seus sonhos de beleza?

Você dorme bem?

Muita gente pensa que dormir bem é cumprir o mínimo de seis horas de sono durante a noite; é também! Mas não somente isso. Pois o sono, além da quantidade necessária de horas também requer qualidade. E como saber se está dormindo com qualidade?!

Um sono tranquilo, sem interrupções para que durma bem ,com o corpo em posição e estrutura confortáveis, que realmente descanse o seu corpo e a sua mente é dormir com qualidade! Ao contrário, se você acorda diversas vezes durante a noite ou se dorme em um local que não oferece o devido conforto, provavelmente irá fazê-la acordar com aquela sensação de cansaço, corpo dolorido e muita sonolência. Isso é dormir mal, mesmo que ultrapasse até seis, sete, oito horas de sono!

Por isso durma bem, vale a pena observar como você se sente ao acordar para que possa diagnosticar se as suas noites de sono estão sendo mesmo bem dormidas…

Dormir é para noite assim como acordar é para o dia.

Quando chega a noite o nosso organismo entende que está se aproximando o período para repouso e então o cérebro libera um hormônio chamado Melatonina, que ajuda o corpo a relaxar e adormecer a mente para um bom intervalo de sono. Por isso se diz que nenhum sono diurno compensa uma noite sem dormir; porque o sono foi feito para noite – isso é natural e, portanto, mais saudável.

Mas, sabemos que nem sempre é possível que durma bem à noite, restando apenas a opção de ‘matar o sono’ durante o dia, muito embora o sono já esteja realmente morto… Mas, como o organismo não aguenta, termina ‘apagando’ mesmo em qualquer canto e hora.

Algumas causas que podem impedir uma boa noite de sono:

Nem sempre depende da própria escolha a opção de dormir bem a noite. Alguns fatores podem contribuir para prejudicar as horas ideais de sono. Vejamos alguns:

  • Problemas físicos, como dores e desconfortos causados por alguma doença;
  • Filhos pequenos;
  • Trabalho em expediente noturno;
  • Barulhos externos, como movimentação nas ruas e ronco de quem dorme ao lado;
  • Preocupações financeiras, profissionais e pessoais;
  • Ansiedade, estresse e depressão.

Todas essas causas podem ocasionar um cenário de insônia, muitas vezes sendo preciso até intervenções médicas com tratamentos clínicos. Mas, para alguns desses fatores, existem atenuações que podem variar de um simples ajuste de rotina a uma mudança de hábito, inclusive alimentar (principalmente antes de dormir).

Quais as consequências de uma noite mal dormida?

É durante o sono que o organismo renova as energias necessárias para viver um dia tranquilo e equilibrado. E dormir mal, faz acordar mal e, como consequência, relacionar-se mal com as pessoas, com o mundo e com o seu próprio eu. Confira alguns motivos contra os quais você deve lutar para que durma bem redobrando o cuidado com a qualidade de seu sono:

  • Quem dorme mal tem maior dificuldade de concentração comparada a quem dorme bem;
  • Poucas horas de sono desregula a função cerebral, aumenta o estresse e a probabilidade de doenças cardíacas;
  • A falta de sono inibe a produção pelo pâncreas de insulina, que é um hormônio responsável por retirar o açúcar do sangue, elevando assim o risco de diabetes;
  • Não dormir bem pode elevar a quantidade de cortisol – hormônio associado ao stress, que tem efeitos contrários aos da insulina, fazendo com que a taxa de glicose no sangue seja elevada, ocasionando também riscos de diabetes. É quando popularmente se diz que a diabetes é de fator emocional;
  • Privar-se do sono pode ainda levar a perdas cognitivas como: percepção, atenção e memória. Além de prejudicar a capacidade de armazenar conhecimento e provocar alterações de humor!

Dormir bem não é bom apenas para estética feminina, é fundamental para saúde de toda mulher!

E prestem bem atenção, mulheres! Dormir pouco afeta mais o organismo feminino do que o masculino. Infelizmente, é fato comprovado por pesquisas mundiais, realizadas por Universidades e Centros de Estudos de renome; portanto, não é boato.

Isso ocorre porque os níveis dos marcadores inflamatórios, os quais são usados na identificação de doenças cardiovasculares, variam entre as mulheres no período de sono; o mesmo não acontece com os homens!

A pesquisa realizada pela Universidade de Warwick em Londres, que teve como base informações de 4,6 mil funcionários públicos da região, com idades de 35 a 55 anos, diagnosticou uma alteração na molécula interleucina-6 (IL-6) nas participantes que dormiam menos de sete horas por noite. Essa molécula é responsável por desencadear inflamações no organismo de uma forma geral. Já as mulheres que dormiam menos de cinco horas, apresentaram maiores níveis da proteína C, molécula ligada a problemas cardíacos.

Por tudo, mulheres, durma bem, cuide bem do seu sono e acordem mais belas e saudáveis!

Durma bem e acorde mais bonita
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.