Envelhecimento: Como Evitar?

A passagem do tempo deixa marcas, marcas que teimam em aparecer na pele. Dentre essas “marcas”, estão as rugas, os pés de galinha, a flacidez, a falta de viço, o ressecamento e tantas outras coisas nem um pouco agradáveis.

Tudo isso é resultado natural da passagem do tempo, mas todos esses sinais podem ser minimizados se os devidos cuidados forem tomados.

Causas do Envelhecimento da Pele

Primeiro é preciso identificar os motivos pelos quais a pele se deteriora. É fato que o envelhecimento não possui apenas uma causa, mas sim várias, e dentre elas estão os fatores ambientais, hereditários, metabólicos e hormonais, por exemplo.

Há o envelhecimento extrínseco e o intrínseco. O envelhecimento extrínseco, que é determinado por fatores como a exposição solar, o uso do álcool, o fumo, a poluição, a alimentação errada, a poluição, a temperatura e as infecções, por exemplo. Já os fatores intrínsecos estão relacionados com a genética, que são os fatores hereditários, com os fatores hormonais e com os fatores metabólicos.

1344379044

Todos esses fatores causam o envelhecimento, e a medida que a idade avança, eles se intensificam. Quando a mulher chega à menopausa, a coisa fica ainda pior, pois há uma queda brusca na taxa de colágeno, que chega a cair 30% nos primeiros cinco anos da menopausa. E não para por aí, porque depois dessa queda radical, a taxa continua a declinar cerca de 2,1 % ao ano.

Infelizmente, os problemas continuam, pois a concentração de ácido hialurônico natural decai, e como é ele quem atrai água e garante o volume e a hidratação, a pele perde volume e maciez, ficando ressecada. Esse ressecamento piora com o fato de que os lipídios presentes na camada superficial da pele também sofrem uma redução. No mais, os poros tendem a aumentar, há um engrossamento da capa externa da pele e uma redução da espessura da derme, o que intensifica as rugas. As manchas também ficam mais visíveis, há perda de elasticidade, redução da capacidade de cicatrização e, consequentemente, mais flacidez e mais ressecamento.

Sol: O Inimigo Número 1

Já repeti muitas vezes por aqui que o sol é responsável por até 80% do envelhecimento da pele, e se a pele não for devidamente  protegida da ação dos raios solares, não há creme que dê jeito nessa pele.

Muitas das mulheres mais velhas, que já estão na menopausa, não tiveram o costume de usar filtro solar diariamente, até porque esse é um conceito relativamente novo, e isso implica em uma pele mais desgastada ainda.

Assim, quem deseja minimizar os sinais do envelhecimento deve se manter protegida do sol todos os dias, chova ou faça sol. Muita gente não entende a necessidade de usar filtro solar no inverno, já que o sol não “aparece”, mas a razão é bem simples. Os raios UVA, que são os que causam manchas e envelhecimento, são constantes durante todo o ano, e se você não usar um filtro solar que proteja devidamente a pele da ação desses raios, o envelhecimento precoce é certeiro. O problema é que todo mundo fala de FPS e se esquece do PPD, o que é um absurdo, porque o FPS não tem nada a ver com a proteção ao envelhecimento, já que está relacionada com os raios UVB. A medida de proteção dos raios UVA é o PPD, e, por isso, procure produtos que possuam PPD acima de 12.

botox-uso-rugas-perigos

No mais, evite tomar sol nos horários não recomendados, evite o fumo, que acaba com o colágeno, evite as bebidas alcoólicas, coma bem e saudavelmente e faça alguma atividade física regularmente.

Os Cosméticos Indicados: Escolha os Melhores

Os cuidados básicos com a pele devem ser seguidos diariamente, durante toda a vida, e incluem lavar a pele corretamente, tonificar, hidratar e proteger, tudo, é claro, com produtos indicados para o seu tipo de pele.

Mas, com a “chegada da idade”, só isso não é o bastante, e é preciso lançar mão de produtos que ajudem a reduzir as rugas, a flacidez, a clarear manchas e a hidratar profundamente, porque são essas as maiores necessidades de uma pele madura.

Ativos interessantes são os ácidos em geral, que estimulam a renovação celular, clareiam a pele e reduzem as rugas, o ácido hialurônico, que é hidrata profundamente, o colágeno, a padina pavonica, que é um tipo de alga que atua na hidratação e no “estiramento” da pele, o DMAE, a vitamina C, a vitamina E, as aquaporinas, o estrógeno, o chá verde, a vitamina A, os retinóides, os fatores de crescimento, o silício orgânico, o extrato de caviar, dentre muitos outros.

Nessa fase a pele precisa de muita hidratação, e ela deve ser potente, pois o ressecamento e a perda de água são intensos.

Tratamentos Dermatológicos

Além dos produtos e cuidados caseiros, tratamentos feitos em consultórios dermatológicos também são indicados, e incluem os peelings diversos, o laser e os preenchimentos.

Quando Começar o Combate ao Envelhecimento?

Essa é uma pergunta que recebo diariamente! Já recebi e-mails de meninas de 25 anos dizendo que não usavam produtos antiidade porque achavam que isso aceleraria o envelhecimento.

O fato é que, como bem diz meu nutrólogo, a gente começa a envelhecer ainda no útero, então os cuidados com a pele devem começar cedo. Até a adolescência, os cuidados básicos e muita proteção solar são mais do que suficientes, mas a partir dos 20 anos é preciso começar a lançar mão de produtos direcionados para evitar o envelhecimento precoce. Cremes que contenham ativos antioxidantes e vitamina C são altamente indicados nessa fase.

images (1)

Começando a tratar cedo, os resultados serão muito melhores, porque aos 20 anos, por exemplo, a performance metabólica é bem mais eficaz, e, assim, os resultados serão muito melhores.

Aos 30 anos os cuidados precisam se intensificar e já incluem ativos que ajudem na questão das rugas, que começam a surgir, na firmeza na pele, no clareamento das manchas  e demais sinais da idade.

Claro que todos os produtos devem ser indicados por um dermatologista, que é quem pode avaliar o estado da sua pele e o que ela realmente precisa.

Beijos

Ju Lopes

Envelhecimento: Como Evitar?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.