Truques de Maquiagem Para Mulheres Maduras

Minha mãe vive reclamando que “maquiagem não funciona pra ela”, que nada fica bom, exceto batom, e que a cada dia que passa a coisa fica pior.

Na verdade, maquiar a pele madura é muito simples, desde que se tenha em mente que, nessa fase, menos é sempre mais. Saem os exageros, as “brincadeiras”, as sombras super coloridas, brilhosas ou muito escuras, e entram os tons neutros, porque aqui o que vale é ressaltar o que a mulher tem de melhor, iluminando a expressão, e qualquer excesso pode ser fatal.

Os maiores excessos ocorrem devido ao desejo de “apagar” rugas e marcas, já que, para isso, usa-se muito corretivo, muita base e muito pó, o que resulta em uma pele com aparência de  “reboco”, o que, além de feio, acaba evidenciando ainda mais o que, a princípio, ela tentou esconder.

É um erro achar, por exemplo, que a base, com o passar dos anos, deve ser mais densa para cobrir as imperfeições. Ao contrário, é preciso que a base seja mais fluida, mais leve, e não só a base, mas sim todos os outros produtos de maquiagem, pois isso garante que a pele fique pesada e marcada, porque, sim, quando mais densa for a base mais ela vai marcar as imperfeições.

O pó deve ser leve e usado com pincel fofo e macio, pois se aplicado com a esponja, pode “pesar” no rosto e marcar as rugas. O pó translúcido é uma ótima opção nesses casos.

Helen-Mirren-rugas-hg-20092609

Outra coisa que precisa ser dita é que os produtos devem, preferencialmente, ser opacos, sem brilhos e sem cintilâncias. O motivo? Tudo isso chama a atenção para o que você quer disfarçar! Os tons neutros, sem brilho, opacos, são sempre as melhores opções, já que não chamam a atenção e são muito mais discretos.

Depois da quantidade exagerada, campeã dos enganos cometidos na idade madura, os erros mais comuns são o uso de cores, cintilância e texturas inadequadas.. ”

Bons Truques

1- Limpe a pele antes de aplicar a maquiagem, mas cuidado com sabonetes e tônicos muito adstringentes, já que esse tipo de pele é mais ressecada, e os produtos adstringentes acabam deixando a pele mais seca, o que acaba fazendo com que a maquiagem fique craquelada.

2- Aplique um bom hidratante antes da maquiagem. Pele hidratada significa maquiagem mais natural e com melhor fixação. Mais natural porque ela não vai craquelar e vai marcar bem menos as rugas. Além disso, se a pele estiver muito seca, a fixação dos produtos fica comprometida.

3- Opte por produtos de maquiagem para a pele que possuam ativos antioxidantes ou outros ativos de tratamento. Bases com efeito lifting são boas opções!

Untitled-1

4- As maquiagens minerais também são indicadas, já que não contém talco na composição e não ressecam a pele, o que é essencial nesses casos.

5- Optem por blushs sem brilho, em tons terrosos ou levemente rosados, que dão viço a pele.

6- As sombras, como expliquei acima, devem ser sem brilho. As sombras opaca, com acabamento mate, são as melhores opções. Evitem marcar demais os olhos, porque quando mais carregado estiverem os olhos, mais velha você vai parecer. Sim, maquiagem demais envelhece!

7- Usem muita máscara de cílios! Ahhh, o rímel, o aliado essencial de qualquer mulher! Eu sou viciada e nem em casa fico sem! Mas, no caso das mulheres mais maduras, ele é ainda mais essencial, já que, com o passar dos anos, os cílios ficam mais finos e claros. Por isso, capriche na máscara de cílios e no curvex, sobretudo no canto externo dos olhos! Máscaras de volume são excelentes opções!

8- Já ouviu falar em “alongamento de cílios”? É uma técnica fantástica que cola fios artificiais aos cílios com uma cola especial, que tem durabilidade média de dois meses. Os cílios ficam longos e dispensam o uso de máscara de cílios. Caso queira prolongar o efeito, é só fazer a manutenção!

9- Uma opção menos “radical” que o alongamento são os cílios postiços, que podem ser colocados e removidos a qualquer hora. Eles levantam  e abrem o olhar, e, além disso, custam baratinho e podem ser reaproveitados.

10- Delineador preto ou marrom, sempre opaco, é essencial, pois disfarça as pálpebras caídas e deixam o olhar mais intenso.

maquiagem-grammy-2012-sheila-e-01

11- Um cuidado muito especial deve ser  tomado com as sobrancelhas, que determinam a expressão facial e podem, ou não, deixar o olhar muito mais expressivo. Sobrancelhas muito finas envelhecem, sobrancelhas muito grossas “pesam” no rosto e, por isso, devem ser evitadas.

12- Caso sua sobrancelha tenha falhas, preencha as falhar e faça o contorno de forma suave com sombra da cor da sobrancelha ou um lápis corretor da cor. Procurem sempre uma cor similar a cor da sobrancelha e evitem as cores de fundo avermelhado. Sobrancelhas muito escuras envelhecem e deixam a expressão pesada.

13- O foco da maquiagem de uma pele madura deve ser os lábios. O uso do hidratante labial é altamente indicado para mantê-los hidratados, assim como o uso de um primer de lábios, que disfarçam aquelas linhas que marcam os lábios.

14- Batons sem brilho são os mais indicados, e cuidado, muito cuidado com os lápis de contorno labial, pois, ao tentar aumentar os lábios com o lápis de lábios, muita gente acaba com a aparência totalmente fake!

15- Para remover a maquiagem, nada de leite de rosas ou produtos que contenham álcool, que ressecam demais a pele. Prefiram os produtos  mais leves, a base de água, os bifásicos ou os cremosos.

Hoje já existem muitas linhas de maquiagem voltadas para as mulheres de pele madura, com todos os itens a que temos direito, e esses produtos devem ser os escolhidos, já que, na grande maioria das vezes, contém ativos que tratam a pele e impedem o ressecamento.

Outra dica importante é sempre escolher produtos que contenha protetor solar, mesmo sabendo que o uso de um protetor solar antes da maquiagem é essencial. É que quanto mais proteção, melhor, e esses produtos ajudam a manter a pele protegida dos efeitos danosos dos raios solares.

Se alguém tiver mais alguma dica, é só deixar nos comentários!

Beijos

Ju Lopes

Truques de Maquiagem Para Mulheres Maduras
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Sobre Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza.

Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá?
Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Minha Página
Saiba Mais

Kalina Amaro: kalina@patricinhaesperta.com.br

contato@patricinhaesperta.com.br / redacao@patricinhaesperta.com.br

* Saiba como escrever para o site PatricinhaEsperta CLIQUE AQUI.

Viva a liberdade para se maquiar!
Tudo no lugar: Aprenda a organizar seus makes
Tags: , ,

Faça seu comentário aqui

RSS 2.0

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.