Envelhecimento Feminino – Prevenção

Envelhecer é normal, é natural, mas, tipoooo, não é legal! Envelhecer bem é coisa para poucas, porque, na verdade, o principal fator de combate ao envelhecimento é a prevenção, e mulher, teimosa que é, só toma uma providência quando a coisa já está, literalmente, feia!

O envelhecimento cutâneo tem como uma das principais causas os danos causados pelo sol e por isso é chamado de fotoenvelhecimento, que é bem mais agressivo que o envelhecimento decorrente da idade.

É o fotoenvelhecimento que, em grande parte, causa linhas, rugas, manchas, aspereza e engrossamento da pele.

Além da exposição solar, existe outro fator determinante no envelhecimento feminino, que é a queda na produção do estrógeno.

O estrógeno possui uma influência muito grande no envelhecimento da pele, pois a partir do momento em que sua produção cai, a pele desidrata, fica mais seca e flácida, pois o estrógeno participa da formação das fibras de colágeno.

A pergunta que atormenta minha cabeça é: como frear esse saciiiiii desse envelhecimento?

Bom, a questão da queda de estrógeno pode ser combatida com a terapia de reposição hormonal que, logicamente, vai ser indicada e acompanhada por um médico especialista.

Mas quanto aos demais fatores que causam o envelhecimento, tem como a gente controlar com medidas simples.

O primeiro e mais básico de tudo: USEM FILTRO SOLAR! Tem que usar, não tem pra onde correr, porque é o que previne o fotoenvelhecimento e, mais que isso, ajuda a prevenir o câncer de pele, que é o câncer de maior incidência no Brasil!

Além do uso do filtro solar, que é tão básico quanto escovar os dentes, é preciso investir em hidratantes mais potentes ( com substâncias como a uréia e os alfa-hidroxiácidos) para fazer a reposição hídrica e evitar o ressecamento da pele.

Ingerir vitaminas antioxidantes é indispensável, pois elas combatem os radicais livres e previnem o estresse oxidativo, responsáveis pelo envelhecimento.

Ah, e nem precisa lembrar que cigarros, bebidas alcoolicas, gorduras, açúcar em excesso e noites perdidas devem ser banidos da face da terra, certo?

Juro valendo que desse  ano em diante, que é o ano em que me transformarei em uma feliz balzaquiana, nunca mais coloco gordura ou doce na boca! Juroooo…Exceto, é lógico,  pelo chocolate da TPM e pela moqueca de ostra (entupida de dendê) trimestral!

Beijos

Ju

@JuLopesL / julianalopes@patricinhaesperta.com.br

https://www.facebook.com/JuLopesPE

Envelhecimento Feminino – Prevenção
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

6 Comments
  1. ahhh…chato mesmo…problema e que maioria das protetores solares contem horrores de substancias que forum relacionados com o cancer de pele, quero dizer…se usa diariamente, essas componentas pode dar cancer, se nao usa…tambem…nao tem onde correr mesmo…por ex:o protetor facial que a minha dermatologista indico tem aluminium…no protetor!algumas para criancas tam,bem tem…a solucao e achar uma linha organica, mas, quanto gente tem essa posibilidade financera??

    dificil…

  2. algums oncologistas, nem recomenda uso de protetor solar entre 7-9 de manha, e depois das 17:00…oncologistas dos EUA por exemplo, no meu pais tambem e indicado nao abusar do uso das protetores, agora…sei la, eu nao estudei medicina, por isso que tou muito comfusa, nem sei o que acreditar…entao comfio no meu instinto…no meus filhos nao passo protetor bem cedo de manha, e procuro nao sair de casa com eles quando o sol e forte, e se acontece sempre com camisa branca, fresca, tesido leve, de manga comprida, chapel…eles, nois, somos bem branchinos de olos azuis…tudo mundo olha na rua, algumas me perguntarom se meus filhos nao passa calor…

  3. Queridona, please…prá q servem as cápsulas de colágeno e agua termal…ganhei ambos e não tenho idéia se vai me fazer bem ou mal…
    depois passa lá no meu blog,
    bjs,
    lulu pensante

  4. ola assim como esta todas as materias do site são simplesmente otimas quando tenho alguma duvida sobre beleza tendencia de moda ou qualquer outra coisa que nos mulheres adoramos venho aqui para consultar, só que tenho um serio problema com materias como esta eu gosto e tento fazer de tudo pra cuidar bem da minha pele so que ela eh muito oleosa e as vezes tenho que escolher entre tirar a oleosidade dela ou proteger com o uso do protetor solar só que todos os que ja usei deixam minha pele mais oleosa do que ja eh se alguem souber de algum que nao seja pra poder me indicar ficarei muito grata.

    bjinhuss

  5. tenho 45 anos e qdo era mais jovem( bem mais jovem )deitava ao sol e ficava torrando, passava coca-cola com óleo de amêndoas, pode? depois dos 25 anos, eu comecei a usar diariamente protetor solar, e na praia uso tb chapéu, estou morando agora no nordeste, e não sou tão bronzeada como as pessoas daqui, pq tomo muito cuidado, essa brincadeira de ficar tanto tempo ao sol me deixou três heranças uma na testa e uma em cada lado do rosto, manchas escuras, que apesar de todo tratamento já feito, ainda aparecem. então se cuidem. sol, somente com protetor.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.