Esfoliação total: sua pele vai adorar essa ideia

Como fazer a esfoliação total

Esfoliação total: aprenda a fazer
Esfoliação total: sua pele vai adorar essa ideia

Nossa pele é, sem dúvida, o maior reflexo de como está o nosso corpo. Se tomamos medicamentos e não estamos acostumados, o resultado pode ser uma pele áspera e sem brilho. Muito sol, ressecamento, produtos inadequados e até uma alimentação descompensada também pode se refletir em uma pele grosseira, cheia de espinhas e cravos, além de alergias. Sem contar que a nossa pele passa por um processo de renovação constante e é comum após cerca de 30 dias trocarmos literalmente de pele. Mas, nem sempre, o nosso organismo dá conta de eliminar a pele morta sem uma ajuda com a esfoliação total da pele, tanto a do rosto quanto a do corpo. Além de ótimos produtos fabricados por diferentes empresas, podemos nos valer também dos esfoliantes caseiros, que também têm muita eficácia.

A esfoliação total garante uma pele lisinha e luminosa e deve ser feita de acordo com o seu tipo de pele. Ela não só retira as impurezas, como também proporciona maior regeneração e rejuvenescimento da pele. Sem contar que a esfoliação é ótima para desobstruir os poros, que não só elimina cravos e espinhas, como também ajuda na penetração dos produtos cosméticos para proporcionar ainda maior vitalidade à sua pele.

Como fazer uma ótima esfoliação

É preciso prestar bastante atenção aos esfoliantes hoje encontrados no mercado. Dê preferência àqueles que têm suas partículas em formatos arredondados, para que a pele não fique machucada. O período certo para fazer a esfoliação total vai depender do seu tipo de pele. Vamos indicar o melhor tempo para cada uma delas.

Pele seca

A esfoliação total na pele seca é necessária, mas não deve ser feita mais do que uma vez por mês. Explicamos porque, além de fina e áspera, os poros da pele que tem essa característica são invisíveis e com a ação do tempo, isso favorece o aparecimento de rugas e marcas de expressão. Por sua pouca elasticidade, ela tende a descamar mais. Para fazer a esfoliação total, nunca utilize esfoliantes na forma de sabonete, que podem fazer com que resseque ainda mais e também favorecer o envelhecimento precoce.

Peles normais e mistas

Esse é um tipo de pele que merece uma esfoliação total, com intensidade média de esfoliação. Como você já deve saber, as peles mistas apresentam um desequilíbrio na hidratação, com uma intensidade maior na chamada zona T, que compreende o nariz, a testa e o queixo.

Peles oleosas

Esse tipo de pele merece uma esfoliação total mais intensa e por pelo menos duas vezes por semana.  As peles oleosas produzem muita quantidade de sebo e o resultado é sempre uma pele que pode ter muitos cravos e espinhas. Ao fazer a esfoliação total, você vai minimizar a aparência do seu poro e também retirar aquele brilho excessivo que faz a maquiagem escorrer ou durar muito menos tempo do que o necessário.

Peles com marcas de expressão ou envelhecidas

O melhor do esfoliante para esse tipo de pele é que ele pode atenuar essas marcas e também as rugas. Também vai ajudar na melhor absorção de qualquer cosmético, tornando a pele mais viçosa e sedosa.

Receitas de esfoliação total caseira

Esfoliação total: aprenda a fazer
Esfoliação total: sua pele vai adorar essa ideia

Açúcar, limão e óleo vegetal

2 colheres de chá de açúcar

1 colher de sumo de um limão

1 gota de óleo vegetal

Modo de uso: misture os três ingredientes e passe no rosto, fazendo movimentos circulares suaves por cerca de cinco minutos. Depois enxague com água fria e enxugue o rosto delicadamente.

Açúcar e sabonete líquido

3 gotas de sabonete líquido

1 colher de chá de açúcar

1 colher de chá de sal

3 colheres de chá de azeite

Modo de uso: misture bem todos os ingredientes. Passe no rosto ou corpo fazendo massagem suave. Enxague depois de cinco minutos.

Fubá e açúcar

2 colheres de sopa de fubá

1 colher de sopa de açúcar

2 colheres de sopa de azeite

1 colher de chá de sabonete líquido

Modo de uso: esse esfoliante é ótimo para o corpo. No momento do banho, molhe o corpo, desligue o chuveiro e passe a mistura  fazendo movimentos suaves. Depois enxague com água morna.

Semente de maracujá e açúcar

2 colheres de polpa de maracujá

2 colheres de sopa de açúcar

1 colher de sopa de azeite

Modo de uso: Bata duas colheres de polpa de maracujá no liquidificador e depois misture aos outros ingredientes.

Mel e açúcar

2 colheres de sopa de mel

2 colheres de sopa de açúcar

Modo de uso: misture bem os dois ingredientes e passe no rosto, deixando agir por alguns minutos.

Café e óleo de coco

½ xícara de pó de café

½ xícara de açúcar

1 xícara de óleo de coco

Modo de uso: esse esfoliante é ótimo para o corpo. Misture todos os ingredientes bem e passe no corpo no momento do banho fazendo movimentos circulares. Enxague com água morna.

O sol e esfoliação total

Esse quesito é muito importante. Depois da esfoliação total, a pele fica bem sensível e, dependendo dos ingredientes utilizados em seu esfoliante, o mais indicado é não tomar sol de espécie alguma. Mas, atenção, se você está se preparando para ir para praia ou piscina, faça uma esfoliação pelo menos quatro dias antes. Além de contribuir para a renovação da pele, o bronzeado fica muito melhor – mais uniforme, deixando o seu corpo mais luminoso e sedoso.

Se foi o contrário e você tomou muito sol e deseja se livrar das peles mortas, é preciso tomar alguns cuidados. Se a pele ainda estiver muito sensível, é melhor deixar passarem uns dias, para então investir num bom esfoliante. Enquanto isso, passe a bucha vegetal delicadamente.

É preciso preparar a pele?

Sim. Se possível, faça uma lavagem com o sabonete indicado para o seu tipo de pele. Mas nada de esfregões. É uma lavagem bem suave. Depois proceda esfoliação total com massagens bem suaves para, sem seguida, passar um creme para o seu tipo de pele. O resultado será uma pele bem lisa, sem marcas ou manchas, livre das acnes e todo tipo de aspereza, além do aspecto renovado, que rejuvenesce.

Os melhores esfoliantes do mercado

Aqui vamos indicar algumas marcas famosas no mercado que produzem esfoliantes para o rosto e para o corpo. Nossa indicação é que, antes de comprar, leia todas as indicações do produto e veja se de fato ele combina com o seu tipo de pele.

Gel esfoliante da Nívea

Esse é um dos produtos mais populares para esfoliar a pele. Tem tecnologia desenvolvida com 2 microsferas, uma que é transparente e atua para limpar profundamente a pele e remover todas as células morta. Já a microesfera azul repõe a hidratação natural da pele. A ação das duas substâncias estimulam a renovação celular sem agredir a pele.

Gel Esfoliante Anti-Cravos Pure Zone

Como o próprio nome indica, além de proporcionar maior luminosidade à pele, esse gel limpa profundamente e purifica, enquanto também desobstrui os poros. O produto, que é da L’Óreal, possui microesferas que contribuem para a eliminação das células mortas e na prevenção do aparecimento de espinhas e de cravos. O produto, que pode ser utilizado diariamente, deve se ater à chamada zona T (queixo, nariz e testa), evitando o contorno dos olhos.

Esfoliante Deep Clean

A substância beta hidroxiácido (ácido salicílico) que está presente em sua fórmula tem como principal função limpar profundamente os poros. O produto penetra profundamente nos poros, evitando o acúmulo de resíduos, sujeira e oleosidade, que provocam o aparecimento de cravos e espinhas. Formado por microgrânulos, ele remove as células mortas, proporcionando uma pele mais suave e saudável.

Satin Body

O creme esfoliante proporciona a esfoliação da pele do corpo e elimina qualquer textura ressecada. O resultado é uma pele mais macia e suave. É um produto que tanto pode ser utilizado por homens quanto por mulheres.

Theracne Gel Esfoliante

O produto é voltado, especificamente, para peles mais oleosas e acnéicas. Ele possui microesferas esfoliantes que uniformizam e melhoram a superfície da pele, agindo para corrigir as imperfeições. Os resultados são melhora da textura e diminuição do aparecimento de cravos.

Gel esfoliante fácil do Boticário

Voltada para todos os tipos de pele, esse esfoliante possui também microesferas que limpam profundamente e removem as impurezas e células mortas. Sua fórmula possui o complexo fruto-sinérgico, um composto que tem ingredientes para hidratar e com ações antioxidantes e suavizantes. Isso significa que a pele passa por um processo de rejuvenescimento e também regeneração.

Benefícios da esfoliação

Veja aqui quais são os melhores benefícios da esfoliação total facial.

Textura

A pele fica com uma textura muito melhor, tornando não só mais suave, como também macia e brilhante.

Absorção produtos

A esfoliação total proporciona uma melhor absorção dos principais cosméticos para rugas, marcas de expressão, hidratação, limpeza. Sua pele vai responder de forma muito mais rápida a qualquer tratamento.

Combate às rugas

Além de atenuar as rugas e linhas de expressões que já existem em nosso rosto, a esfoliação também combate o aparecimento desse problema. A esfoliação proporciona um maior rejuvenescimento da pele, principalmente a do rosto e a do pescoço.

Células mortas

Como mensalmente nosso corpo muda, literalmente de pele, com a esfoliação total é possível remover todas as células mortas que o organismo expeliu. O resultado é uma pele brilhante.

Acnes

A esfoliação também desobstrui o poros e faz uma limpeza profunda em nossa pele. O resultado é o combate e a prevenção do aparecimento de acnes e outros problemas dermatológicos.

Bronzeado

Com a pele esfoliada, o bronzeado fica mais uniforme e harmonioso.

Maquiagem

A esfoliação total possibilita um acabamento perfeito para qualquer tipo de maquiagem, atenuando as imperfeições e uniformizando melhor a pele. Se for participar de uma cerimônia que exija uma maquiagem mais sofisticada, faça uma esfoliação no dia do evento.

Contraindicações da esfoliação

A esfoliação total é ótima para diferentes tipos de pele, mas é preciso tomar alguns cuidados. Peles irritadas ou que estejam com qualquer lesão não podem passar por esfoliações, nem as mais suaves. Você deve esperar até que sua pele esteja completamente refeita para fazer uma esfoliação.

Peles que tenham qualquer tipo de dermatite atópica, micoses, psoríase e outras alterações patológicas de pele também estão proibidas de passar por esse tipo de tratamento. Isso porque a esfoliação pode piorar o aspecto. A indicação é que você faça uma consulta com o seu dermatologista de confiança e pergunte se é possível fazer qualquer tipo de esfoliação. Somente o seu médico poderá falar se a esfoliação é bem-vinda, ou não.

Para as pessoas que estão passando por qualquer tipo de tratamentos dermatológicos, com a utilização de ácidos ou peelings, o médico também deve ser consultado. A utilização de determinados produtos e realização de certos tratamentos fazem com que nossa pele fique muito mais sensível. Por isso, promover ainda mais abrasividade na pele, pode render irritações.

Como já dissemos acima, se você tomou muito sol e sofreu queimaduras, nada de esfoliar sua pele. Com alta sensibilidade, a pele pode ficar irritada e causar lesões difíceis de serem curadas e que podem provocar manchas.

Peles com muitas acnes não devem passar por esfoliação total. Como as acnes podem inflamar, o que pode ocorrer é que com o tratamento ocorrer a disseminação de bactérias, fazendo com que esse quadro fique ainda mais grave.

Fez depilação e deseja esfoliar. Espere pelo menos 3 dias para que a pele, que já está super sensível, se recupere.

Como você pode ver, há esfoliantes para todos os tipos de pele. Você pode escolher fazer o seu próprio esfoliante, como também comprar alguns produtos que estão disponíveis no mercado. Uma das desvantagens dos produtos caseiros é que suas partículas ficam em formato de cristais, o que pode proporcionar pequenas lesões e cortes na pele do rosto e corpo. Já a maioria dos produtos industrializados tem suas partículas arredondadas.

Nossa sugestão é que no caso do produto caseiro, faça movimentos bem delicados para não causar qualquer tipo de reação no seu rosto. Ao fazer a esfoliação total você verá o quanto sua pele irá melhorar dia após dia. Cuide bem de todo o seu corpo e os resultados serão visíveis e elogiados. Você ficará ainda mais bela e com a pele perfeita para o dia a dia e também para enfrentar os momentos mais glamurosos. Pode apostar.

Esfoliação total: sua pele vai adorar essa ideia
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.