Filtro Solar Engorda?

Recebi um e-mail de uma seguidora aqui do site, a Eliana, com uma entrevista da cardiologista Lair Ribeiro sobre o filtro solar e resolvi discutir isso aqui com vocês.

São várias as afirmações dele, coisas que já falei por aqui, sobretudo sobre os filtros UVA  e sobre o câncer (Filtro Solar: Tem Que Usar , Filtro Solar Causa Câncer), mas o que me surpreendeu foi a afirmação de que filtro solar engorda.

Vejam trechos da entrevista:

Foto: Reprodução

Arrase!: E quanto ao fato do filtro solar engordar?

Dr. Lair Ribeiro: Engordam. Por exemplo, outro dia uma moça me mostrou com orgulho um tubo de filtro solar FPS 100, disse que havia pagado uma fortuna e que achava que agora estava protegida. 
E eu perguntei: Desde quando você está usando esse filtro? Há alguns meses. E quantos quilos você engordou desde que começou a usar essefiltro? Ela parou, pensou e disse: uns sete quilos.

Isso é uma verdade que quase ninguém sabe, isso não é divulgado. Os filtros solares brasileiros em sua maioria contêm como agente principal uma substância chamada 4-metil benzilideno cânfora (4-mbc). Essa substância bloqueia a função da tireóide e com isso a atividade estrogênica cresce, o nível de estrogênio aumenta.

Em resumo: o 4-metil benzilideno cânfora é absorvido através da pele e desencadeia uma maior produção de estrogênio que é um hormônio feminino. O aumento de estrogênio engorda e faz aparecer a celulite.

Nos homens que usam filtro solar, ocorre o aumento do tecido mamário e o arredondamento dos glúteos, dando-lhes uma forma típica do corpo feminino. O homem fica com ‘peito e bunda’.

Além desses fatores, o 4-metil benzilideno cânfora é altamente cancerígeno.
Por todos esses motivos, o 4-metil benzilideno cânfora é uma substância que está proibida em muitos países, mas não no Brasil.

Arrase!: Podemos engordar mesmo se usarmos esses filtros solares comuns só em uma área pequena como o rosto?

Dr. Lair Ribeiro: Sim, dá no mesmo. O rosto é um lugar que absorve muito.

Arrase!: Existe algum filtro solar que não engorde?

Dr. Lair Ribeiro: Filtros solares que tenham Tinosorb como princípio ativo, já que essa substância protege dos raios UVA, não engorda e não é cancerígena.

Bom, li alguns artigos e estudos sobre o assunto e o que acho é o seguinte:

Tanto o 4-metil benzilideno cânfora  quanto outras substâncias utilizadas em filtros solares possuem efeito estrogênico, que levam a um aumento de peso e, mais que isso, são cancerígenas.

Mas isso não significa que a gente deva parar de usar filtro solar.

Isso significa que a gente tem que aprender a ler o rótulo pra ver se o produto que a gente quer comprar tem ou não esse tipo de substância. E, caso tenha, a gente precisa aprender a dizer NÃO e escolher outro produto.

É simples e não precisa de furdunço, embora o debate seja necessário.

O que não pode, de jeito nenhum, é saber que a substância faz mal e continuar usando, porque esses produtos só sairão de mercado quando as pessoas se conscientizarem e pararem de usar.

A chave de tudo, como sempre, é consciência e bom senso!

Amanhã a gente papeia mais sobre os outros tópicos dessa entrevista, tá?

Beijos

Ju

[email protected]

https://www.facebook.com/JuLopesPE

Produtos para Cabelos Em Oferta. Progressivas 20% OFF!
CONFIRA

SEJA LEITORA VIP

Descontos em lojas, E-books Gratuitos e Muito Mais
enviar