Filtro Solar Engorda?

Recebi um e-mail de uma seguidora aqui do site, a Eliana, com uma entrevista da cardiologista Lair Ribeiro sobre o filtro solar e resolvi discutir isso aqui com vocês.

São várias as afirmações dele, coisas que já falei por aqui, sobretudo sobre os filtros UVA  e sobre o câncer (Filtro Solar: Tem Que Usar , Filtro Solar Causa Câncer), mas o que me surpreendeu foi a afirmação de que filtro solar engorda.

Vejam trechos da entrevista:

Foto: Reprodução

Arrase!: E quanto ao fato do filtro solar engordar?

Dr. Lair Ribeiro: Engordam. Por exemplo, outro dia uma moça me mostrou com orgulho um tubo de filtro solar FPS 100, disse que havia pagado uma fortuna e que achava que agora estava protegida. 
E eu perguntei: Desde quando você está usando esse filtro? Há alguns meses. E quantos quilos você engordou desde que começou a usar essefiltro? Ela parou, pensou e disse: uns sete quilos.

Isso é uma verdade que quase ninguém sabe, isso não é divulgado. Os filtros solares brasileiros em sua maioria contêm como agente principal uma substância chamada 4-metil benzilideno cânfora (4-mbc). Essa substância bloqueia a função da tireóide e com isso a atividade estrogênica cresce, o nível de estrogênio aumenta.

Em resumo: o 4-metil benzilideno cânfora é absorvido através da pele e desencadeia uma maior produção de estrogênio que é um hormônio feminino. O aumento de estrogênio engorda e faz aparecer a celulite.

Nos homens que usam filtro solar, ocorre o aumento do tecido mamário e o arredondamento dos glúteos, dando-lhes uma forma típica do corpo feminino. O homem fica com ‘peito e bunda’.

Além desses fatores, o 4-metil benzilideno cânfora é altamente cancerígeno.
Por todos esses motivos, o 4-metil benzilideno cânfora é uma substância que está proibida em muitos países, mas não no Brasil.

Arrase!: Podemos engordar mesmo se usarmos esses filtros solares comuns só em uma área pequena como o rosto?

Dr. Lair Ribeiro: Sim, dá no mesmo. O rosto é um lugar que absorve muito.

Arrase!: Existe algum filtro solar que não engorde?

Dr. Lair Ribeiro: Filtros solares que tenham Tinosorb como princípio ativo, já que essa substância protege dos raios UVA, não engorda e não é cancerígena.

Bom, li alguns artigos e estudos sobre o assunto e o que acho é o seguinte:

Tanto o 4-metil benzilideno cânfora  quanto outras substâncias utilizadas em filtros solares possuem efeito estrogênico, que levam a um aumento de peso e, mais que isso, são cancerígenas.

Mas isso não significa que a gente deva parar de usar filtro solar.

Isso significa que a gente tem que aprender a ler o rótulo pra ver se o produto que a gente quer comprar tem ou não esse tipo de substância. E, caso tenha, a gente precisa aprender a dizer NÃO e escolher outro produto.

É simples e não precisa de furdunço, embora o debate seja necessário.

O que não pode, de jeito nenhum, é saber que a substância faz mal e continuar usando, porque esses produtos só sairão de mercado quando as pessoas se conscientizarem e pararem de usar.

A chave de tudo, como sempre, é consciência e bom senso!

Amanhã a gente papeia mais sobre os outros tópicos dessa entrevista, tá?

Beijos

Ju

julianalopes@patricinhaesperta.com.br

https://www.facebook.com/JuLopesPE

ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Sobre Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza.

Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá?
Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Minha Página
Saiba Mais

Kalina Amaro: kalina@patricinhaesperta.com.br

contato@patricinhaesperta.com.br / redacao@patricinhaesperta.com.br

* Saiba como escrever para o site PatricinhaEsperta CLIQUE AQUI.

Roupas Que Combatem A Celulite
Óleo Bifásico Pitanga Com Amora - Art Vitta
Tags: ,

Faça seu comentário aqui

RSS 2.0

Deixe um comentário

15 respostas para “Filtro Solar Engorda?”

  1. Emiliana disse:

    Ai gente, será que o minesol tem 4-metil benzilideno cânfora???

  2. KaH disse:

    Ai.. morri com essa notícia!!

    Todos os dias eu passo o hidratante com filtro solar da Epidrat fator 30. Nunca reparei qual a substância utilizada e não fazia idéia!!! Não bastasse engordar, o principal é ser cancerígeno !!!! o.O

    E afinal, a pergunta que não quer calar: Por que a ANVISA permite a comercialização destas substâncias, se já está comprovado os malefícios?? E a grande maioria da população não faz idéia!

  3. Grah disse:

    Emiliana,
    tô vendo aqui na embalagem, o Minesol não tem o 4-metil, tem o Tinosorb.
    Mas pena que é da Johnson & Johnson, que testa em animais. :/
    Fiquei ansiosa pra saber sobre os da Natura, mas não trouxe o meu aqui pro trabalho hoje. AFFE!

  4. Luciana Carvalhol disse:

    Nossa, assinei o feed do teu blog há poucos dias e estou surpresa com tantos posts maravilhosos de informações super interessantes!
    Esse, por exemplo, eu achei ótimo, saber dessa novidade, sobre o filtro solar!
    Muito bom, você está de parabéns pelo blog, por nos trazer assuntos tão importantes para o nosso dia-a-dia!
    Super beijo e obrigada!
    Luciana

  5. Ceu disse:

    Parabéns mais uma vez pela informação, bjos.

  6. Nyle Ferrari disse:

    A minha cara de espanto quando li a miniatura do post daria um belo gif de msn! Sensacional o post, eu nunca tinha ouvido falar sobre isso, fiquei espantada. O único filtro solar que eu uso é o da Ada Tina, o Normalize Hydra, já fiz resenha lá no blog. Fui pesquisar e ele tem o tal o Tinosorb, fiquei muito feliz. Creio que de fato ele não tenha o 4-metil benzilideno cânfora, mas já enviei email para a marca perguntando. Beijos!

  7. Lilika disse:

    Gostaria de saber o que o pessoal da Art Vitta tem a dizer sobre o assunto… eles manipulam algum sem essa substância??

  8. CAMILA disse:

    NOSSA EU TÔ PASSADA!
    AI MEU DEUS JÁ NÃO BASTASSE ALIMENTOS,RITMO DE VIDA,E AGORA FILTRO SOLAR QUE ENGORDA
    TÔ FERRADA!SERÁ QUE O DA BANANA BOAT CONTÉM ESTE INGREDIENTE? E O PIOR DE TUDO EU USO O FATOR 100!:/

  9. Eliana disse:

    Oi Ju, fiquei surpresa quando abri o email, e vi o post com o assunto do email que te enviei. Achei que como eu, muita gente ficaria surpresa e indignada. Te enviei como uma dúvida, pois não estava convencida desta possibilidade.
    Na minha opinião não faz sentido fabricar um produto cuja maior finalidade é evitar cancer de pele, e usar componentes que podem desencadear outras variações da doença, e o pior, sem informação clara ao consumidor! Qdo alguém ia imaginar q tb pode nos fazer engordar? É opção nossa usar este ou aquele produto, mas o dificil é tomar conhecimento destes por menores q fazem toda a diferença. Por isso, gosto de compartilhar para tentar esclarecer minhas dúvidas e tb para compartilhar. Estes dias recebi outro sobre desodorantes, não é tão novidade mas pensei q as empresas brasileiras já tivessem tomado vergonha na cara e resolvido mais este problema, componentes q podem causar cancer!
    Ju, admiro muito seu trabalho, empenho e dedicação com o blog, nos proporcionando tanta info interessante diariamente. Obrigada por responder, te acompanho diariamente e ao ler os posts penso: “Parece que a Ju adivinhou que eu estava mesmo interessada neste assunto!”, rs.
    Bjs, Eliana

  10. Lu disse:

    Ai, acredito nisso não, viu! Imagina, protetor solar engordar? E sinceramente, se fosse assim, todas as atrizes que sempre recomendam como dica preciosa de beleza o uso do protetor religiosamente, seriam gordas e com celulites, né!

  11. Daniele Lima disse:

    Fiquei CHOCADA com a notícia, porque gente olha só, protetor solar deveria ser uma coisa que nos protegesse e não deixasse que nossa pele envelhecesse precocemente..Mas por conter substâncias cancerígenas fazem justamente o contrário.
    Saí correndo pela casa para conferir todos os protetores, e aiinda bem, nenhum aqui possui as tais substâncias perigosas.Mesmo assim me senti lesionada !!
    É um Absurdo fazerem isso com o consumidor !

    Enfim, a ANVISA deveria rever isso aí.
    Beijokas em todas.

  12. Ana disse:

    será verdade mesmo? vamos repassar para o Fantastico ou para o Bem Estar, para eles entrevistarem mais medicos sobre o assunto.

  13. Fernanda disse:

    Olaa !!

    Qual protetor vc sugere???

    Bjoos Amo o Blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.