Fique Mais Bonita Com O Mel!

O uso do mel na beleza é bastante antigo e, reza a lenda que, lá na antiguidade, a Cleópatra usava mel para se embelezar e também para pintar as pálpebras (associado ao ocre, o lápis lazúli e a malaquita).

Seu uso também é muito conhecido pelas “avós”, que sempre têm uma receitinha com o produto. Eu mesma aprendi várias e algumas uso até hoje, porque são realmente muito boas, mas sobre isso a gente fala mais pra frente, tá?

O fato é que o mel é eficaz e atua em várias “frentes”, pois é  rico em nutrientes como a vitamina A, a vitamina C, a vitamina D e a vitamina E, que são vitaminas de ação antioxidante, clareadora e rejuvenescedora. Ademais, por ser rico em frutose, o mel tem capacidade hidroscópica, é dizer, ele capta a água do ambiente e se liga a ela, o que acaba evitando a perda hídrica e a desidratação da pele, o que justifica sua ação hidratante potente.

Ressalte-se, ainda, que o mel ajuda na regeneração dos tecidos, e, por isso, ele é tão usado em cremes rejuvenescedores, hidratantes e contra o envelhecimento. Mas não é só na pele que o mel pode ser usado, mas também no cabelo, para hidratar, fortalecer, recuperar cabelos porosos e, dizem alguns, até prevenir a queda capilar.

135327044

As Famosas Usam!

São muitas as famosas que usam mel e produtos a base de mel para cuidar da beleza, hidratando a pele, reduzindo as rugas e garantindo mais viço à pele.

Scarlett Johansson, por exemplo, já declarou que usa  máscaras faciais  de mel para embelezar a pele,  e a Anne Hathaway  usa uma espécie de spray à base de própolis, que é anti-inflamatório e usado em peles oleosas e acnéicas.

Os hidratantes labiais a base de mel são preferência da Liz Jagger e da Erin O`Connor, que  usam esse tipo de produto para amaciar os lábios e evitar rachaduras .

Para Que Serve o Mel Mesmo?

1- Ele é Cicatrizante!

O mel age como uma espécie de antibiótico natural, possuindo grande ação cicatrizante e também bactericida. Por essa razão é bastante utilizado em peles acneicas, bem como em casos de queimaduras e feridas.

Maneiras-de-usar-o-mel-para-saude-e-beleza[6]

Para usar com essa função basta aplicar o mel diretamente na pele, após a higienização da mesma, e cobrir a região com bandagem, removendo após seis horas. Passado esse lapso temporal, remova a bandagem lave a pele e aplique novamente, fazendo isso sucessivamente até que a região de recupere.

2- Ele Ajuda Em Casos de Acne!

Como expliquei acima, o mel é bactericida, mas também cicatrizante e antifúngico, o que significa que  acalma a inflamação causada pela acne, o que ajuda a reduzir a vermelhidão e a deixar a pele mais suave.

Nesses casos, o indicado é usar o mel diretamente na pele duas vezes por semana, tipo uma máscara, deixando agir por 20 minutos e enxaguando em seguida.

As propriedades antifúngicas e bactericidas do mel removem as impurezas da pele, reduzindo a vermelhidão e acalmando a inflamação. Para essa finalidade, aplique o mel nas áreas afetadas de uma a duas vezes por semana, deixando ao menos durante 15 minutos sobre a pele.

Máscara-caseira-1

3- Ele é Hidratante!

Uma das principais funções do mel é como hidratante, e é por esse motivo que ele é tão utilizado em produtos para a pele, para os lábios e para os cabelos.  Como é inviável deixa-lo na pele, o certo é passar o mel no corpo ainda no banho, deixar agir uns minutinhos e enxaguar em seguida. O mesmo vale para o rosto e para os lábios.

Aqui existe o costume de misturar o mel na água, junto com algum óleo corporal,  e jogar como último enxágue, bem como aplicar nos cabelos porosos, junto com óleos ou manteigas vegetais.

4- Ele Deixa os Lábios Macios!

O mel é utilizado nos lábios de duas formas: ou como esfoliante ou como hidratante. Pra esfoliar, basta misturar o mel com açúcar e aplicar nos lábios, massageando suavemente. Há quem coloque somo de limão nessa mistura, mas como já manchei a pele com limão, corro léguas!

Após esfoliar, a dica é usar o mel como hidratante, aplicando nos lábios, deixando agir por 10 minutos e enxaguando em seguida.

O resultado são lábios mais macios e bonitos, sem células mortas nem aquelas pelezinhas brancas.

5- Ele Revitaliza as pálpebras!

Sabe quando os olhos estão cansados e a pele ao redor fica opaca e sem vida?  Uma máscara de mel é uma excelente opção para  revitalizar a pele de forma imediata! Basta misturar o mel com um pouco de água e aplicar na região, espalhando delicadamente. Deixe agir por 15 minutos e lave a região com água fria.

6- Ele Esfolia a Pele!

Já falei da hidratação para os lábios, e a receita é basicamente a mesma (mel + açúcar), mas acrescentando um pouquinho de óleo vegetal, que pode ser o de azeite de oliva, a pele é, ao mesmo tempo, esfoliada e tratada.

Essa receita é super eficiente, remove as células mortas, renova e revitaliza a pele, e sem agredir

7- Ele Hidrata e Doa brilho Aos Fios!

Sabe quando o cabelo está ressecado, sem brilho e sem vida? O mel é uma excelente opção para reverter o quadro!

Já estão aí pensando que eu tô endoidando, né? Mas não tô não, e funciona muito bem, só que precisa ser diluído em alguma máscara ou mesmo um condicionador pra facilitar a aplicação e espalhar melhor, sem deixar os fios grudentos.

É só misturar (com óleos ou manteigas vegetais também fica ótimo!), aplicar nos fios limpos e deixar agir por 15 minutos. Os resultados, com certeza, compensam!

mascara-fuba-mel.jpg

8-Ele Ameniza Queimaduras de Sol!

Sabe quando a gente vai pra praia ou pra piscina e volta torrada? Isso não costuma acontecer comigo não porque eu sou a louca do filtro solar, mas se acontecer é só aplicar mel na pele que a queimadura alivia o ardor na hora!

Isso acontece porque ele tem ação calmante e ajuda a recuperar a pele.

Cosméticos à Base De Mel!

Receitas caseiras não fazem a sua cabeça? Não tem problema, pois o que não faltam são produtos à base mel!

Confiram abaixo a nossa vitrine!

1- Sabonete Glicerinado Granado Mel

O Sabonete Glicerinado Granado Mel possui propriedades hidratantes e   com ação cicatrizante, anti-inflamatória, bactericida, protetora e regeneradora de tecidos,  e calmante de irritações na  pele. Sua fórmula possui o pH balanceado, limpando e hidratando suavemente.

2-Sabonete Líquido Mel, Aveia e  Leite de Cabra Phytophilo

Trata-se de um sabonete líquido enriquecido com ativos orgânico e altamente hidratantes,  livre de sulfato e parabenos. Possui base 100% vegetal, é vegan e garante pele macia e perfumada.

3- Hidratante Corporal Pele Sensível com Mel – 200 ml – Garnier Body

A linha de hidratantes da Garnier Body foi criada para garantir o frescor e a hidratação para a pele, sendo que os produtos são enriquecidos com  HidraFix, um ativo anti-evaporação,  e também com ativos que acalmam e hidratam a pele, como o mel.

Esse é um hidratante super baratinho que tô doida pra testar, já que promete sete dias de hidratação, mas não encontrei por aqui ainda!

4-Cuide-se Bem Loção Hidratante Nutritiva Leite e Mel – O Boticário

Formulada com extratos de leite e mel e vitaminas essenciais, essa loção proporciona uma pele aveludada, hidratada e perfumada.

5- Linha Ecologie Fios Liso Absoluto Mel e Queratina

A linha Ecologie Fios Mel e Queratina Liso Absoluto possui  produtos capilares  com pH balanceado, que garantem  hidratação extrema,  prolongando o efeito liso dos cabelos. É uma linha desenvolvida com alta tecnologia e formulada com elementos naturais, como o mel, que garante hidratação, brilho, sedosidade e maciez.

O mel possui elementos hidratantes e também nutritivos que agem suavizando a porosidade dos fios, combatendo o ressecamento, suavizando a textura dos fios e doando brilho intenso.

A linha Mel e Queratina Liso Absoluto é composta por shampoo, condicionador, máscara e creme defrizante. O Shampoo Mel e Queratina Liso Absoluto proporciona uma limpeza suave e eficaz, que hidrata ao mesmo tempo em que limpa os fios. Seu pH é balanceado. O Condicionador Mel e Queratina Liso Absoluto garante hidratação  e condicionamento extremos, amaciando, suavizando e prolongando o efeito liso dos fios, ajudando, ainda, a reduzir o volume e a doar brilho. A Máscara Ecologie Fios Queratina Liso Absoluto é bastante concentrada e promove profunda hidratação, além de brilho e prolongamento do efeito liso. E , por último, temos o Creme defrizante mel e queratina Liso Absoluto, que reduz o volume, fortalece, hidrata e doa brilho aos fios.

6- Shampoo Mel e Própolis – Vergel

Trata-se um shampoo indicado especialmente para cabelos oleosos, contendo mel e extrato de própolis, que garante uma limpeza suave e eficaz, limpando verdadeiramente os fios, mas sem agredi-los.

7- Sabonete de Favo de Mel com Maracujá e Bucha

Antes de começar eu já aviso: sou louca na Body Store! Os produtos são bons, são fofos, são gostosos e são cheirosos. Melhor impossível!

Esse sabonete possui pH neutro e pode ser utilizado em qualquer tipo de pele. Proporcionam maciez, hidratam, limpam e suavizam a pele. Sua base é de glicerina e ele contém extratos de frutas e de plantas.

Beijos

Ju Lopes

Fique Mais Bonita Com O Mel!
3.4 (67.5%) 8 Votos

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.