Hidroquinona: Para Uma Pele Livre das Manchas!

Ter uma pele limpa, sem manchas e iluminada é desejo absoluto de todas as mulheres.

Acontece que, com o passar dos anos, a pele tende a ficar manchada, mesmo com o uso do filtro solar.

Até os 25 anos a pele tende a ter uma cor mais uniforme, mas depois dessa idade as manchinhas aparecem mesmo, mesmo que sejam pequenas, e a situação pode se agravar devido a problemas hormonais, uso do anticoncepcional ou pela exposição solar.

Para combater esse problema existem inúmeros clareadores, mas o mais utilizado e prescrito é a hidroquinona, que é a polêmica em forma de ativo cosmético!

O primeiro problema se relaciona a tolerância, já que não é bem tolerado e costuma causar alergias.

Além disso, sustenta-se que a hidroquinona pode gerar mutações no DNA in vitro, existindo suspeitas, não confirmadas, de que pode causar câncer.

É por esse motivo, aliás, que esse ativo é proibido em alguns países.

O principal ponto positivo da hidroquinona é a sua eficácia, já que é tido como o ativo mais eficaz para  combater as manchas.

A sua eficácia deriva do seu potente mecanismo de ação, já que inibe, simplificando,  a formação da melanina.

Com isso é um agente despigmentante eficaz no tratamento de lentigos senis, melasmas, dermatite de berloque e hiperpigmentações de origens diversas.

Apesar de potente, sua ação é relativamente lenta e os resultados demoram até dois meses para aparecer.

Entre as reações adversas mais comuns estão as alergias, os eritemas e a sensação de ardor.

Esse é um ativo que pode ser formulado, onde a concentração pode ser maior, ou comprado em farmácias.

Um produto muito conhecido que contém hidroquinona é o Clariderm, cuja concentração é de 2%, que pode ser vendido sem receita médica.

Já os produtos de concentração mais alta, como o Glyquim (amanhã falo sobre ele!), só podem ser vendidos com prescrição médica.

No próximo post falo sobre os cuidados necessários no uso da hidroquinona.

Beijos

Ju Lopes

Hidroquinona: Para Uma Pele Livre das Manchas!
1 (20%) 1 Voto

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

17 Comments
  1. Oi Ju,
    Eu estava usando nas axilas, prescrito pela dermato e não estava sentindo melhoras nas manchas, então desisti. Agora lendo que é suspeito de causar câncer, decidi não usar mesmo, ainda mais na axila que é bem próximo a mama. Que bom que nos passa informações importantes, obrigada!

  2. Jaqueline Fernandes disse:

    Eu fui ao Dermo e falei da minha insatisfação em relação as manchas no meu rosto, principalmente as sardas (eu detesto). Como eu sou muiiiiito branquinha, (tanto que o nariz e as bochechas ficam vermelhas do nada) ela primeiramente me receitou uma ‘formula teste’ com as mesmas substancias do creme principal, somemente mesmo pra ver como minha pele ia reagir com o produto. Depois disso, como minha pele reagiu muito bem, ela me receitou um creme clareador cfamado Hormoskin (hidroquinona 4% +tretinoína 0,05% + fluocinolona acetonida 0,01%) e eu usei e adorei!! Sumiu tudo mesmo, demora um pouco pq sardas são manchas dificeis de clarear, mas o resultado foi muito bom mesmo. O creme espalha muito bem, eu usava um dia nas manchas mais escuras e no outro no rosto inteiro, pq como é um ácido o rosto começa a descamar, mas eu amei o resultado e o Creme nem é assim tão caro (pelo menos aqui em Salvador) um tubinho de 15g eu paguei R$ 45,00.

  3. oi ju comecei usar hidroquinona a 3 dias, nao sent pinicamento porem em baixo d olho ta comecando a machucar, quando vc usa acido vc passa na olheira? To com duvida. Bjus adoro suas dicas

  4. juciana melo disse:

    Eu foi Dermo pra fala da minha pele que não tem uma cor uniforme e ainda sou morena clara com sardas quer não gosto, então ela passou hidroquinona, não senti nada como algumas pessoas fala penicação, descamação. mas apareceu muito espinha e cravos eu desiste de continua usando até que não retonei ao dermo. queria saber se é normal aparece tanto espinhas grandes que demora desaparecer.

  5. old usei hidroquinona por 1 mes e tive pouco resultado, agora a derma passou klassis gel.

  6. oiee, estou passando hidroquinona a umas 2 semanas, o resultado ja esta melhorando mas percebi que a onde eu passo esta meia grossa a pele e ta um pouquinho avermelhada sera que isso é normal?
    passo tbm o protetor fator 60 da la roche posay 2x ao dia

  7. whelio rodrigues pereira disse:

    minha esposa usou clariderm e numa endoscopia para tratamento de gastrite constatou-se que houve algeração nas suas células, ou seja, a metaplasia que é o primeiro passo para o câncer. Ela acredita que foi o uso do clariderm que provocou esse problema. Alguém tem alguma notícia a respeito disso?

  8. oiee, estou passando hidroquinona a umas 2 semanas, o resultado ja esta melhorando mas percebi que a onde eu passo esta meia grossa a pele e ta um pouquinho avermelhada sera que isso é normal?
    passo tbm o protetor fator 60 da la roche posay 2x ao dia, quanto tempo mais devo usar?

  9. Olá Ju, tudo bem? Eu estou passando Hidroquinona a apenas um dia sinto meu rosto bem quente e levemente avermelhado, seria normal? Obrigada, beijos

  10. oi, usei o hormoskin que tem hidroquinona na formula, acordei com a minha pele avermelhada, estou usando protetor solar fator 60 normal (não especifico para o rosto) Porém fiquei com medo e desisti, mas gostaria de saber se é normal ficar avermelhada a pele?

  11. oi!estou usando hidroquinona á 3 meses nas pernas para tratar manchas de picadas de mosquito,e realmente está sumindo,mas agora estou preocupada ao saber que pode causar câncer. eu fui ao DERMATOLOGISTA e ele me indicou e disse que a hidroquinona é a unica que clareia, e o “ácido kojico”só dá uma disfarçada.não sei o que fazer, por favor se alguém poder me ajudar, eu agradeço. OBRIGADO.

  12. Eu usava um outro creme que continha hidroquinona, mas era bem mais forte e caro. Então, minha esteticista receitou a HIDROQUINONA!
    É normal a pele ficar vermelha e/ou arder já que a hidroquinona é um ÁCIDO ! Depois disso o rosto irá descamar e então vocês irão perceber que as manchas irão clarear, mas tem que ter paciência, você não vai ter um resultado do dia pra noite né…

  13. Margarida Cardim disse:

    Uso hidroquinoma a duas semanas e minhas mancgas eram escuras, agora a pele ressecou e descamou e saiu toda a pele preta.ficou clarinha.ameiiiii

  14. Oi gente! Será só comigo? Usei hidroquinona e senti fortes dores no estômago e por ser um ácido sei q irrita mucosas! A pele quando absorve vai para o organismo e como tenho gastrite,acho que não me fez bem 🙁 queria saber se alguém sentiu isso? 🙁 parei de usar. Obrigada

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.