Cuidados no Uso da Hidroquinona

Conforme expliquei no post anterior, a hidroquinona é o ativo mais indicado para tratar manchas.

Mas, para que os resultados desejados sejam atingidos, é preciso alguns cuidados.

Como a hidroquinona gera mais fotorreatividade na pele, o uso de protetor solar, com fator alto de proteção, é absolutamente indispensável, a menos que você queira a pele ainda mais manchada.

Isso é MUITO importante, porque se não usar o filtro a pele mancha, e mancha feio!

Quanto ao horário de uso, pode ser usado durante o dia e durante a noite, desde que a pele esteja intensamente protegida.

O uso contínuo não é aconselhado, já que existe  o risco de causar  hipocromia em confete, que são pequenas manchas brancas na área manchada, ou  ocronose exógena, que é uma mancha cinza acastanhada, que são problemas irreversíveis.

O ideal é que sejam feitas pausas durante alguns períodos, até mesmo para evitar a taquifilaxia, que é quando o produto deixa de fazer efeito devido ao uso contínuo.

É essencial que o uso seja acompanhado e prescrito por um dermatologista, já que é um ativo que pode causar problemas. Só o médico pode prescrever o tratamento adequado para cada tipo de pele, as concentrações  indicadas (que variam de pessoa pra pessoa) bem como a forma de tratamento.

Beijos

Ju Lopes

Cuidados no Uso da Hidroquinona
4.5 (90%) 2 Votos

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

6 Comments
  1. Minha dermatologista receitou HIDROQUINONA 4% para clarear manchas na minha virilia, ainda não mandei manipular, mas agora estou com medo por causa da possibilidade de câncer…
    Medo…Alice

  2. Meu rosto tem manchas escuras, e usando ácidos ficou tipo uma geografia partes mas escuras e outras brancas, ogora não sei o que fazer.

  3. Camila Branco disse:

    Boa tarde Juu!

    Amo o patricinha esperta e todas as dicas!!;)

    Hoje eu vim compartilhar a minha experiencia com a hidroquinona. Estou vivendo na pele os riscos que a hidroquinona pode oferecer à saúde. Sempre ouvi falar que a hidroquinona oferece risco de câncer, mas não tem comprovação em seres humanos. Resolvi utilizar para clarear algumas áreas do corpo. Fiz uso durante um tempo o ano passado e nao tive nenhum efeito colateral. Quando o verão chegou suspendi o uso, pois minha pele manchava se entrasse em contato com o sol. De uma semana para cá voltei a utilizar a noite, sempre tomando cuidado de retirar o produto de manhã e usar bloqueador solar fator 60. Minha pele é morena e muito suscetível à manchas escuras. Utilizei o produto nos joelhos e cotovelos, calcanhar e lábios, pois os meus são mais escuros que a minha pele. Pois bem, faz 3 dias que surgiu uma pinta no meio do meu buço, bem no meio, naquela dobrinha entre os lábios e o nariz. No inicio não dei atenção, porque anteriormente tinha uma manchinha bem clarinha de uma espinha que ficou, mas nada muito preocupante e era bem imperceptível. Hoje de manha acordei com a machinha bem mais escura, marrom bem escuro, uma pinta mesmo, sem relevo. Aí achei estranho e comecei a me preocupar… Pesquisando pela internet, li que a hidroquinona pode causar mutações na pele e que os canceres de pele começam como uma pinta. É obvio que a hidroquinona tem relação com isso, nao sei como, mas tem. Eu ignorei as recomendações, acreditando que isso não aconteceria comigo por utilizar da forma correta. Agora vou ao dermatologista para saber o que eu faço para apagar essa pinta ou saber porque ela surgiu. Eu sinto que tem relação sabe (coisa de sensibilidade de mulher, sacumé né…rs). Peço que as pessoas que nao utilizem a hidroquinona, de jeito nenhum se auto mediquem como eu fiz. Procurem métodos seguros para o tratamento de manchas na pele, clareamentos e pintas. Nao façam como eu. Procurem sempre um dermato. A hidroquinona é barata e fácil de adquirir, porém trás graves riscos à saúde que podem ocorrer após anos ou, como no meu caso, o corpo pode responder rápido, pois a substancia é super agressiva. A impressão que dá é que a melanina dos lábios mudou de lugar… Muito assustador! Já até joguei o resto do tubo fora. Nao sei como é permitido a venda da hidroquinona ainda no Brasil. Na Europa já foi proibido, devido aos riscos de câncer. O melhor mesmo é usar produtos seguros (mais caros, mas seguros!)como acido Kójico e sempre consultar o dermatologista.

    #fica a dica 😉

    Beijooosss!!!!!!

    1. Oi Milaaa! Muito importante esse seu relato, porque quase sempre a gente procurar soluções sem ajuda médica né? Tô torcendo pra tudo ficar bem com você e vai me contando como está, tá?
      Beijos

  4. Gente comprei uma hoje e javou chorar fora perdi trinta reais mais minha daude vale mais vou tentar receitinhas caseiras mesmo

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.