A medida que o tempo passa, nos preocupamos mais e mais com a beleza da pele, que envolve a manutenção do tônus, o combate a flacidez, a proteção pra evitar manchas e os cuidados para evitar rugas, dentre outras coisas. Mas, será que todo mundo faz tudo como se deve? Eu acho que não!
Sim, é fato que uma das grandes causas para um dos maiores problemas da pele, a flacidez, que está diretamente relacionada com o envelhecimento, é a queda na produção de colágeno, que entra em declínio a partir dos 25 anos. É por isso que a partir dessa idade a pele perde elasticidade, o tônus muda e os vincos e pequenas linhas de expressão começam a surgir.
Contudo, a culpa do envelhecimento não é apenas, e muito menos principalmente, da queda do colágeno, já que o maior responsável pelo envelhecimento da pele é o sol, ou melhor, os raios solares. Eu bato nessa tecla o tempo todo, mas tenho que repetir: gente, o sol causa 80% do envelhecimento. Ou seja, ele é o maior responsável, então o principal, lógico, é evitar os danos causados por ele!
De nada adianta comprar um hidratante super caro se você não faz o básico, que é proteger.
Além de aumentar a produção dos radicais livres, que causam o envelhecimento, os raios ultra violeta interferem no trabalho dos fibroblastos, que são responsáveis pela produção de colágeno. É dizer, os raios solares detonam tudo, de todo jeito!
O que fazer então? Usar bastante filtro solar, com proteção UVA e UVB adequadas, nas quantidades indicadas (2 gramas por aplicação) e, pelo menos, duas vezes ao dia (eu uso quatro vezes por dia). Esse é, com certeza, o maior e melhor investimento que você pode fazer pela beleza, saúde e juventude da sua pele!
Falando em radicais livres, invista em filtros solares e hidratantes que contenham ativos antioxidantes, que, como se sabe, combatem os radicais livres e ajudam a evitar o envelhecimento.
Mas e onde entra a hidratação? Bom, a hidratação da pele (cerca de 90%) se faz internamente e depende do tanto de água que você ingere. O que os hidratantes fazem é formar uma barreira de proteção que impede a perda de água. Ou seja, não tem razão pra investir em um hidratante super caro se você não faz o essencial que é beber água!
Quanto menos água você bebe, mais ressecada e envelhecida a pele fica. E tem que hidratar sim, pra evitar que a água evapore. Existem muitos ativos interessantes pra hidratar a pele, e o ácido hialurônico é um deles, já que preenche os espaços intracelulares, hidratam profundamente e garantem uma pele mais firme. Outros ativos, como o tensine e a elastina, por exemplo, ajudam na firmeza da pele e combatem a flacidez.
Um ativo bastante antigo e que ajuda demais a manter a juventude da pele é o ácido retinoico, que rejuvenesce, refina e clareia a pele. Ele pode ser usado em casa ou em consultório, dependendo das concentrações, e, via de regra, proporciona excelentes resultados.
Beijos
Ju Lopes