Óleo de coco serve para quê?

Óleo de coco serve pra tudo

Não foi propriamente uma descoberta, já que o óleo de coco é utilizado desde os tempos da vovó e tem vários benefícios. Mas de alguns anos para cá, os cientistas puderam comprovar todas as ações positivas para o nosso organismo. Além de ajudar a emagrecer, o óleo de coco serve para gordura boa, ou seja, é bom para o coração, ajuda a equilibrar o colesterol, melhorar o funcionamento do sistema gastrointestinal. Enfim, é uma panaceia para vários males.

Extraído da própria fruta, o óleo de coco é, em temperaturas ambientes acima de 25 graus, encontrado em estado líquido. Mas, basta que o frio se instale um pouquinho para que ele adquira um formato sólido e esbranquiçado. Aquecido, volta a ficar no estado original. Nada de preocupações se vai estragar com essas mudanças. O óleo de coco pode enfrentar essas mudanças e continuar com todas as propriedades benéficas.

Em sua composição, além de possuir gorduras saturadas, monoinsaturadas e poli-insaturadas, também tem ferro e as vitaminas E e K.

óleo de coco pra tudo
Óleo de coco serve para quê?

Saiba os benefícios desse produto

Bom, como falamos acima, não são poucas as ações positivas para o nosso organismo. Vamos listar para que serve, exatamente, o óleo de coco. Estudos comprovam que óleo de coco serve para ajudar a eliminar, principalmente, a gordura de forma localizada de maneira mais fácil. E, além do mais, também permite uma série de prevenções a doenças sérias. Vamos falar de todas elas.

Perda de peso

Gordura queimando gordura. Pode até parece complexo a princípio, mas explicaremos direitinho como o óleo de coco funciona. O produto tem um alto poder oxidativo e isso significa que, ao entrar em contato com a gordura do nosso corpo, o óleo de coco serve para proporcionar a quebra dessas gorduras no tecido adiposo. Quando esse processo ocorre, a gordura acumulada se transforma em energia. Isso mesmo! O óleo de coco é um produto da classe dos termogênicos. Fonte de triglicerídeos de cadeia média, faz com que nosso corpo trabalhe de forma mais acelerada, mandando embora toda a gordura acumulada. Outra boa notícia é que o peso em excesso dá lugar à gordura de massa magra. Então, a chance de você adquirir os músculos sonhados é muito grande com o consumo do óleo de coco.

Óleo de coco serve para saciedade do corpo

Um dos piores problemas para quem deseja emagrecer é a fome em excesso. Além de atrapalhar nossa dieta, ficar o tempo todo pensando e desejando comida faz com que percamos energia. Pois o óleo de coco faz um trabalho primoroso nesse sentido. O óleo de coco serve para ativar uma série de hormônios como os peptídeos YY e inibitório intestinal e a colecistoquinina. O resultado é que ele traz uma maior sensação de ansiedade. Ao passar a consumir o óleo de coco todos os dias, principalmente antes das principais refeições, prepara o seu corpo para ingerir menos alimentos. Isso significa que você poderá optar pela qualidade em vez da quantidade, nutrindo o seu organismo com as vitaminas e minerais necessários para que ele funcione corretamente e também perca os quilos extras.

Reforço para o sistema imunológico

Nada melhor do que não se preocupar em ficar doente. O óleo de coco serve para o corpo como um potente ativador do fortalecimento. Isso porque possui lipídios antimicrobianos, ácidos láurico e cáprico, que têm como principais funções prevenir ou reduzir a ação de algumas bactérias.

Sistema intestinal

Um dos maiores problemas de diversas pessoas é quanto ao funcionamento do intestino. Algumas delas simplesmente não conseguem ir ao banheiro diariamente e isso acaba provocando inchaços e incômodos como dores abdominais muitas vezes fortes. O óleo de coco, quando ingerido regularmente, se mistura ao bolo intestinal, fazendo com que as fezes sejam eliminadas de forma fácil. Mas, cuidado, o produto também pode causar, em excesso, diarreias. Então, sempre é bom seguir as orientações para tomá-lo de forma equilibrada.

Equilíbrio do colesterol

Você deve se perguntar, mas como uma gordura pode ajudar o colesterol? Se você pensar que o óleo de coco é uma gordura boa, tudo fica mais fácil. O óleo de coco serve para aumentar o colesterol bom, mas, atenção, pessoas que têm problemas com as altas taxas lipídio devem se manter afastadas.

Envelhecimento precoce

O nosso estilo de vida, a poluição das grandes cidades, estresse, medicamentos em excesso podem aumentar o número de radicais livres, moléculas que danificam nossas células e causam o envelhecimento precoce da nossa pele. O óleo de coco serve para combater os radicais livres, diminuindo sua ação, por causa da vitamina E que está presente em sua composição.

Ação dermatológica

O óleo de coco serve para tratar pequenas cicatrizes de feridas, aliviar as queimaduras ou mesmo as picadas de inseto. Basta aplicar uma gotinha no local.

Óleo de coco também é bom para os cabelos

Óleo de coco serve para tudo
Óleo de coco serve para quê?

Nossos cabelos sofrem todos os dias não só com a ação do tempo, como também com tratamentos como tinturas, relaxamentos, escovas progressivas e o resultado é que podem ficar desvitalizados, sem brilho, sem força e a consequência pode ser a queda. Por ser rico em vitamina E e ácidos graxos, o óleo de coco serve para trabalhar justamente na hidratação, trabalhando tanto na reconstrução como no fortalecimento dos seus cabelos.

Você pode nutrir seus cabelos de várias formas com o óleo de coco. Nossa indicação é que separe uma pequena quantidade, passe em todos os fios e deixe agir por pelo menos uma hora. Se ele estiver muito pastoso, aquece por 15 segundos no micro-ondas. Se der tempo, e quiser, você pode usar o produto à noite, colocar um lenço ou touca que não te atrapalhe a dormir, e só lavar os cabelos pela manhã. É importante utilizar um shampoo hidratante e retirar bem o produto dos fios.

O óleo de coco serve para usar como leave-in. Esse tipo de uso só pode ser feito por pessoas que têm cabelos extremamente secos. Coloque no máximo três gotas do óleo nas mãos, esfregue bem e passe nas pontas.

Se quiser, também pode aquecer uma colher de sopa de óleo de coco e misturar à sua máscara de hidratação favorita. O óleo de coco serve para ajudar a potencializar a ação do produto e tornar os seus cabelos sedosos.

Óleo de coco tem inúmeros benefícios para a pele

Se a ação hidratante é boa para os cabelos, imagine para a sua pele. Pois é, você também pode usar o óleo de coco não só em seu rosto, como também serve para as partes mais ressecadas do seu corpo. Ao passar uma pequena quantidade do óleo em seu rosto, você verá que ele rapidamente será absorvido. Porém, é preciso tomar alguns cuidados. Se você tem uma pele extremamente oleosa, é melhor abrir mão dessa forma de uso, já que ele poderá piorar o surgimento de cravos e espinhas.

Outra forma de uso do óleo de coco é como removedor de maquiagem. Isso mesmo. Com um chumaço e algodão, pingue algumas gotinhas do óleo e vá retirando a maquiagem cuidadosamente. Sentiu que o rosto ficou oleoso, lave a pele somente com água fria.

E sabe aquelas manchinhas e rugas que surgem no rosto de repente. Que tal começar a tratá-las com uma pequena quantidade de óleo de coco ao dormir. Em pouco tempo você notará a diferença em sua pele.

Qual a diferença do óleo de coco extravirgem

Como você verá, quando for procurar o seu óleo de coco, há um tipo de produto extravirgem. Qual a diferença? Ele é muito mais utilizado para a cozinha por ter um gosto mais refinado e acentuado, além de não passar por processos de refinamento e desodorização.

Como usar o óleo de coco?

Você pode consumi-lo de várias maneiras. Se quiser utilizar somente o óleo, você pode tomar de duas a quatro colheres por dia, principalmente antes das principais refeições. Agora, se quiser utilizá-lo no preparo de alguns alimentos, também fique à vontade. Ele é ótimo para substituir os óleos normais que utilizamos em nossas comidas e também para substituir o azeite. Porém, é preciso ficar atento. O óleo de coco tem 90 calorias por colher de sopa. Então, sempre menos é mais. Equilibre o seu uso e aproveite todos os seus benefícios.

Posso preparar o óleo de coco?

Se quiser, você mesma pode preparar o seu óleo de coco. Além de saber exatamente a procedência, nada como se arriscar em algo novo, não é? Saiba que o óleo é extraído a partir do leite de coco e para fazê-lo é muito fácil. Basta comprar um coco marrom no mercado, retirar a água de coco e reservar. Abra o coco e retire a polpa, pique e bata no liquidificador com um pouco da água de coco. Esprema bem essa batida com um pano de prato bem limpo e vá retirando em um vasilhame próprio o leite que sairá. É com ele que você fará o seu óleo de coco em casa. Coloque o líquido em uma garrafa pet e aguarde por 48 horas para que o óleo se separe do leite. Coloque na geladeira para que ele se solidifique e você posa separar, com maior facilidade, do líquido que sobrará. Pronto, você já tem o seu óleo de coco para utilizar por diferentes formas. E o melhor é que não precisa de conservantes e pode durar até dois anos.

Antes que me esqueça, sabe o bagaço de coco que sobrou depois de espremido. Guarde no congelador para preparar bolos, cremes e outras receitas deliciosas. Lembre-se que a sustentabilidade também deve estar presente na cozinha.

Preços e onde COMPRAR o óleo de coco

Há diversos tipos de óleo de coco no mercado e, consequentemente, também vários preços. Os preços variam de R$ 20 por 200 ml a até R$ 100 por óleos considerados premium. Nossa instrução é que você pesquise o laboratório de origem desses óleos.

No momento da compra, o óleo de coco pode ser encontrado nas maiores redes de supermercados até em casas de produtos naturais. Vá a um lugar de confiança para efetuar a compra do produto.

Além da forma líquida ou pastosa, o óleo de coco também pode ser encontrado em forma de cápsulas. Não precisa se preocupar porque as cápsulas agem exatamente como a forma líquida, porém, são mais restritivas já que não podem ser utilizadas diretamente nos alimentos. Se a sua opção for consumir o óleo em forma de cápsulas, tome duas em jejum e duas antes do almoço ou atividades físicas.

Receitas com óleo de coco

Selecionamos algumas receitas do site do Mundo Verde para que você possa se deleitar com pratos deliciosos feitos com o óleo de coco.

Salmão ao creme de laranja

Ingredientes: um quilo de salmão, sal e pimenta do reino a gosto, suco de um limão, meia xícara de óleo de coco, meia xícara de salsa picada, endro picado a gosto, uma colher de amido de milho e uma xícara de suco de laranja.

Modo de preparo: tempere o salmão com o sal, a pimenta e o limão e deixe marinar por pelo menos 30 minutos. Em uma frigideira, aqueça o óleo de coco, junte a salsa e o endro. Dissolva o amido no suco de laranja e acrescente à frigideira. Mexa até engrossa. Asse o salmão em uma forma e, depois de pronto, acrescente esse preparo.

Suco de abacaxi com hortelã e óleo de coco

Em um liquidificador bata duas fatias de abacaxi, cinco folhinhas de hortelã e óleo de coco. Coe e sirva gelado.

Coquetel de frutas

Ingredientes: sucos de uma laranja e de um limão, água gelada, uma fatia de beterraba e uma colher de óleo de coco. Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva.

Molho de coentro e limão com óleo de coco para saladas

Ingredientes: 1 colher de chá de sementes de cominho, 6 cebolinhas picadas, um dente de alho, 1 xícara de coentro fresco picado, suco de meio limão, 1 colher de sopa de óleo de coco, 1 colher e meia de azeite extravirgem, sal a gosto. Em uma frigideira, torre as sementes de cominho por alguns minutos. Depois de frias, amasse-as com o fundo de uma colher. No liquidificador, coloque o cominho triturado e o restante dos ingredientes. Você pode servir essa mistura com torradas ou até mesmo temperar carnes e peixes.

Com todas essas ideias e informações sobre o óleo de coco, chegou a hora de experimentar o produto e se valer de todos os seus benefícios.

Óleo de coco serve para quê?
5 (100%) 1 Voto

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.