Qual é o jeito certo de cuidar da pele mista?

Engana-se quem pensa que as mulheres brasileiras sofrem mais com a pele oleosa. E não estamos falando aqui da pele seca em maioria, não. O problema é outro: pele mista. A maioria das mulheres sofrem com a oleosidade na testa e com o ressecamento na área dos olhos, por exemplo. A pele mista atinge mulheres de diferentes idades e regiões do país. Ela se caracteriza, principalmente, por deixar a área da testa, queixo e nariz com mais oleosidade, deixando o brilho em excesso bem evidente e o resto do rosto mais seco e até com pequenas rachaduras.

Se você está nesta estatística de mulheres com pele mista, atenção! A pele merece dois tratamentos diferentes, um para amenizar cada problema, em determinada região do rosto. É isso mesmo: você precisa ter paciência e passar dois tipos de cremes para que a pele fique neutra e uniforme. Se você passar um creme altamente hidratante na região onde a pele é mais oleosa, vai ter mais cravos e espinhas, que são resultado do excesso de sebo na pele. Já se passar um creme com ácido que ameniza a oleosidade em todo o rosto, atingido a parte mais seca da pele, vai provocar escamações e até vermelhidão, já que a região ficará mais sensível.

pele mista - Qual é o jeito certo de cuidar da pele mista?

Uma das maneiras mais corretas de tratar este problema é a limpeza que deve ser feita todos os dias. A orientação é sempre fazer essa limpeza antes de dormir, tirando a maquiagem e os resíduos de poluição da pele. Além disso, a limpeza vai preparar os poros para receber cremes com ácidos ou hidratantes, que ajudam a neutralizar a pele mista.

O sabonete mais indicado para essa limpeza é o líquido, que não agride tanto. Você pode fazer movimentos circulares com a ponta dos dedos, sem apertar muito a região do rosto, ou usar pedaços de algodão, que ajudam a eliminar a sujeira. Use sempre uma água morna ou em temperatura ambiente. A temperatura muito elevada pode prejudicar ainda mais a parte do rosto com pele oleosa, aumentando o brilho e a oleosidade.

Depois desta limpeza, que deve durar uns 10 minutos, até atingir toda a área do rosto, use um tônico que revitaliza as células da pele. Prefira os produtos adstringentes na área mais oleosa e os normais na área seca. Ele ajuda a preparar a pele para a hidratação, além de limpar o rosto e tirar toda a sujeira acumulada, que também ajuda a piorar a situação da oleosidade. O tônico não precisar ser removido da pele com a água diferente do sabonete, porque ele consegue penetrar na pele, ajudando no problema.

Uma das maneiras de amenizar a oleosidade na chamada zona T, é fazendo uma esfoliação duas vezes por semana. Mas atenção: só faça a esfoliação com esta frequência na parte mais oleosa. Na área seca do rosto, a dica é fazer uma esfoliação a cada 15 dias. Todas as noites, depois da limpeza e do tônico, use cremes hidratantes na região mais seca, que geralmente é na bochecha e na parte dos olhos. Essa hidratação ajuda a nutrir a pele e deixá-la mais macia, além de estimular a renovação celular. O melhor, no caso da pele mista, é usar hidratante específico para este tipo de pele.

ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Escrito por Kika @blogdakika

Eu acredito na beleza, na beleza que vem de dentro para fora. Na beleza de quando a gente olha no espelho e se senti feliz em não seguir padrões - só feliz com nós mesmas. Acredito em almas bonitas e na beleza da natureza. Amo os animais e as flores. Adoro uma boa vaidade também, afinal, um bom batom vermelho e as unhas feitas deixam os dias mais coloridos. Vem comigo que vou te mostrar um pouco do meu mundo.

O que você achou? Vote

98320 points
Upvote Downvote

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Carregando ...

0

Comente Pelo Facebook

0 Comentários pelo Facebook

2013 03 09 - Creme Sem Enxágue Revitalizante Equilíbrio dos Fios Nativa Spa – O Boticário

Creme Sem Enxágue Revitalizante Equilíbrio dos Fios Nativa Spa – O Boticário

mel lisboa - Conheça o segredo de beleza de Mel Lisboa

Conheça o segredo de beleza de Mel Lisboa