Qual Tipo de Perfume Escolher?

Eu amo perfume. Amo, amo e amo. Eu amo cheiros, na verdade, porque tudo em minha vida está relacionado a um cheiro, de pessoas a comidas, passando por palavras e situações. Isso é o que chamam de sinestesia.

Para quem nunca ouviu falar, na sinestesia, que é muito comum nos recém-nascidos, os sistemas sensoriais são interconectados entre si e o estímulo de um sentido acaba estimulando o outro. Por isso, por exemplo, a cor violeta, para mim, tem cheiro de lavanda,e quando penso na cor, o cheiro vem imediatamente.

Depois explico isso direitinho, mas foi só para deixar claro a razão da minha fixação por cheiros, tá?

Pois sim, sendo os cheiros tão importantes, sou fascinada por perfumes e falar de perfumes é falar, também, da concentração da fragrância em cada um deles. Sim, porque dependendo da concentração, tudo muda.

Hoje, basicamente, existe o  Parfum (ou extrait), o Eau de Parfum, o Eau de Toilette e o  Eau de Cologne.

Parfum ou Extrait : A concentração de essências aqui, que são óleos essenciais,  gira em torno de 15% a 20%, sendo mais intensos, mais concentrados, mais fortes, mais nobre e, também, mais caros. A duração média na pele varia entre 12 e 20 horas.

perfumes_1

Perfumes ditos puros chegam a ter até 40% de elixires e óleos de fragrância, o que é uma concentração bem alta, estando justificado, assim, o seu alto custo.

Eau de Parfum: A concentração também a é alta, chegando entre 10% a 15% de essência, mas não tanto quanto no Parfum. O Eau de Parfum é marcante, é forte,  só que mais sutil que o Parfum, além de ter uma durabilidade menor na pele, que varia entre 6 e 8 horas.

De modo geral, 70% da fragrância  evapora após algumas horas e o restante permanece por mais tempo na pele. De todos, é o melhor custo benefício, porque dura bastante, é concentrado, só que mais barato que o Parfum, que pode custar uma verdadeira fortuna.

Eau de Toilette: Aqui, a concentração da essência varia entre 5% e 10%, mas a base do perfume recebe algumas outras notas, geralmente mais frescas. A durabilidade é ainda menor, variando entre 3 e 6 horas na pele.

Após três horas, no máxmo, 80% dos óleos, e, consequentemente, do cheiro, já evaporaram

Eau de Cologne: A concentração da essência é baixa, variando entre 3 e 5%, a base perfumada é mais simples e as notas de cabeça, que são aquelas que sentimos primeiro, são mais acentuadas e, por isso, esses perfumes tendem a ser mais frescos, com aromas como a lavanda, a laranja, a tangerina, o louro e a bergamota, dentre outras.

De todos, o parfum é o mais concentrado e o menos é a eau de cologne (colônia).

Há ainda o Body Splash, que tem, em média, de 1% a 3% de concentração, sendo ótimo pra ser usado após o banho, durante o dia ou no verão.

Cada um deles é indicado para um tipo de ocasião diferente e isso precisa ser respeitado porque, por exemplo, usar um Parfum (Extrait)  durante o dia, no verão de um país tropical como o nosso é um total desrespeito ao olfato alheio!

Beijos

Ju Lopes

Qual Tipo de Perfume Escolher?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

1 Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.