Quer Ficar Mais Bonita? Durma!

Se para você o sono não é lá tão importante, é bom saber que, tocando no calcanhar de Aquiles de toda mulher, dormir mal ou dormir pouco envelhece! Pior, “enfeia” qualquer mulher!

Além de afetar o rendimento, o humor, a memória, a produtividade e deixar qualquer ser vivente irritado, a privação do sono afeta diretamente a secar-barriga, deixando, como efeito imediato, a pele sem viço, opaca e com olheiras. A longo prazo, a pele fica flácida e envelhecida.

O que acontece é que, durante o sono, o organismo libera determinadas substâncias e faz alguns processos que desintoxicam e reparam os tecidos. É nesse período, por exemplo, que ocorre o pico da produção do GH, o hormônio do crescimento, que é essencial para a renovação celular e para combater o envelhecimento.

Além disso, noites mal dormidas aumentam a produção do cortisol, a praga do hormônio do estresse, que interfere no colágeno, pode causar estrias , rugas e envelhecimento precoce.

images

Estudos comprovam que a teoria do “sono da beleza” é acertada, já que a privação do sono funciona como uma espécie de processo inflamatório que potencializa a degradação do colágeno que, vocês bem sabem, é o responsável pela firmeza da pele.

Diante dessas previsões nefastas, o correto é fazer de tudo para dormir bem, o que varia de pessoa para pessoa. A recomendação oficial é de que todas as pessoas devem ter oito horas de sono por noite, mas essa regra é variável e depende do organismo de cada um, pois cada indivíduo tem necessidades diferentes. Assim, tem gente que precisa de apenas 5 horas de sono, enquanto outras parecem não “funcionar” corretamente se dormir menos de 10 horas e isso é absolutamente normal.

É importante se atentar também para a qualidade do sono, porque para ser reparador é preciso que o sono atinja determinados estágios de relaxamento, pois só assim se acorda revigorada, por dentro e por fora.

Como ele interfere tanto na nossa vida, é importante estabelecer uma espécie de “rotina do sono”, com uma preparação especial para esse momento, sobretudo aquelas pessoas que parecem não “desligar” nunca.

Assim, estabeleça uma hora para deitar e meia hora antes não faça nada que seja muito estimulante, mas, sim, opte por atividades relaxantes, que acalmem. É por isso que nunca se deve praticar atividades físicas próximo da hora de dormir, pois elas são estimulantes, assim como determinados tipos de comida.

Pouco antes de dormir, tome um banho quente, que é mais relaxante que o frio, vista uma roupa confortável e fique em um ambiente aconchegante, sem muitos estímulos visuais. Isso ajuda a relaxar e fazer a corpo (e a mente) entender que é chegada a hora de dar uma pausa, de parar.

Discussões, problemas e trabalho devem ser mantidos longe do quarto de dormir, assim como qualquer outra coisa que cause angústia, ansiedade ou nervosismo.

Alguns chás, devido seus efeitos calmantes, também são recomendados, pois ajudam no relaxamento corporal, assim como alguns óleos essenciais, como o de lavanda, que além de relaxar, induz o sono.

Beijos

Ju Lopes

Quer Ficar Mais Bonita? Durma!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.