SPA Caseiro: Aproveite!

Poucas coisas são mais gostosas que um bom e revigorante banho, não é mesmo? Aqui, por exemplo, faz tanto calor que que fico cansada, com “moleza”, e só melhoro depois que tomo banho, e de água fria, porque com 40° lá fora não existe a possibilidade de tomar banho quente! A água fria acaba ajudando a recuperar o “gás”, sabe?

Mas, e que tal transformar o banho em um momento especial, dedicando esse pouco tempo que nós temos a nós mesmas? Gostaram da ideia? Dá para, no chuveiro mesmo, fazer tratamentos dignos de salão e de SPAs, e isso sem gastar muito, usando coisas que você já tem! Afinal, todo mundo  tem um óleo corporal, um sabonete cheiroso, uma máscara de hidratação, um esfoliante e coisas do tipo.

Um Sabonete dos Bons

Comece escolhendo um sabonete gostoso, com um cheiro que te agrade e que tenha ação hidratante.  Nas prateleiras dos mercados e das farmácias é possível encontrar dezenas de produtos do tipo, e por um preço bem amigo! Marcas como Dove, Nívea e Granado, por exemplo, comercializam vários sabonetes gostosos, e eles podem ser mais cremosos e densos, ou mesmo  oleosos, como uns da Nívea.

Captura de tela inteira 20092013 091103

Luva de Banho

Eu sempre adorei bucha vegetal, porque sou a louca da esfoliação, mas minha dermato reclama do tanto que esfolio a pele, daí parei de usar a bucha todos os dias, mas não abro mão das luvas de banho, que são parecidas com as buchas, limpam e esfoliam, mas não são tão agressivas.

Lojas de produtos para banho vendem esse tipo de produto, e achei dessas luvas recentemente no mercado por menos de 5 Dilmas. Ou seja, não tem desculpa!

A Temperatura da água!

Eu não gosto de banho quente, nem no inverno (deve ser porque o inverno daqui é com temperatura de 36°…), então, tomar banho quente não é uma opção para mim, mas o fato é que eles são ótimos para relaxar, e por isso são mais indicados para o período noturno, preferencialmente quando estamos em casa sem fazer nada e vamos dormir em seguida. Além de relaxar, os banhos mais quentes têm um bom efeito calmante, o que pode ajudar a dormir melhor e combater a ansiedade.

Nesse caso, vale colocar algumas gotinhas de algum óleo essencial de efeito calmante no banheiro, como o de lavanda, meu preferido, o de melissa ou o de camomila, dentre outros.

Para finalizar com chave de ouro, o ideal é alternar a temperatura da água entre quente e fria para acelerar a circulação, energizar e tonificar a pele. Alterne as temperaturas e, no final, tome uma ducha de água fria, que tem efeito estimulante.

Se a intenção for um banho estimulante, troque os óleos essenciais de efeito calmante pelos de efeito estimulante, como tangerina, limão e laranja, por exemplo.

Captura de tela inteira 20092013 090137

Esfolie!

Todo mundo sabe que sou viciada em esfoliação, essa maravilha que faz a pele ficar macia, sedosa e muito mais bonita.

A esfoliação deve ser feita semanalmente (quero fazer todo dia…) em todo o corpo, dando atenção especial às partes mais ressecadas e que tendem a ficar mais grossas ou acumular células mortas, como  pés, joelhos e cotovelos, por exemplo.

Ao escolher seu esfoliante, dê preferência para os que possuem grânulos menores e em maior quantidade e evitem os que possuem grânulos grandes, pois eles machucam a pele e não esfoliam tão bem.

Em farmácias e mercados dá pra encontrar esfoliantes bons e baratos (não precisa investir alto nesse tipo de produto!), mas, caso não tenha, faça em casa mesmo! Basta acrescentar, ou no hidratante corporal ou no sabonete líquido, duas colheres das de sopa de açúcar e pronto, seu esfoliante caseiro estará pronto!

Óleos Corporais: Aposte Nessa Ideia!

Óleos corporais são excelentes para segurar a hidratação e manter a pele cheirosa, então vamos investir nele, não é mesmo?

O ideal é aplica-los antes do último enxágue, e você pode compra-los em farmácias e mercados ou fazer o seu em casa, com sua essência preferida.

Basta comprar algum óleo vegetal e essência no aroma desejado. Daí misture os dois e use no banho! O melhor é que os óleos vegetais tratam a pele, ao contrário desses óleos que a gente costuma comprar, que são misturados com óleo mineral.

Hidrate Os Fios!

Que tal aproveitar a hora do banho para dar um belo trato nos fios? Como o “banho Spa” é mais demorado, dá tempo pra que as máscaras ajam com mais eficiência, e você nem vai sentir o tempo passar, porque enquanto elas estão agindo, você estará cuidando do corpo.

Escolha uma máscara de acordo com a necessidade do seu cabelo. Verifique se o seu cabelo está precisando de reconstrução, hidratação ou nutrição, e mãos à obra!

1005210_557926704266082_468939874_n

Lave os fios com algum shampoo de limpeza profunda , aplique a máscara e só retire quando acabar o banho. Esse é um bom momento, aliás, pra investir numa umectação, sabia? Por isso é sempre bom ter um óleo vegetal em casa! Não tem? Use azeite de oliva extra virgem, oras! Basta aplicar nos fios de mecha em mecha e deixar agir, lavando com shampoo e condicionador em seguida.

Máscaras capilares caseiras também podem ser muito eficientes, e caso não tenha alguma máscara em casa, lance mão de produtos como iogurte, mamão ou abacate pra fazer uma máscara das boas!

Máscaras Faciais: Sempre fazem bem!

Enquanto a hidratação está agindo nos fios, que tal aplicar uma máscara facial? Elas são ótimas para revitalizar, iluminar e hidratar a pele. Pra começar, esfolie a pele de rosto para remover as células mortas, deixando o caminho livre pra que a máscara consiga penetrar na pele e agir com mais eficiência. Existem centenas de milhares de máscaras disponíveis para cada objetivo, seja para ajudar no controle da oleosidade, hidratar, iluminar, nutrir ou ajudar no rejuvenescimento, por exemplo.

Não tem nenhuma máscara em casa? Faça a sua! O bepantol, por exemplo, é ótimo pra hidratar a pele, assim como o Hipoglós, e a mistura dos dois, associado a vitamina A e vitamina E fazem sucesso na receita de máscara do Ivo Pitanguy.

Uma boa opção, que além de tudo é barata, é a máscara de argila! Muita gente torce o nariz, mas eu amo e nunca deixo de usar! A argila é barata, é eficaz e pode ser usada em qualquer tipo de pele, basta escolher a cor certa para a sua pele.

A argila verde e a preta, por exemplo, são ótimas para peles oleosas, já que possuem ação adstringente, desintoxicante e remineralisante, que ajuda controlar a produção de sobo e trata a pele oleosa. A argila vermelha ajuda a rejuvenescer, a dourada é remineralizante e a branca combate manchas de pele. O ideal é que a máscara de argila aja por 20 minutos, seguida de higienização com água fria.

Máscaras Refrescantes

Existem máscaras, como as que são à base de alginato, que refrescam e tratam a pele, assim como as máscaras de hortelã e de mentol, por exemplo. Esse tipo de máscara deve ser removido, preferencialmente, com água morna, e enquanto faz a remoção, aproveite para massagear a pele com movimentos circulares, fazendo uma drenagem suave.

Escalda-pés: Delícia!

Já fui muito festeira, do tipo que não via nada demais de sair de segunda a segunda, e sempre de salto alto, claro. Como usava salto alto o dia todo, chegava em casa, pegava um pouco de água quente e um pouco de sal grosso, colocava em uma vasilha própria para os pés, e “mergulhava” os pés dentro. Ô sensação boa! O cansaço nos pés sumia imediatamente e eu me sentia revigorada.

Fazer um escalda-pés semanal ajuda a relaxar, e você pode usar, além do sal grosso, essências diversas ou, melhor, óleos essenciais que ajudem a relaxar.

Já se a intenção for “refrescar” os pés, substitua o sal grosso por uma pedrinha de cânfora, que é vendida em farmácias por menos de 1 Dilma.

Existem também os sachês escalda pés que já vêm prontos, com cheiros e funções diversas. É só escolher o que mais agrada!

Banho  de Ervas

É comum, em SPAs, ofereceram banho de ervas, e isso também dá pra fazer em casa! Eles podem ser relaxantes ou estimulantes, e são sempre uma boa pedida, porque refrescam e revigoram.

É bom simples de fazer: pegue um maço da erva de sua preferência, como alecrim, por exemplo, e faça uma infusão com água morna. Pode-se, ainda, macerar as ervas. Depois é só coar e jogar no corpo. Quem quiser pode acrescentar gotas de óleos essenciais de sua preferência e deixar tudo ainda mais gostoso!

O bom é que as ervas são facilmente encontradas em floriculturas ou até em mercado, como a hortelã e o manjericão, por exemplo.

Não encontrou ervas do seu gosto? Compre um óleo essencial, coloque cinco gotinhas em um litro de água e se delicie! O efeito é tão bom quanto os banhos de ervas, e ainda é prático, porque o vasinho de óleo essencial é pequeno e cabe em qualquer lugar!

Dá pra ver que é tudo bem simples, né? Mãos à Obra!

Beijos

Ju Lopes

SPA Caseiro: Aproveite!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.