Tenha Unhas Mais Fortes Já!

São muitos os “problemas de beleza” que incomodam as mulheres, e nesse rol de problemas, a fragilidade das unhas alcança lugar de destaque, já que é muito mais comum do que a gente imagina.

A unha fragilizada tende a ser mais fina, descamativa”, porosa e quebradiça, podendo, ainda, apresentar manchas de diversas cores, coloração amarelada ou esbranquiçada e ondulações. Via de regra, o que deixa a unha nesse estado é o uso abusivo dos removedores de esmaltes, os produtos de limpeza e o desequilíbrio nutricional, que é fruto da dieta pobre em nutrientes e nem um pouco saudável que temos atualmente.

unha

Assim, pra fortalecer as unhas, é preciso eliminar as causas, ou seja, ter uma dieta saudável e rica em minerais e vitaminas, usar luvas de proteção quando for manusear produtos de limpeza e evitar o uso de determinados removedores de esmalte.

O primeiro passo é fazer mudanças na alimentação. É preciso consumir proteínas diariamente,  já que as unhas são formada, em grande parte, por proteínas. Uma dieta pobre  em proteína enfraquece as unhas, e isso eu senti na pele quando parei de comer carne (de qualquer tipo). Mesmo consumindo soja diariamente, minhas unhas, que sempre foram fortes, começaram a “desfolhar” nas pontas, e a solução foi suplementar proteína e aumentar o consumo de alimentos protéicos.

unhas-fazer-2-4fad3321df104

Além de proteínas, é importante consumir diariamente alimentos ricos em ferro, em zinco e em vitaminas do complexo B.

Um suplemento que é muito eficaz pra fortalecer as unhas é o Pill Food, que eu tomei por muitos anos pra fortalecer e ajudar os fios a crescerem mais rápido, mas havia parado desde maio porque fui testar uma fórmula de uso tópico para o crescimento dos fios. O pill food é um complexo de vitaminas e aminoácidos comercializado em farmácias de manipulação, e como o preço é bem em conta (menos de 30 Dilmas), compensa usar.

Outra coisa que a gente precisa aprender a fazer é  evitar o uso de acetona e buscar soluções alternativas. É que a acetona resseca as unhas, o que pode não ser grave para uma unha saudável, mas é especialmente negativa para unhas pois as deixa mais porosas e favorece a descamação, o enfraquecimento e a quebra.

Deixar as unhas “respirarem” sem esmalte  um dia da semana também é importante, pois os esmaltes podem ser bastante agressivos para unhas já fragilizadas.

Em compensação, o uso de bases fortalecedoras isentas de formol são indicadas, já que agem fortalecendo a  queratina presente nas unhas. Basta usar a base fortalecedora antes do esmalte, o que é, ainda, uma medida de proteção, pois evita que o esmalte entre em contato direto com as unhas.

Como os produtos de limpeza, inclusive os detergentes e o sabão em pó que usamos com mais regularidade, são agressivos, é indicado que, ao fazer serviços de limpeza, mesmo que seja lavar pratos, usemos luvas para proteger as mãos e evitar o contato direto desses produtos com as unhas e com as mãos.

Hoje é bem fácil de encontrar luvas impermeáveis, que são relativamente baratas, então não tem desculpa, né?

Beijos

Ju Lopes

Tenha Unhas Mais Fortes Já!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.