in

Tenha Unhas Mais Fortes Já!

São muitos os “problemas de beleza” que incomodam as mulheres, e nesse rol de problemas, a fragilidade das unhas alcança lugar de destaque, já que é muito mais comum do que a gente imagina.

A unha fragilizada tende a ser mais fina, descamativa”, porosa e quebradiça, podendo, ainda, apresentar manchas de diversas cores, coloração amarelada ou esbranquiçada e ondulações. Via de regra, o que deixa a unha nesse estado é o uso abusivo dos removedores de esmaltes, os produtos de limpeza e o desequilíbrio nutricional, que é fruto da dieta pobre em nutrientes e nem um pouco saudável que temos atualmente.

unha

Assim, pra fortalecer as unhas, é preciso eliminar as causas, ou seja, ter uma dieta saudável e rica em minerais e vitaminas, usar luvas de proteção quando for manusear produtos de limpeza e evitar o uso de determinados removedores de esmalte.

O primeiro passo é fazer mudanças na alimentação. É preciso consumir proteínas diariamente,  já que as unhas são formada, em grande parte, por proteínas. Uma dieta pobre  em proteína enfraquece as unhas, e isso eu senti na pele quando parei de comer carne (de qualquer tipo). Mesmo consumindo soja diariamente, minhas unhas, que sempre foram fortes, começaram a “desfolhar” nas pontas, e a solução foi suplementar proteína e aumentar o consumo de alimentos protéicos.

unhas-fazer-2-4fad3321df104

Além de proteínas, é importante consumir diariamente alimentos ricos em ferro, em zinco e em vitaminas do complexo B.

Um suplemento que é muito eficaz pra fortalecer as unhas é o Pill Food, que eu tomei por muitos anos pra fortalecer e ajudar os fios a crescerem mais rápido, mas havia parado desde maio porque fui testar uma fórmula de uso tópico para o crescimento dos fios. O pill food é um complexo de vitaminas e aminoácidos comercializado em farmácias de manipulação, e como o preço é bem em conta (menos de 30 Dilmas), compensa usar.

Outra coisa que a gente precisa aprender a fazer é  evitar o uso de acetona e buscar soluções alternativas. É que a acetona resseca as unhas, o que pode não ser grave para uma unha saudável, mas é especialmente negativa para unhas pois as deixa mais porosas e favorece a descamação, o enfraquecimento e a quebra.

Deixar as unhas “respirarem” sem esmalte  um dia da semana também é importante, pois os esmaltes podem ser bastante agressivos para unhas já fragilizadas.

Em compensação, o uso de bases fortalecedoras isentas de formol são indicadas, já que agem fortalecendo a  queratina presente nas unhas. Basta usar a base fortalecedora antes do esmalte, o que é, ainda, uma medida de proteção, pois evita que o esmalte entre em contato direto com as unhas.

Como os produtos de limpeza, inclusive os detergentes e o sabão em pó que usamos com mais regularidade, são agressivos, é indicado que, ao fazer serviços de limpeza, mesmo que seja lavar pratos, usemos luvas para proteger as mãos e evitar o contato direto desses produtos com as unhas e com as mãos.

Hoje é bem fácil de encontrar luvas impermeáveis, que são relativamente baratas, então não tem desculpa, né?

Beijos

Ju Lopes

Rate this post

Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

Especial Dia dos Pais: dicas de presentes para cada estilo

Como O Estresse se Manifesta na Pele?