7 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Hidratação Capilar

Hidratação é uma coisa simples, mas que deixa margem a dúvidas, não é mesmo? Vamos, hoje, sanar algumas!

1- Qual a Frequência Certa da Hidratação?

Muita gente não sabe ao certo de quanto em quanto tempo hidratar os fios, e não existe, na verdade, um tempo determinado, porque isso vai depender do cabelo em questão. Cabelos virgens não têm, via de regra, danos severos, de forma que basta uma aplicação a cada quinze dias. Se os fios estiverem desidratados, o ideal é hidratar semanalmente até que o cabelo se recupere. Já quem está com os fios danificados ou quem faz químicas capilares deve hidratar os fios duas vezes por semana, lembrando de investir, também, em reconstruções, que vão recuperar os danos dos fios. Meninas de cabelos oleosos que estejam com as pontas secas podem usar máscaras semanalmente, desde que protejam a raiz ou usem máscaras específicas para cabelos oleosos.

Como meu cabelo é danificado por causa da descoloração, hidrato os fios sempre que lavo o cabelo, ainda no chuveiro, e uma vez a cada 10 dias faço uma hidratação mais potente. Não significa que vai funcionar para todo mundo, mas para mim funciona bem!

2- Dá Para Cuidar do Cabelo em Casa?

Muita gente questiona isso, e a resposta é sim, claro. As máscaras que compramos para usar em casa são sim, excelentes opções, pois ajudam a repor a umidade perdida, podem ser fortalecedoras, nutritivas, revitalizadoras ou reconstrutoras, ajudando a reverter os danos dos fios e doando vida nova aos cabelos. As máscaras recuperam efetivamente o cabelo, restaurando sua estrutura interna, e são ótimas aliadas, em casa ou no salão! O que você vai precisar aqui é identificar a melhor máscara para o seu cabelo e usar da maneira correta e na quantidade certa para que os resultados sejam os melhores possíveis.

459823-Como-cuidar-do-cabelo-cacheado-corretamente-1

Eu cuido do meu cabelo em casa e só vou no salão mesmo para retocar a raiz, e consigo dar conta de tudo certinho, sem maiores problemas.

3- Hidratação de casa é diferente de hidratação de salão?

Sabe aquela impressão que a gente tem de que no salão a hidratação costuma funcionar melhor? Muitas vezes funciona melhor sim, mesmo sendo a mesma máscara, porque a escolha da máscara foi certeira, porque ela foi usado na quantidade certa e da forma certa, o que faz toda diferença.

Na verdade faz muita diferença procurar um profissional para diagnosticar corretamente o seu cabelo, identificando quais as carências e do que ele, efetivamente, precisa. Porque isso é tão importante? Porque não adianta nada usar uma excelente hidratação se for de reconstrução que o seu cabelo precisa, porque você não estará dando aos seus fios o que eles precisam pra se recuperar.

Outra coisa importante é que alguns produtos de uso específico de salão de beleza são  mais concentrados e, portanto, muito mais potentes, o que significa um melhor resultado nem período menor de tempo. A forma certa de lavar os fios também interfere demais no resultado final, assim como a forma de aplicar a máscara.

4- Qual a forma certa de aplicar a hidratação?

Já falei por aqui muitas vezes sobre a melhor forma de aplicar a hidratação nos fios, mas não custa fazer um resumo, né? Primeiro é preciso lavar os fios com shampoo, preferencialmente um shampoo mais adstringente, removendo o produto em seguida até que a água saia cristalina. Após remover o excesso de umidade, aplique a máscara nos fios, em todo o comprimento e nas pontas. É importante não aplicar a máscara no cabelo molhado porque isso dilui os ativos de tratamento, o que compromete a eficácia do produto. Deixe o produto agir o tempo recomendado e, em seguida, enxágue os fios removendo a máscara completamente.

610043-Mitos-e-verdades-sobre-cabelo-cacheado-3

Eu sempre aplico um pouco de condicionador no final, a depender do pH da máscara, para selar as cutículas, mas isso vai “de gosto” mesmo.

5- Precisa usar touca térmica ou fonte de calor?

Tá aí outro questionamento constante, e confesso que até dois, três anos atrás, não me imaginava hidratando os fios sem usar fonte de calor, pois o calor ajuda a abrir as escamas dos fios e potencializar a penetração dos ativos de tratamento. Contudo, a coisa já evoluiu e a tecnologia mudou, o que significa que os produtos de hoje já possuem ativos e moléculas tecnológicas, que são capazes de, sem fonte de calor, penetrar na fibra capilar e tratar os fios.  Claro que não são todos os produtos que possuem esse tipo de tecnologia, então, na dúvida, é melhor abafar o cabelo, seja com touca térmica ou com touca de alumínio.

6- Power Dose: É ou não é Eficaz?

Os tratamentos em dose única, também chamados de unidose, têm sido muito utilizados em salões de beleza sobretudo pra quem não tem muito tempo, já que eles hidratam e tratam os fios (algumas são reconstrutoras, fortalecedoras, etc) em pouco tempo, o que, claro, é ótimo. Esse tipo de produto tende a ser mais concentrado, justamente pra compensar o pouco tempo de ação, e podem sim ser uma boa opção para tratar os fios. Só acho que não deve ser algo pra usar sempre, pois de vez em quando é bom fazer um tratamento completo, não é? O cabelo agradece!

7- Posso misturar máscaras diversas?

Eu costumo sim, misturar máscaras diferentes, mas só faço isso na hora de usar, porque não dá para misturar dois produtos diferentes no mesmo potinho, já que cada fórmula foi desenvolvida para agir de uma forma. Além disso, não é lá muito recomendado misturar produtos porque, em alguns casos, existe incompatibilidade entre os ativos das fórmulas, o que pode causar problemas para o cabelo e até alergias.

Então, caso queira misturar produtos, só faça no momento de usar e tenha cuidado com as misturas, porque nem sempre o resultado fica bom! Para quem quiser incrementar produtos, sugiro usar Bepantol líquido ou algumas gotas de óleo vegetal, que sempre funcionam bem, mas não vale exagerar. Digo isso porque, certa vez, uma leitora misturou 20 ml de óleo em uma colher de máscara e veio reclamar que o cabelo ficou oleoso. Bom, nesse caso é meio lógico que a coisa não daria certo, mas por causa do exagero!

Beijos

Ju Lopes

7 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Hidratação Capilar
4 (80%) 1 Voto

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.