8 Dicas Para Ter Fios Mais Brilhantes Já!

Sabe cabelo de comercial de shampoo? É fato que aquilo ali não é real, mas bem que a gente queria um cabelão brilhoso daqueles, né? Bom, se com todos os melhores produtos disponíveis, e isso sem falar dos cabeleireiros, a coisa já é difícil, imagine pra quem não tem acesso a nada disso, aí sim ter um cabelo “de TV” é coisa difícil. Certo? Errado!

Errado porque para o cabelo brilhar não é preciso grandes coisas, mas sim pequenos cuidados, que são simples, mas precisam ser constantes!

1- O Mais Importante: A Limpeza Correta

Alguém já viu cabelo sujo brilhar? Não, tenho certeza! Nem cabelo nem nada, aliás!

O que acontece é que cabelo que brilha é cabelo que reflete luz, porque o brilho é o reflexo da luz no fio do cabelo, mas isso só acontece quando o cabelo está limpo. E, pra ter cabelo limpo não basta jogar água, shampoo e condicionador não, é preciso seguir os passinhos da forma correta!

Captura de tela inteira 06072013 085600

Primeiro, escolha um shampoo adequado ao seu tipo de cabelo, que ofereça aos fios exatamente o que ele precisa para que a limpeza seja feita de maneira eficaz. Depois, aprenda a lavar o cabelo como se deve, como se faz em salão. Primeiro é preciso umedecer os fios com água em temperatura ambiente, depois é hora de, em um recipiente, pode ser aqueles onde a gente mistura a tintura, diluir um pouco do shampoo em água, aplicar nos fios, massagear bastante, mas com a ponta dos dedos e não com as unhas, e, em seguida, enxaguar os fios. O enxague é uma parte super importante, pois não deve sobrar nenhum tipo de resíduo no cabelo, então enxague até que a água saia limpinha.

Após o enxágue do shampoo, remova o excesso de água dos fios e aplique, no comprimento e nas pontas, o condicionador, que jamais deve “tocar” a raiz para que os fios não fiquem oleosos e pesados. Deixe o condicionador agir por 60 segundos, enxágue bastante, removendo todo o produto dos fios, e, com a ajuda de uma toalha, seque os fios, mas sem esfregar para que o atrito não estrague o cabelo e abra as cutículas.

Muita gente ainda tem o costume de “torcer” a toalha nos fios pra enxugar mais rápido, mas isso é um crime, pois estraga demais o cabelo!

2- A Temperatura da Água

A temperatura da água é muito importante na lavagem dos fios. O ideal é que os fios sejam lavados com água em temperatura ambiente e que o último enxágue seja com água fria, que sela as cutículas dos fios, o que, por óbvio, deixa o cabelo mais brilhoso, já que a textura fica mais uniforme.

Quem mora em locais frios vai penar com essa dica, mas água quente é um crime contra os fios e não deve ser usada  de jeito nenhum!

3- Secar

Quase ninguém deixa os fios secarem “naturalmente”, o que seria o ideal. Mas, como secador é mania nacional, precisamos ficar de olhos bem abertos em relação  a sua temperatura. O correto é que a temperatura não seja muito alta para não ressecar os fios (cabelo seco fica opaco, não brilha!), e o último jato de ar deve ser frio, uma dica que funciona da mesma forma que a água fria, já que ajuda a selar as cutículas e faz com que os fios brilhem mais.

Captura de tela inteira 11072013 155555

4- Óleos Poderosos!

A febre do argan passou, mas não a dos óleos finalizadores, que vieram pra ficar! O fato é que os óleos finalizadores, desde que de boa qualidade, são hidratantes, nutritivos, lubrificantes e emolientes, e, por isso, restauram a hidratação natural dos fios e ajudam na lubrificação das madeixas. Além disso, eles, por si só, doam brilho, sobretudo se forem aplicados nos fios secos, após a secagem natural ou com secador/chapinha.

O que se deve evitar são produtos ricos em óleos minerais, que até doam brilho em um primeiro momento, mas encapam os fios e vão se acumulando, o que, a longo prazo, resulta em um cabelo opaco e pesado. O olho mineral não trata o cabelo, ele apenas maquia e, portanto, não é uma boa ideia usá-lo com frequência!

5- A Estrutura Dos Fios

É fato que o cabelo liso brilha mais do que o cabelo ondulado ou cacheado, e isso acontece porque a luz reflete com mais intensidade na superfície lisa do que na superfície espiralada, como a dos fios cacheados. Isso significa que os fios cacheados não podem brilhar? De jeito nenhum! Isso só significa que o trabalho será um pouco maior!

6- Acúmulo de Resíduos

Hoje quase todo mundo usa produtos finalizadores para os cabelos, e quase que diariamente. O grande problema disso é que todos esses produtos vão se acumulando nos fios, então se não for tomado o devido cuidado, ou seja, lavagem profunda de vez em quando, os fios ficarão opacos, pesados e sem brilho.

O uso de um shampoo de limpeza profunda, ou mesmo de um shampoo para cabelos oleosos, que são mais adstringentes, a cada vinte dias resolve o problema.

7- Filtro Solar: Tem Que Usar!

É muito importante o uso do filtro solar capilar, já que o sol acaba detonando o cabelo. O que acontece é que o cabelo contém, em toda a extensão do fio, queratina, e o sol “ataca” essa queratina, o que significa que a cutícula do cabelo fica altamente prejudicada, e se a cutícula fica prejudicada, o fio deixa de refletir a luz e o cabelo deixa de brilhar.

Optar por finalizadores que contenham filtro solar é a melhor saída, já que eles protegem os fios dos efeitos dos raios solares. Além disso, no verão, quando a exposição solar é maior, é preciso proteger mais o cabelo, e pra isso vale lançar mão de chápeu, lenços e coisas do tipo.

8- A Tal da Alimentação

A alimentação ajuda muito na saúde geral do cabelo, então quem deseja ter fios bonitos, brilhosos e saudáveis precisa ficar atenta a  isso! Consumir frutas, verduras, legumes, cereais e soja diariamente é muito importante, e esse cuidado não deve ser negligenciado.

Beijos

Ju Lopes

8 Dicas Para Ter Fios Mais Brilhantes Já!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.