A Maneira Certa de Lavar os Cabelos

Olá!!!! Muitas meninas me perguntam qual é a maneira certa de lavar os cabelos. Parece ser muito simples, shampoo, condicionador e tal, e foi por isso mesmo que resolvi escrever este artigo. Não pensem que são bobas quem me faz essa pergunta pois, na verdade, a lavagem  correta implica estudo químico e uma série de questões. Entenda:

Shampoo:

Possui somente carga negativa (aniônica), que tem como principal função a limpeza, mas não serve apenas para lavar e limpar os cabelos, como pensam a grande maioria.  O shampoo faz a manutenção das proteínas, o que faz com que os fios cresçam naturalmente e saudáveis. Shampoo com consistência muito cremosa não são aconselhados. É de extrema importância saber qual é o seu tipo de cabelo, para assim poder escolher o produto adequado que contenha os componentes ideais para o seu cabelo. Quem tem os cabelos cacheados ou crespos, deve seguir essas dicas AQUI. 

Condicionador:

Possui carga positiva (catiônica) que, além de fechar a cutícula dos fios, desembaraça os cabelos e repõe a camada lipídica, removida pelo shampoo, neutralizando as cargas dos cabelos. Caso contrário, os fios ficarão ressecados. Por isso é sempre importante usar tanto o shampoo quanto o condicionador, para equilibrar as cargas. Sempre nessa ordem. Não é recomendado usar produtos 2 em 1 (shampoo + condicionador) e nem misturar os dois no banho de uma vez só. Primeiramente é preciso usar o shampoo, enxaguar para depois sim utilizar o condicionador.

Maneira Certa de Aplicar o Shampoo:

O ideal é, com os cabelos molhados, espalhar uma quantidade proporcional em todo o couro cabeludo, sem exageros. Se o cabelo for comprido é necessário aplicar um pouco de shampoo no comprimento. O movimento das mãos pode ser em circular ou garra, desde que o produto seja bem distribuído, mas sempre com a ponta dos dedos nunca com a unha para não agredir o couro cabeludo. Se houver irritação, a região fica mais propensa a bactérias e infecções.

Maneira Certa de Aplicar o Condicionador:

Não deve ser aplicado na raiz, pois o contato do condicionador com o couro cabeludo favorece o aumento de oleosidade. Quando excessiva, além de causar coceiras e mau cheiro, além de dermatite seborreica (caspa). Ainda mais nesta estação em que estamos! O inverno tende a ser a época em que há mais tendência à caspa, pela associação da água quente com o uso mais frequente dos condicionadores. Deve ser usado apenas no comprimento do cabelo e agir por aproximadamente três minutos. Em seguida é preciso enxaguar bem. Nunca se deve deixar o condicionador nos cabelos, senão ficará muito gorduroso e com tendência à caspa e a adesão de partículas invisíveis que removem o brilho do cabelo.

Foto: Reprodução.
Foto: Reprodução.

Máscara:

A máscara é super importante para a manutenção de fios hidratados e com vida. Tem um poder de hidratação maior que o dos condicionadores, o que é essencial para os cabelos, principalmente os mais ressecados e danificados. Ela deve ser usada de acordo com a necessidade específica do cabelo – para nutrir, hidratar, dar emoliência, reter a cor, ou até mesmo para controlar a oleosidade e o volume – de uma a duas vezes por semana, dependendo do nível de desgaste. É preciso então saber a necessidade do estado em que o fio se encontra e as características naturais (genéticas) de cada cabelo para então saber qual máscara utilizar, isso porque cada uma possui ingredientes específicos em sua composição ideais para determinados aspectos. Por exemplo, para fios opacos, máscaras com extratos de alga, alecrim e aminoácidos da seda. Para saber os ingredientes ideais para fios secos, bem como rebeldes e ressecados, clique AQUI.

Maneira Certa de Aplicar a Máscara:

Para a aplicação da máscara, é importante que tenha seguidos os primeiros passos: shampoo e condicionador. O tempo no cabelo varia de marca pra marca, normalmente varia entre 15 minutos. De toda forma, dê uma lida básica no “modo de usar”. Para saber direitinho como aplicar a máscara, confira AQUI sobre como hidratar os cabelos em casa da forma correta.

Foto: Reprodução.
Foto: Reprodução.

Selador Térmico:

Quem não consegue lavar o cabelo sem usar secador (e chapinha) depois, após todo o processo anterior, aplique selador térmico do comprimento às pontas. Este cuidado básico protege seus fios contra o calor do secador e chapinha.

Leave-in:

Os finalizadores de tratamento como creme para pentear, creme sem enxágue, sérum para pontas duplas e antifrizz blindam os fios preservando o balanço, a saúde e a força. O mecanismo é o seguinte: eles agem como uma película protetora que protege o fio contra poluição e sol, além de selar as pontas (nem todos fazem isso, mas a maioria faz) evitando a fragilidade do cabelo. Parece ser mesmo maravilhoso, mas cuidado: o uso desses produtos atrai partículas invisíveis que estão no ar, que se depositam no fio, fazendo com que o cabelo perca seu brilho com mais facilidade. Por isso, quem usa finalizador diariamente deve usar shampoo de limpeza profunda semanalmente.

Agora todas vocês sabem como lavar o cabelo da maneira certa!

Beijos!

Isadora.

Me adicione:
Facebook: https://www.facebook.com/isadorafontao
Twitter: https://twitter.com/#!/IsadoraFontao

OU escreva para:
E-mail: isadorafontao@patricinhaesperta.com.br

A Maneira Certa de Lavar os Cabelos
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

1 Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.