Até Que Ponto as Receitas Caseiras Funcionam?

Ontem de noite fiquei conversando com as meninas no Face sobre algumas receitas capilares que circulam na net, pois acabei me deparando com umas de arrepiar, pra dizer o mínimo.

Como expliquei lá, já usei e indiquei várias receitinhas, como óleo de coco, máscara com iogurte e muitas outras, mas testo muitas vezes antes, verifico se pode causar problemas (minha dermato vai me banir do circulo de amizades, com certeza, porque a bichinha sofreeee com minhas perguntas!) e aí sim compartilho.

Isso acho válido, porque pode ajudar quem não pode ou não quer, neste momento, disponibilizar um determinado valor para investir em um produto de cabelo.

O que eu não entendo é como tem gente posta umas receitas absurdas, que podem causar danos graves, como umas que vi ontem.

A primeira dizia que água sanitária removia tinta, progressiva e ajudava a clarear os cabelos (pra quem quiser conferir, basta jogar no Google os termos “água sanitária” e “cabelos”).

Olha, eu não sou química, mas a água sanitária, pelo que me consta, é alvejante, desinfetante e germicida, feita, geralmente, com hipoclorito de sódio, hidróxido de sódio e cloreto de sódio.

O que a água sanitária faz, e tem vários relatos na internet, é queimar o couro cabeludo, provocar irritações e detonar o cabelo.

Colocar isso no cabelo e, pior, indicar para que as pessoas façam é, no mínimo, irresponsabilidade.

O outro absurdo foi uma escova “bombástica” feita de carbocisteína (xarope infantil) e pó Royal para alisar e proporcionar volume aos fios.

Realmente é preciso admitir que a criatividade das pessoas não têm limites…

Sim, pó Royal incha bolo e pão, não cabelo.

Carbocisteína é remédio pra tosse, então a menos que o seu cabelo tenha pegado um resfriado ou coisa do tipo, não é um produto capilar.

Existem sim escovas de carbocisteína, como a Uberliss, da Avlon, mas uma coisa é a carbocisteína utilizada em químicas capilares e outra, bem diferente, é a de xarope infantil!

Não falo isso pra censurar ou podar ninguém. Falo isso porque recebo centenas de e-mails semanais com dúvidas sobre cabelos e já vi de tudo, até gente que passou óleo de peroba no cabelo pra dar brilho.

Sim, isso existe e seria hilário se não fosse trágico!

E, vamos combinar, se você quer bancar a cientista e usar o próprio cabelo pra experiências, ótimo, mas a menos que você saiba, com plenitude de certeza, que isso não causará danos, guarde para você!

Responsabilidade e bom senso nunca são demais!

Beijos

 Ju Lopes

Até Que Ponto as Receitas Caseiras Funcionam?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

9 Comments
  1. Suuuuuuper apoiado! Eu não tenho coragem de usar Monovim A =(

  2. Temos tantos produtos ótimos e baratinhos especifícos para serem usados nos cabelos, por que as pessoas ainda insistem em colocar tudo que é porcaria na cabeça?

  3. Aline Gundhner disse:

    Aff…tanta criatividade né…bom se ela fosse usada para coisas que fazem bem!

  4. Realmente criatividade nao falta nessas pessoas… o que falta é responsabilidade!
    É tanto absurdo que a gente acha no “tio google”..rs
    Existem vários produtos bons e baratos que podemos usar para tratar nossos cabelos,não acredito que ainda existam pessoas que se propõem a fazer tais absurdos…

    é cada coisa que nao sei nao…

    bjo juh!

  5. Pois é cada uma que a gente vê por aí.
    Já diminui o uso da água sanitária até da faxina de casa. rsrsrsrsrs
    Por falar em receitinhas, eu vi uma no You Tube. É uma máscara feita de gelatina incolor e leite para tirar os cravinhos do nariz. Você já viu?

  6. Que absurdo!
    Nas formulas dessas receitas magicas existem produtos toxicos que podem trazer varias consequencias e até a morte.

  7. A do óleo de peroba me causou arrepios. Nunca tive coragem de usar nenhuma receita caseira no cabelo. Com tantos produtos de qualidade e acessíveis ao bolso pra quê inventar? #FALTADEBOMSENSOEXPLICA.

    Beijos.

  8. Ju, uma pergunta nada a ver com o post: Vc já usou a reconstrução da Lanza? Acabei de comprar a de um litro, depois fiquei meio que com receio se é boa ou não. Estava na dúvida entre a Extreme up, a da Lanza e a Plus Cauter Trivitt. Mas se funcionar direitinho, eu volto aqui para te contar.

  9. Uma amiga minha usou óleo de soja, de cozinha. Por exigência da noiva nos madrinhas cortamos o cabelo chanel, ( concordamos claro) o da minha amiga q passa óleo de cozinha, cresceu bem mais q o meu e mais forte. Eu uso óleo de coco. E estou na dúvida entre o de cozinha ou o laxante rícino.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.