Cabelos: dê brilho a eles!

O brilho foi embora e você ficou com os fios opacos e sem graça? Acabe com isso seguindo as nossas dicas radiantes!

Nosso cabelo é cheio de fases, às vezes lindos, sedosos, brilhantes e, já outras, opacos, quebradiços e porosos. Infelizmente não temos como evitar as reações dos cabelos, mas, podemos sim, tratá-los da forma correta para que eles voltem ao seu ápice de beleza.

Realmente não é uma tarefa fácil manter os fios sempre radiantes, principalmente se você mora em uma cidade onde o índice de poluição é alto, além disso outros fatores já conhecidos, entre as mais comuns: as químicas, colorações, progressivas e todo o bando. Mas nada que alguns truques de mestre não consigam devolver o brilho aos cabelos, antes de começar a listar as atitudes que vão garantir luminosidade, é importante saber como isso acontece.

Entenda que, para que a luminosidade esteja sempre nos fios, é preciso hidratar e, por vezes, reconstruir a fibra capilar, que é aonde tudo começa. Quando o cabelo está em estado saudável, com as cutículas seladas, o que consequentemente cria uma superfície lisa, a luminosidade logo aparece, já que esse é o ambiente ideal para ela. Ou seja, quanto mais liso forem os fios, maior chances eles terão de brilhar. Por isso os cabelos lisos brilham mais do que os cacheados, por conta da linearidade. O processo que garante brilho extra às madeixas começa no chuveiro e só termina na finalização, vamos lá?

luzes-em-vários-tons1
Cabelos: dê brilho a eles!

1- A primeira dica vocês já devem ter ouvido falar e também já devem ter recebido várias recomendações acerca dela: a temperatura da água é tudo! Nós já estamos carecas de saber que tomar banho com água quente faz mal, tanto para o cabelo, quanto para a pele. Ela abre as escamas, deixa os fios ressecados e retira toda a hidratação, enquanto a água fria faz o efeito totalmente contrário, fechas as cutículas, deixando o fio pronto para o efeito luminoso porque a superfície continua plana.

Por isso, para obter o brilho tão desejado, é imprescindível que o cabelo seja lavado em água fria, ou no mínimo, para as amantes de banhos ferventes, faça com que o ultimo jato de água seja feito em baixa temperatura.

2- Sabia que a forma com que você enxágua o cabelo tem tudo a ver com o brilho ou a falta dele? Sim, pode até parecer besteira no primeiro momento, mas se você “esfregar” a toalha com certa força nos fios, pode dar adeus à luminosidade. Isso acontece porque esse movimento de vai e vem realizado sem moderação, coloca em risco a saúde do cabelo, podendo fazer os fios se romperem, caírem ou ficarem com mais frizz. Tudo isso impede o brilho de aparecer, então agora faça da maneira correta, não esfregue, apenas use a toalha para tirar o excesso de água espremendo contra os fios.

3- A gente aqui adora facilitar as coisas, que tal unir o útil ao agradável utilizando um produto que controle o frizz, ao tempo em que forneça doses de brilho extra?

Como já sabemos, assim como os fios porosos, os rebeldes não são bons candidatos para o efeito que nós queremos, uma vez que o frizz age em desfavor da superfície lisa. A solução é procurar por produtos que têm o poder de iluminar e ao mesmo tempo domar a rebeldia dos fios, óleos e séruns são ótimas opções. Mas há também os sprays de brilhos que conseguem efeitos pra lá de maravilhosos.

4- Hidratar, hidratar e hidratar mais um pouquinho: aposte nessa ideia!

Quer que eu te fale a verdade? Para ter um cabelo a lá diva é preciso investir e se dedicar bastante nos tratamentos realizados em casa. Nem todas podemos nos dar ao luxo de ir ao salão de 15 em 15 dias ou uma vez ao mês, por isso mesmo é essencial que façamos hidratações em casa. É meio que um compromisso firmado com o cabelo, sabe? Hidrate de acordo com a frequência que ele necessita, utilize xampus e condicionadores que sejam ricos em nutrientes e reponham a massa capilar.

5133

Quer uma dica de um produto que oferece essa ação? Invista em cosméticos capilares com lipídeos, a exemplo da geleia real e a queratina, que regeram o cabelo e deixam as madeixas prontas para receber a luminosidade. Dá uma olhadinha nesse poderoso da Alfaparf.

5- Uns dos maiores inimigos do brilho são os aparelhos com altas temperaturas, como a chapinha, o babyliss e o secador, que algumas usam todos os dias… “Pelamor” ao seu cabelo, não faça isso! O quanto você puder evitar, é melhor para seus fios e consequentemente para o seu bolso, já que ele precisará de cuidados especiais.

Ao usar esses equipamentos, tente deixar a temperatura mais baixa o possível e não encoste nos fios de forma alguma. Com o passar do tempo eles vão assumindo uma aparência opaca e sem vida, é disso que estamos fugindo. A dica para quem não abre mão desses artifícios é recorrer ao jato frio sempre que terminar de escovar as madeixar ou passar a chapinha, assim as escamas se fecham e o brilho dá as caras.

6- Não se esqueça de manter as visitas ao cabeleireiro sempre em dia para aparar as pontas e dar novos ares ao corte. A manutenção é a peça chave de uma cabelo bonito e moderno, quanto mais tempo você demorar para cortar, mais chances ele tem de sofrer danos. Se você estiver na esperança de que eles cresçam mais rápido, isso pode até acontecer, mas infelizmente as pontas não estarão bonitas e, provavelmente, bastante ressecadas, com pontas duplas e mais. Faça manutenções a cada três meses para exibir fios brilhantes e estilosos.

7- Já pensou em fazer um banho de brilho?

Seja nos cabelos naturais ou quimicamente tratados, o banho de brilho é uma grande mão na roda. Com essa técnica antiga e até hoje atual, é possível doar uma boa quantidade de luminosidade aos fios tristes e opacos e ainda evidenciar a cor natural ou dar uma renovada no tom.

Prontinho! Coloque as dicas em prática e nos conte como suas madeixas reagiram.

Beijos reluzentes,

Neny Bertini

Cabelos: dê brilho a eles!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kemilly Bertini

Jornalista, comunicativa, pura energia. Apaixonada pelo universo feminino, dar dicas sobre beleza, moda, cabelos, maquiagem sempre foi seu maior hobby e ajudar mulheres a descobrirem a melhor versão de si mesmas é um dos seus prazeres.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.