Cabelos Secos: Aprenda a Tratar!

Seu cabelo é seco ou é ressecado? Sim, apesar de não parecer, o cabelo seco é diferente do cabelo ressecado!

É que o cabelo seco é uma característica hereditária, ou seja, é determinado geneticamente. Esse tipo de cabelo já vem “de fábrica” com uma produção menor de gorduras pelas glândulas sebáceas, o que resulta em fios opacos e mais ásperos. Além disso, esse tipo de cabelo é muito mais vulnerável, já que suas escamas se abrem mais facilmente, e, dessa forma, os ataques externos e os processos químicos afetam esse tipo de cabelo de forma muito mais intensa.

O cabelo ressecado, ao contrário do seco, não é um “tipo de cabelo”, é um problema capilar que pode acontecer com qualquer tipo de cabelo, inclusive com cabelos oleosos. O cabelo fica ressecado devido as agressões externas, as químicas capilares e a falta de hidratação para repor água nos fios. Outra coisa que resseca bastante o cabelo, qualquer tipo de cabelo, é o uso do secador e da chapinha, sobretudo quando não há proteção térmica adequada.

Captura de tela inteira 08072013 153055

O fato é que, embora sejam diferentes na origem e nas causas, os “sintomas”, por assim dizer, desses dois tipos de cabelo são bem semelhantes e incluem aspereza, falta de sedosidade, falta de maciez, muito volume, muito frizz, opacidade (falta de brilho), fios embaraçados, fios difíceis de pentear e pontas duplas, dentre outras coisas.

Mas, pra nossa sorte, tratar os fios secos é fácil! Vejam as dicas abaixo, sigam direitinho e depois me contem os resultados!

Hidratação: Use e Abuse!

A primeira dica para tratar os fios secos e ressecados é a mais lógica: hidrate, hidrate muito! É a hidratação que vai fazer a reposição hídrica, que vai umidificar os fios, então ela precisa ser sua melhor amiga!

Existem dezenas de tipos de máscaras diferentes, mas sugiro que vocês optem pelas que, ao mesmo tempo, tenham ativos hidratantes e nutritivos, pois elas já resolvem, de uma só vez, dois problemas, e hidratam enquanto nutrem. Ou seja, vocês saem ganhando! Os produtos profissionais, nesse caso, saem na frente, mas se optar por uma máscara puramente hidratante, aposte nas baratinhas, porque a reposição hídrica não é lá uma coisa muito difícil de ser feita, e as máscaras baratinhas dão, direitinho, conta do recado.

Caso suas máscaras não estejam dando o resultado esperado, experimentem acrescentar 10 ml de bepantol líquido quando for usar a máscara. Garanto que os resultados serão muito melhores!

O ideal é que o cabelo seja hidratado semanalmente, mas, em caso de cabelos muito ressecados, a hidratação pode ser feita mais de uma vez, e há quem faça, inclusive, sempre que o cabelo é lavado, ainda no box. As hidratações caseiras também ajudam muito, e costumam ser bem eficientes, sobretudo as que contém abacate e iogurte.

Outra coisa que pode ser usada para hidratar os fios é a ampola de hidratação, uma opção prática, rápida e concentrada! O legal das ampolas é que elas são pequenas, de dose única, e cabem em qualquer lugar. Ou seja, mesmo que você viaje, dá para levar a ampola, que não ocupa espaço na mala, e, assim, manter os fios hidratados.

A grande maioria serve para substituir o condicionador e agem em até três minutos, mas tem as que agem em apenas 1 minuto, como a da Pantene, por exemplo, que é uma excelente ampola, tanto pelos resultados apresentados quanto pelo preço, que é bem amigo!

Eu não recomendaria que a ampola fosse usada sempre para substituir a máscara, pois as máscaras permanecem em contato com os fios por mais tempo, e, assim, são mais bem absorvidas, mas as ampolas podem ser usadas de forma alternada, pro exemplo.

Captura de tela inteira 08072013 152946

Shampoos e Condicionadores Potentes

A hidratação começa com um shampoo e um condicionador hidratante/nutritivo, que são as melhores opções de produtos para esse tipo de cabelo. É que com o shampoo específico, os fios não ficam ressecados, ao contrário, existem shampoos que hidratam os fios, como os shampoos balm, por exemplo. Os condicionadores devem seguir a mesma linha e conter ativos nutritivos, umectantes e hidratantes, devendo ser usados em todas as lavagens e após o uso da máscara capilar também, para selar as cutículas dos fios.

Já existem dezenas, senão centenas, de shampoos e condicionadores hidratantes e/ou nutritivos a baixo custo, com boa qualidade, então é tudo uma questão de pesquisar e testar!

Finalizadores

Cabelo seco ou ressecado precisa de leave-in, que é quem vai ajudar a manter os fios “no lugar” quando secos. O melhor é optar por leave-ins com ativos mais nutritivos, como óleos e manteigas vegetais, pois eles “assentam” os fios, garantem mais brilho, menos frizz e maior controle do volume.

A textura do produto é muito importante, pois se o cabelo for fino e oleoso, os produtos precisam ter a textura mais fluida, mais leve. Já para fios mais grossos, ondulados ou cacheados, o ideal são os finalizadores mais cremosos, mais densos, pra dar mais peso aos fios e manter o cabelo “controlado”.

Muito cuidado com os mousses e os fixadores, que ressecam o cabelo. Esse tipo de produto só deve ser utilizado de vez em quando, e sempre devem ser muito bem removidos no dia seguinte.

Uma coisa que ajuda muito o cabelo seco e o cabelo ressecado são os óleos capilares, mas optem por óleos e não por silicones. É que os óleos tratam e deixam o cabelo mais sedoso, mais macio e mais brilhoso quando usados como finalizadores, já que ajudam a reter a umidade nos fios.

As umectações com óleos e manteigas vegetais são de grande ajuda, pois fazem a reposição lipídica e deixam os fios mais maleáveis, macios e sedosos.

 O Corte

Um cuidado especial com fios secos e ressecados diz respeito ao corte, que deve ser feito com mais frequência caso as pontas estejam muito danificadas e as pontas duplas sejam em grande número. Ao contrário do que dizem, pontas duplas não podem ser “coladas”. Elas até podem ser disfarçadas, mas só até a lavagem seguinte, então, o ideal, quando isso acontece, já que não há como recuperá-las, é cortar um pouquinho para remover a parte estragada.

Antes de cortar, em casos de pontas estragadas,  sugiro passar dez dias fazendo umectação somente nas pontas, pois a umectação ajuda muito nesses casos, mas, ressalte-se que isso funciona para pontas espigadas, estragadas e não para pontas duplas.

Beijos

Ju Lopes

Cabelos Secos: Aprenda a Tratar!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Tags: , ,

Faça seu comentário aqui

RSS 2.0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.