Categories: Cabelos

Como Ter Cachos Bonitos?

É engraçado como, em um país onde, originalmente, a grande maioria das mulheres possuem cabelos cacheados, vemos poucos cachos. Isso acontece porque brasileira, via de regra, não é lá muito fã de cabelos cacheados. Eu super entendo isso porque os meus cabelos são cacheados e eu nunca gostei, já que eles nunca tiveram forma, nunca foram muito definidos, e também sempre me deixaram com “cara de lua cheia”, o que, obviamente, tem a ver com o corte escolhido.

Quando eu era uma mocinha, tipo quinze anos atrás, não existia por aqui nenhum visagista, ninguém que pudesse orientar quanto aos melhores cortes pra valorizar o cacheado, as cores certas e coisas do tipo. Além disso, os produtos não eram tão bons quanto são hoje, e a variedade não era tão grande. Ou seja, quem tinha cabelo cacheado sofria!

Mas hoje a coisa mudou completamente de figura! É fácil achar, ao menos nas grandes cidades, profissionais que indiquem os melhores cortes pra valorizar o rosto, as melhores cores e os melhores tratamentos, além dos melhores produtos, claro, que ajudam demais na manutenção do “cacheado magia”.

A escolha dos produtos certos é de fundamental importância pra que o cacheado fique bonito, com forma e com movimento, e hoje é possível encontrar excelentes produtos com bons preços, mas sobre isso a gente fala já!

O Melhor Corte

Não sou a favor de regras, mas não acho que cabelo cacheado deva (deva é diferente de possa…) ser curto por uma razão bem simples: para ter forma o cacheado precisa ter peso, e um cabelo curto não tem peso. Isso significa que o cabelo ficará “armado”, volumoso e sem definição.

O cabelo muito curto, com a nuca a mostra, por exemplo, impede a formação completa dos cachos, o que é um problema, porque o cacheado só é bonito se for definido, alinhado.

Cortes um pouco mais longos (nem precisa ser muito se não quiser…), com um degradê suave nas laterais e com corte em “U” são muito bem vindos. Já os cortes retos devem ser evitados, porque o resultado final é, quase sempre, um “triângulo”, com muito volume nas pontas, já que o peso vai se concentrar ali, e pouco volume na raiz.

Uma outra opção para dar mais movimento aos fios e evitar o efeito triângulo é repicar os fios, mas com leveza, em todo o comprimento, começando da linha do queixo.

Cabelo Cacheado Pode Ter Franja?

Está aí uma das grandes dúvidas das meninas de cabelos cacheados… Podem ter franja ou não? Franjas retas, nesse caso, só são possíveis com os fios alisados, porque a parte da franja, se não estiver lisa, vai armar, ficar sem caimento ou movimento. Ou seja, não funciona! Quem não quiser alisar pode apostar na dupla secador e chapinha, que funciona super bem e deixa a franja lisa em segundos!

Contudo, a franja lateral é sim possível de “administrar” com os fios cacheados, principalmente se o cabelo tiver um corte em degradê, que acompanha bem essa franja.

Difusor: Uma Relação de Amor!

Uma pena que eu tenha descoberto o difusor há tão pouco tempo, porque se fosse há quinze anos atrás minha vida capilar teria sido muito mais fácil! É que o efeito do difusor no cabelo cacheado é incrível, porque basta, com os cabelos úmidos, aplicar um pouco de mousse ou um ativador de cachos e secar os fios modelando com o difusor, de baixo para cima, para que os cachos ganhem forma, definição, movimento e balanço. Pra quem tem cabelo liso e quer um efeito ondulado, basta seguir os mesmos passos, aplicando um fixador suave depois.

Muitos secadores já vêm com o difusor, mas é possível comprá-lo separado e adequá-lo ao secador que você tem em casa. Já tentaram?

Pentes e Escovas São Excelentes Aliados!

Pentes  e escovas não são todos iguais, acreditem! Sempre achei que essa história de que esses “acessórios capilares” eram diferentes, dependendo da marca e do modelo, “história pra boi dormir”, afinal, eles não fazem nada além de pentear, certo? Errado! Modelos diferentes e materiais diferentes geram resultados diferentes!
Um exemplo claro são os pentes e escovas de madeira, que ajudam a controlar o arrepiado. No mais, o melhor para cabelos cacheados são os pentes de dentes mais largos, e, sendo pente ou escova, eles só devem ser usados nos fios úmidos, jamais nos fios secos pra não quebrar os fios, que tendem a ser mais finos e mais embaraçados.
Além disso, cabelo cacheado quando é penteado seco arma, fica ainda mais volumoso e difícil de controlar. Melhor evitar!

Luzes: Cuidado!

Meninas de cabelos cacheados podem sim ter luzes, mechas e coisas do tipo, desde que alguns cuidados sejam tomados. O ideal, pra evitar o efeito “zebra”, é apostar em luzes bem finas, feitas na touca e longe da raiz. Isso vale também para as californianas. Quando feitas longe da raiz, o efeito fica bem mais natural e iluminado.
Na verdade, o efeito das luzes em cabelos cacheados fica mais bonito assim, quando não se sabe onde as partes iluminadas começam e onde terminam, como no cabelo da Débora Nascimento, a Taís de Flor do Caribe. Podem observar que não dá pra identificar as mechas na raiz, mas elas descem pelo comprimento e se misturam de maneira bem suave aos fios, parecendo que os cabelos foram queimados pelo sol.
Esse é o efeito que deve ser buscado sempre!

Volume Domado Já!

Domar o volume do cacheado é, de certa forma, tarefa fácil: basta usar os produtos certos!  O excesso de volume tem muito a ver, nesses casos, com o a falta de hidratação e de nutrição. Então, o primeiro passo para reduzir o volume ou mantê-lo controlado é  hidratar e nutrir regularmente o cabelo.

O uso de um creme de pentear ou de um ativador de cachos é essencial, e eu indico sempre que as meninas de cabelos cacheados tenham na bolsa um borrifador com uma mistura de água e creme de pentear pra ser aplicado ao longo do dia caso os fios armem.

Outra dica boa é apostar nos óleos finalizadores, que nutrem e dão um certo peso aos fios, ajudando a manter o cabelo controlado.

Ativadores de Cachos

Cabelos cacheados sem forma é coisa do passado! Os ativadores de cachos, espécie de creme de pentear com a função de ativar os cachos, dando forma aos fios, resolvem a questão com facilidade, e, pra melhorar, podem ser encontrados facilmente, com preços diversos.

Um bom exemplo é o ativador de cachos da Acquaflora, que além de dar forma a cachos e ondas, ajuda no controle do volume, doando, ainda, maciez e brilho.

Quando forem escolher um produto desses,observem os ativos, pois, pra realmente funcionar,  é preciso que eles tenham ativos que ajudem a modelar os fios e ativar os cachos, como, por exemplo, o hidroxietilcelulose. Outra coisa importante é que o produto tenha ativos que atuem na nutrição dos fios, como o colágeno, os óleos e as manteigas vegetais, dentre outros.

Para saber mais sobre ativadores de cachos, confiram esse post AQUI.

Umectações Capilares

Vocês já conhecem as famosas umectações capilares, não é?

A umectação capilar, pra quem não conhece, é o famoso (e antigo!) banho de óleo, que é feito com óleos ou manteigas vegetais para nutrir os fios. Esse tratamento é especialmente indicado para meninas de cabelos cacheados, embora possa ser feito em todos os tipos de cabelo, pois garante que os fios cacheados fiquem com o volume controlado, com mais brilho, com mais maciez e sem o ressecamento característico, o que contribui, e muito, para a beleza dos fios.

Para se beneficiar da umectação, as meninas de cabelos cacheados podem fazer uso dela até uma vez por semana, lembrando de optar, sempre, por óleos vegetais puros, pois só assim se obtém o efeito desejado.

Pode-se usar qualquer óleo vegetal, mas os que mais gosto são os de coco (aqueles que muita gente toma), o de abacate e o de jojoba. Já em relação as manteigas, indico muito a de MuruMuru, de karité e de cacau!

Mousses: A Escolha Certa!

O mousse é um tipo de finalizador em spray  que tema a textura de “espuma” e funciona super bem tanto para dar forma aos fios quanto para  estilizar a modelar de diferentes formas, controlar os frizz e domar os cabelos. Os cabelos cacheados se beneficiam bastante desse finalizador, já que os fios ganham forma e definição, deixando os cachos e ondas mais bonitos.

Sua aplicação é  bem simples, já que basta aplicar  uma pequena quantidade (equivalente a um limão) nos fios úmidos, e modelar como desejado.

Para o dia a dia, o melhor é optar pelos de fixação leve, para deixar o cabelo com movimento ao mesmo tempo em que fixa os cachos. Já para a noite pode-se optar pelos de fixação forte ou extra forte, que seguram mais os cachos, mas também “armam” os fios.

Existem dezenas de outras dicas para cabelos cacheados, e já falei de muitas por aqui, mas isso é assunto para outro post!

Beijos

Ju Lopes

 

Como Ter Cachos Bonitos?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

O Que Você Precisa Saber Antes de Pintar o Cabelo
Descubra qual tom de cabelo loiro combina com sua pele
Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Postagens recentes

Transport Benefícios, Como Usar, Quantas Calorias Queima

Amores, hoje vou falar pra vocês do transport (elíptico), quais seus benefícios, como usar e quantas calorias queima. Esse é…

21 horas atrás

O Melhor Exercício e Dicas Pré e Pós Treino

Olá miossss amores, tudo bem? Se você é minha leitora sabe que prometi fazer um registro diário do meu treino…

2 dias atrás

Meu Desafio de Emagrecimento: Dieta e Treino

Olá, MIOSSSS AMORESSSSSS!!! Tem alguém aí querendo emagrecer? Eu sei que já faz um bom tempo que eu deixei de…

3 dias atrás

Chega de Cabelo Curto Arrepiado nas pontas!

Cabelo Curto Arrepiado nas pontas Os cabelos curtos são tão quistos como forma e comprimento de cabelo, tanto quanto os…

5 dias atrás

Tratamento de Cabelo Profissional Barato

Tratamento de Cabelo Profissional Barato Vocês querem conhecer alguns produtinhos mega baratos? Que são profissionais e tem toda aquela concentração…

1 semana atrás

Shampoos Para Cabelos Oleosos: Os Melhores

Cabelo oleoso é um problema, não é mesmo? Só quem sofre com oleosidade sabe como é difícil o dia a…

1 semana atrás