in

Como ter um Cabelo Mais Bonito em 2013

Você mima seu cabelo de todas as formas e ele continua uma palha? Cabelo é temperamental mesmo, sobretudo quando, ao mesmo tempo em que o mimamos, cometemos verdadeiros crimes contra ele. É, tem coisas que a gente não deve fazer mesmo, ao menos se quiser um cabelo de comercial de shampoo.

A gente não pode “judiar” do cabelo. Não pode misturar químicas, não pode deixar de “alimentá-lo” com hidratações, nutrições e reconstruções, não pode descuidar. Não pode e ponto!

Mas tem uma coisa que, além de prejudicar os fios, coloca a nossa saúde em risco, e mesmo assim as pessoas teimam em fazer: alisamentos  com formol! Esse é um tema tão, mas tão batido que fico boba de ver tanta gente se submetendo a esse tipo de coisa. Formol é cancerígeno. Formol é abortivo. Formol pode matar. Será que vale correr todos esses riscos pra ter um cabelo supostamente liso? Supostamente porque o cabelo não é alisado com formol, ele é encapado e, no final, destruído.

cabelossaudaveis1

Cabeleireiro que indica o uso de formol, que é proibido com a finalidade de alisamento, é criminoso e PONTO. Quem se submete a isso, sabendo de todos os males, não é vítima, é irresponsável, pra dizer o mínimo. Empresas que utilizam substâncias que, no final, são equivalentes ao formol e nos induz a erro são mais criminosas e irresponsáveis ainda.

Existem vários ativos que comprovadamente alisam os fios, sendo aprovados para esse fim pela Anvisa, e são eles, após avaliação de um cabeleireiro responsável, que devem ser usados. Quais são esses ativos? O tioglicolato de amônia, a guanidina, o hidróxido de sódio, o hidróxido de cálcio e o hidróxido de litium. Existem, ainda, as escovas hidratantes, que não alisam mas conseguem, com o tempo, reduzir o volume do cabelo e deixa-lo alinhado.

Outra coisa que sempre “bato” por aqui é que química só deve ser feita por quem tem disponibilidade para cuidar do cabelo, porque a química danifica, retira nutrientes essenciais e fragiliza os fios. Então, a menos que você queira ficar careca, cuide! E cuidar não é difícil não, e nem exige muita grana, basta se informar direitinho.

Pra quem usa secar, chapinha ou babyliss, o uso de um protetor térmico é absolutamente indispensável por motivos óbvios, afinal, você está “queimando” o cabelo, então tem que, ao menos, protegê-lo! Se essa regra não é observada, se o protetor térmico não é utilizado, o cabelo fica frágil, seco e desbotado, o que não é, exatamente, o ideal de beleza capilar.

Como escolher o melhor? Escolha o que seja termoativado e ofereça proteção térmica, que são coisas distintas. O produto termoativado funciona melhor em altas temperaturas, enquanto que o produto que oferece proteção térmica forma um filme de proteção ao redor dos fios. O correto é que um mesmo produto contenha as duas propostas, pois um produto termoativado não é, necessariamente um produto que oferece proteção térmica.

Observem que pra deixar o cabelo bonito não é necessário nenhum cuidado extraordinário ou rios de dinheiro, basta ter bom senso e boa vontade!

Beijos

Ju Lopes

Rate this post

Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

Tire Todas as Dúvidas Sobre Cabelos e Beleza!

Pra Quem Tem Pele Oleosa e Poros Gigantes: Egg Pore Series