Cuidados com os Cabelos Curtos

Já tive momentos de achar que “tosar” os fios era a melhor solução, porque quanto maior o cabelo, maior o trabalho, maiores os gastos e o tempo investido com cuidados. Fora isso, acho lindo cabelo curto! É estiloso, é moderno e dá uma sensação boa de “desapego”, sabe? Só que infelizmente não combina com meu rosto, que é redondo, então já me conscientizei que isso não é pra mim! Mas, pra quem tem o rosto com formato triangular ou oval, é uma boa pedida!

Pra quem está pensando em investir no curto, preparamos algumas dicas com cuidados para esse tipo de corte!

1. O Corte: Manutenção Mensal

Um “gasto” e um cuidado que você vai precisar ter  com regularidade é o corte, que precisará ser feito, em média, uma vez ao mês. A manutenção aqui precisa ser mais frequente porque o curto “perde” a forma, perde o corte com mais facilidade, de modo que o cabelo vai crescendo e ficando sem forma, ficando com um volume “estranho”, com o acabamento não tão harmonioso. Então, é preciso que a cada 30 dias, ou 45 dias, em média, você vá ao salão pra refazer o corte, o que mantém o cabelo com o ar de moderno e não de desleixado!

cabelo-curto-hair-biaennig-cabelo-curto

2. A Oleosidade: Ela Vai Piorar!

Se o seu cabelo é seco a preocupação é inexistente nesse sentido, mas se o seu cabelo é oleoso ou misto, você vai precisar prestar mais atenção nesse problema, sobretudo se o corte foi muito curto. É que quanto mais curto for o cabelo maior a aparência de oleosidade em decorrência da atividade das glândulas sebáceas no nosso couro cabeludo. O que acontece é que o “sebo” que é expelido pelas glândulas sebáceas e que serve como proteção natural para os fios “escorre” pelo comprimento dos fios, e no cabelo curto esse “escorrer” é mais fácil, alcançando todo o comprimento, o que deixa uma sensação maior de oleosidade, já que a distribuição da mesma é maior.

Como evitar isso? Escolha um bom shampoo e cuide mais da higiene dos fios, lavando o cabelo dia sim dia não, com um shampoo que ajude a controlar a oleosidade dos fios, com água não muito quentes, já que a água quente estimula a oleosidade. E nada de esfregar muito os fios, inclusive na hora da escovação, já que quanto maior a fricção, maior a oleosidade, pois as glândulas sebáceas passam a trabalhar com mais intensidade.

3. O Condicionador: Pegue leve no uso!

Se o cabelo for muito ressecado, não dá pra dispensar o condicionador, mas é essencial que ele seja aplicado apenas nas pontas, já que sua aplicação próxima da raiz deixa os fios muito oleosos. Se o seu cabelo for oleoso, veja a possibilidade de reduzir o uso ou até mesmo dispensar o condicionador. É que no cabelo curto a raiz acaba ficando mais próxima as pontas, então a regra de aplicar o produto só no comprimento é meio furada, né? De toda forma, mesmo que use, maneire na quantidade  e mantenha o produto longe do couro cabeludo!

4. A Coloração: A Medida do retoque

Você colore os fios, faz luzes ou alfo do tipo? Então você, que agora tem o cabelo curto, está em vantagem! É que com o cabelo curto é mais fácil disfarçar a raiz crescida, muito mais que no caso de fios mais longos. Se o cabelo tiver franja é melhor ainda, já que dá pra jogá-la para um lado ou para o outro, ajudando a disfarçar a parte que já cresceu.

Sim, a raiz vai crescer no mesmo ritmo, claro, mas  por ser mais “maleável”, é mais simples de disfarçar. Isso vale muito pra fios com um corte mais desconectado, em camadas e tal, mas se for fio reto é mais difícil disfarçar o efeito “bicolor”. Uma dica boa pra cabelos curtos é investir num corte mais desconectado, menos certinho, e apostar nas luzes e mechas, pois essas técnicas pedem retoques menos frequentes.

corte-cabelo-curto-feminino-27

5. A Hidratação: É Preciso Investir?

Muita gente se questiona, não sei ao certo o motivo, se cabelo curto precisa de hidratação e tratamentos diversos. Não importa o tamanho do seu cabelo, ele vai precisar de tratamento, ele precisar de coisas que reponham o que foi perdido nos desgastes diários, na coloração e coisas do tipo. Ao menos uma vez por semana os fios vão precisar passar por esse tratamento e por outros, caso tenha descoloração, alisamento, progressiva, relaxamento ou algo do tipo. Claro que, como em qualquer cabelo, será necessário preservar a raiz, ou não, afinal já existem máscaras específicas para couro cabeludo, que ajudam a reduzir a oleosidade local e ainda tratam os fios. Ou seja, é preciso tratar sim, sempre, mas tudo vai depender do estado do seu cabelo.

6. Os Finalizadores: Invista Sem Medo!

Cabelo curto com “textura” é muito charmoso, então não abra mão de um pó ou pomada pra estilizar o cabelo, sobretudo se o corte for mais desconectado. Os outros finalizadores também podem ser usados, como leave-in e óleo finalizador, desde que a raiz seja preservada pra não piorar a oleosidade. Os mousses são ótimos pra dar forma, os séruns, que são mais leves, são ótimas opções pro dia a dia e as pomadas são excelentes pra finalizar os penteados. Ou seja, dá sim pra usar finalizadores, é só investir nas melhores opções pro seu caso!

 7. Química Capilar: Cuidado!

As químicas capilares estragam os fios e isso nós já sabemos, né? Acontece que em cabelos curtos e, principalmente, nos muito curtos esse tipo de procedimento não é indicado vez que o produto, a depender do ativo, pode queimar o couro cabeludo se tocá-lo, causar descamações ou coisas do tipo. Ou seja, técnicas de alisamento ou relaxamento, incluindo as progressivas, não devem ser usadas nos fios curtos, ou, caso seja indispensável, é preciso tomar ainda mais cuidado pra não agredir o couro cabeludo.

Quanto mais escrevo sobre cabelos curtos mais vontade tenho de me “render” ao corte, mas além de não combinar com o formato do meu rosto, falta coragem!

Alguém aqui tem alguém dica pra cuidar do cacheado?

Cuidados com os Cabelos Curtos
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

4 Shampoos Pra Cabelos Oleosos
Vídeo Como Fazer o Rabo de Cavalo Perfeito
Tags: , , ,

Faça seu comentário aqui

RSS 2.0

Uma resposta para “Cuidados com os Cabelos Curtos”

  1. Alice disse:

    Olá! Seu post me ajudou muito, mas vou fazer uma correção: existe SIM corte pixie pra rosto redondo. Eu mesma tenho esse formato de rosto, mas cortei. E ficou lindo! Dá uma pesquisada 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.