Cuidados com os Cabelos Curtos

Já tive momentos de achar que “tosar” os fios era a melhor solução, porque quanto maior o cabelo, maior o trabalho, maiores os gastos e o tempo investido com cuidados. Fora isso, acho lindo cabelo curto! É estiloso, é moderno e dá uma sensação boa de “desapego”, sabe? Só que infelizmente não combina com meu rosto, que é redondo, então já me conscientizei que isso não é pra mim! Mas, pra quem tem o rosto com formato triangular ou oval, é uma boa pedida!

Pra quem está pensando em investir no curto, preparamos algumas dicas com cuidados para esse tipo de corte!

1. O Corte: Manutenção Mensal

Um “gasto” e um cuidado que você vai precisar ter  com regularidade é o corte, que precisará ser feito, em média, uma vez ao mês. A manutenção aqui precisa ser mais frequente porque o curto “perde” a forma, perde o corte com mais facilidade, de modo que o cabelo vai crescendo e ficando sem forma, ficando com um volume “estranho”, com o acabamento não tão harmonioso. Então, é preciso que a cada 30 dias, ou 45 dias, em média, você vá ao salão pra refazer o corte, o que mantém o cabelo com o ar de moderno e não de desleixado!

cabelo-curto-hair-biaennig-cabelo-curto

2. A Oleosidade: Ela Vai Piorar!

Se o seu cabelo é seco a preocupação é inexistente nesse sentido, mas se o seu cabelo é oleoso ou misto, você vai precisar prestar mais atenção nesse problema, sobretudo se o corte foi muito curto. É que quanto mais curto for o cabelo maior a aparência de oleosidade em decorrência da atividade das glândulas sebáceas no nosso couro cabeludo. O que acontece é que o “sebo” que é expelido pelas glândulas sebáceas e que serve como proteção natural para os fios “escorre” pelo comprimento dos fios, e no cabelo curto esse “escorrer” é mais fácil, alcançando todo o comprimento, o que deixa uma sensação maior de oleosidade, já que a distribuição da mesma é maior.

Como evitar isso? Escolha um bom shampoo e cuide mais da higiene dos fios, lavando o cabelo dia sim dia não, com um shampoo que ajude a controlar a oleosidade dos fios, com água não muito quentes, já que a água quente estimula a oleosidade. E nada de esfregar muito os fios, inclusive na hora da escovação, já que quanto maior a fricção, maior a oleosidade, pois as glândulas sebáceas passam a trabalhar com mais intensidade.

3. O Condicionador: Pegue leve no uso!

Se o cabelo for muito ressecado, não dá pra dispensar o condicionador, mas é essencial que ele seja aplicado apenas nas pontas, já que sua aplicação próxima da raiz deixa os fios muito oleosos. Se o seu cabelo for oleoso, veja a possibilidade de reduzir o uso ou até mesmo dispensar o condicionador. É que no cabelo curto a raiz acaba ficando mais próxima as pontas, então a regra de aplicar o produto só no comprimento é meio furada, né? De toda forma, mesmo que use, maneire na quantidade  e mantenha o produto longe do couro cabeludo!

4. A Coloração: A Medida do retoque

Você colore os fios, faz luzes ou alfo do tipo? Então você, que agora tem o cabelo curto, está em vantagem! É que com o cabelo curto é mais fácil disfarçar a raiz crescida, muito mais que no caso de fios mais longos. Se o cabelo tiver franja é melhor ainda, já que dá pra jogá-la para um lado ou para o outro, ajudando a disfarçar a parte que já cresceu.

Sim, a raiz vai crescer no mesmo ritmo, claro, mas  por ser mais “maleável”, é mais simples de disfarçar. Isso vale muito pra fios com um corte mais desconectado, em camadas e tal, mas se for fio reto é mais difícil disfarçar o efeito “bicolor”. Uma dica boa pra cabelos curtos é investir num corte mais desconectado, menos certinho, e apostar nas luzes e mechas, pois essas técnicas pedem retoques menos frequentes.

corte-cabelo-curto-feminino-27

5. A Hidratação: É Preciso Investir?

Muita gente se questiona, não sei ao certo o motivo, se cabelo curto precisa de hidratação e tratamentos diversos. Não importa o tamanho do seu cabelo, ele vai precisar de tratamento, ele precisar de coisas que reponham o que foi perdido nos desgastes diários, na coloração e coisas do tipo. Ao menos uma vez por semana os fios vão precisar passar por esse tratamento e por outros, caso tenha descoloração, alisamento, progressiva, relaxamento ou algo do tipo. Claro que, como em qualquer cabelo, será necessário preservar a raiz, ou não, afinal já existem máscaras específicas para couro cabeludo, que ajudam a reduzir a oleosidade local e ainda tratam os fios. Ou seja, é preciso tratar sim, sempre, mas tudo vai depender do estado do seu cabelo.

6. Os Finalizadores: Invista Sem Medo!

Cabelo curto com “textura” é muito charmoso, então não abra mão de um pó ou pomada pra estilizar o cabelo, sobretudo se o corte for mais desconectado. Os outros finalizadores também podem ser usados, como leave-in e óleo finalizador, desde que a raiz seja preservada pra não piorar a oleosidade. Os mousses são ótimos pra dar forma, os séruns, que são mais leves, são ótimas opções pro dia a dia e as pomadas são excelentes pra finalizar os penteados. Ou seja, dá sim pra usar finalizadores, é só investir nas melhores opções pro seu caso!

 7. Química Capilar: Cuidado!

As químicas capilares estragam os fios e isso nós já sabemos, né? Acontece que em cabelos curtos e, principalmente, nos muito curtos esse tipo de procedimento não é indicado vez que o produto, a depender do ativo, pode queimar o couro cabeludo se tocá-lo, causar descamações ou coisas do tipo. Ou seja, técnicas de alisamento ou relaxamento, incluindo as progressivas, não devem ser usadas nos fios curtos, ou, caso seja indispensável, é preciso tomar ainda mais cuidado pra não agredir o couro cabeludo.

Quanto mais escrevo sobre cabelos curtos mais vontade tenho de me “render” ao corte, mas além de não combinar com o formato do meu rosto, falta coragem!

Alguém aqui tem alguém dica pra cuidar do cacheado?

Cuidados com os Cabelos Curtos
5 (100%) 1 Voto

Sobre Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza.

Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá?
Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Minha Página
Saiba Mais

Kalina Amaro: kalina@patricinhaesperta.com.br

contato@patricinhaesperta.com.br / redacao@patricinhaesperta.com.br

* Saiba como escrever para o site PatricinhaEsperta CLIQUE AQUI.

4 Shampoos Pra Cabelos Oleosos
Vídeo Como Fazer o Rabo de Cavalo Perfeito
Tags: , , ,

Faça seu comentário aqui

RSS 2.0

Deixe um comentário

Uma resposta para “Cuidados com os Cabelos Curtos”

  1. Alice disse:

    Olá! Seu post me ajudou muito, mas vou fazer uma correção: existe SIM corte pixie pra rosto redondo. Eu mesma tenho esse formato de rosto, mas cortei. E ficou lindo! Dá uma pesquisada 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.