Benefícios do Cogumelo Pra Sua Saúde!

São muitos os tipos de cogumelos comestíveis, e cogumelo não é tudo igual, já que cada um possui propriedades e benefícios diferentes, de modo que alguns conseguem, inclusive, ajudar na prevenção de doenças. Vejam abaixo vários benefícios para a saúde de alguns cogumelos.

Se os tipos são muitos, a regra é clara: para os comestíveis, o ideal é ingerir até 300 gramas por dia, embora o seu excesso não cause problemas de saúde, exceto em pessoas alérgicas, claro.

Uma ação importante dos cogumelos é a antioxidante, vez que a ação antioxidante dos cogumelos é forte, o que ajuda no combate aos radicais livres, previne o envelhecimento precoce e ajuda na prevenção de várias doenças, inclusive na prevenção de alguns tipos de câncer, de cirrose e até da arteriosclerose e alguns processos degenerativos.

cogumelos melos melos (15)

Essa ação antioxidante mais poderosa ocorre porque os cogumelos são ricos em vitamina C e em vitamina A, além de compostos fenólicos,  betacaroteno e outras substâncias de ação antioxidante potente. Na ação antioxidante, as melhores opções de cogumelo são o champignon de Paris, o cogumelo-do-sol, o cogumelo rei, o shitake, o hiratake, o portobello,  e cogumelo salmão.

Já existem estudos que sugerem a relação entre o consumo de cogumelos e o tratamento do câncer, e isso se deve a presença das beta-glucanas, sobretudo da lentinana, que é uma substância que age estimulando  o sistema imunológico,  em especial as células chamadas de natural killer que agem destruindo  as células cancerígenas.

O cogumelo usado nesses estudos é o cogumelo do sol, geralmente em comprimidos, e os estudos estão sendo feitos em pacientes com câncer de mama. Essa substância tem se mostrado importante também no tratamento de pacientes portadores de HIV, já que age  melhorando o sistema imunológico, que fica bastante debilitado nesses casos.

Além do cogumelo do sol, que é o que contém maiores quantidades de beta-glucanas o champignon de Paris e o shitake também possuem boas doses dessa substância.

O fato de serem ricos em ácido fólico também é significativo, e nisso o shitake sai na frente. É fato que a carência do ácido fólico é bastante problemática, sobretudo na gestação, podendo causar má formações fetais, mas também pode desencadear câncer, doenças cardiovasculares e até doenças mentais, de modo que esse nutriente é essencial na nossa dieta.

Outro ponto importante de abordar é que o consumo regular  dos cogumelos, apontam estudos recentes, ajudam na redução do colesterol em até 27%. Não se sabe ao certo como eles ajudam, mas o fato deles serem ricos em vitamina B3, que age na redução do colesterol ruim, é  bem importante. Além disso, eles são ricos em fibras, e isso também ajuda na redução do colesterol ruim. No mais, alguns tipos de cogumelo são ricos em uma substância chamada eritadeina, que ajuda na redução dos níveis de colesterol.

Vale lembrar, ainda, que os cogumelos ajudam no controle da diabetes, já que a grande maioria possui propriedades hipoglicêmicas,  que agem levando a redução do açúcar no sangue graças a grande quantidade de fibras.

E, mais uma vez, as beta-glucanas também seriam as responsáveis pelo  efeito antidiabético.

Benefícios do Cogumelo Pra Sua Saúde!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.