in

Capacidade Funcional e Qualidade de Vida dos Pacientes de Fibromialgia

Esse é o último post da Mariana falando da Fibromialgia, espero que gostem!

Capacidade Funcional dos Pacientes de Fibromialgia

O Que É Capacidade Funcional?

A capacidade funcional nada mais é que a habilidade que possui o indivíduo de realizar atividades instrumentais do seu cotidiano, da sua rotina, garantindo, assim, a sua autonomia. Quando, por algum motivo, essa capacidade é prejudicada, é limitada, a qualidade de vida acaba sendo afetada, de modo que a Lei Orgânica da Saúde destacou a necessidade de preservação dessa autonomia pra que seja garantida a defesa da integridade física e também moral do indivíduo.

É dizer, capacidade funcional tem a ver com a capacidade que tem o indivíduo de realizar suas atividades, tanto físicas quanto mentais, como tomar banho, fazer sua higiene pessoal, se vestir, se alimentar, tomar seus medicamentos, arrumar suas coisas e sua casa, fazer suas compras, usar transporte coletivo, caso seja necessário, ter o controle financeiro, usar o telefone, caminhar e coisas do tipo.

frases-sobre-vida-5

Ou seja, tem capacidade funcional quem possui a habilidade de realizar aquelas atividades ditas normais da vida diária com autonomia, com independência e com eficiência.

Acontece que os pacientes de fibromialgia não conseguem fazer todas essas cosias de forma “eficiente”, por assim dizer, pois aqui a capacidade funcional é reduzida em razão das dores que a pessoa sente.

É feita a chamada avaliação funcional, que foi definida por Granger como o método que consegue descrever tanto as capacidades quanto as limitações do indivíduo, de modo a mensurar como se dá, pelo indivíduo, o uso de suas capacidades e habilidades, tanto no caso das tarefas básicas quanto as tarefas vocacionais, as atividades de lazer e as interações sociais.

Aqui existem várias escalas que podem ser usadas para  tentar avaliar e quantificar o estado funcional em cada grupo de atividade diária, e isso é bem interessante na medida em que dá pra avaliar o progresso ou não da reabilitação de um paciente. Tornam-se, pois,  ferramentas indispensáveis para a  análise do resultado de reabilitação de um grupo  de indivíduos participantes de um programa de intervenção especifico. Quando os resultados destas escalas passam a ser compartilhados por vários  centros de reabilitação para compartilhar dados diversos,  importantes informações  podem ser conseguidas para alavancar programas de tratamento e avaliar o custo-benefício da reabilitação.

Qualidade de Vida dos Pacientes Portadores de Fibromialgia

Sabe-se que saúde não é somente a ausência de doenças. A Organização Mundial de Saúde, aliás, define a saúde como “estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doença e de enfermidade”. É dizer, a coisa vai além da “ausência”, do negativo, a coisa tem a ver com o positivo, com bem-estar completo, abundante.

Ao analisar o conceito de saúde e de doença citado pela Organização Mundial de Saúde, Ferraz entende que eles estão intrinsecamente relacionados com as condições de vida  do indivíduo, ou, pra ser mais preciso, com a sua qualidade de vida, de modo que a saúde viria a representar uma boa qualidade de vida, que, ressalte-se, é influenciada de forma direta por fatores ocupacionais, econômicos, educacionais, ambientais e sociais.

 

Rate this post

Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

Novo Tutorial: Maquiagem de Diva à la Marilyn Monroe

Benefícios do Cogumelo Pra Sua Saúde!