Todas nós sabemos que precisamos hidratar os fios semanalmente, certo? Acontece que muitas vezes só a hidratação não é o bastante, pois não é de hidratação que o cabelo precisa, mas sim de uma reconstrução.
Para que vocês possam cuidar das madeixas em casa e sem complicações vou explicar as diferenças entre hidratação e reconstrução, bem como indicar qual é adequada para cada caso.
A hidratação funciona como um revitalizador que restabelece o teor de água que está em falta na fibra capilar. Como atua devolvendo e retendo a água nos fios, a hidratação combate os ressecamento provocado pelo excesso de sol, de cloro, de poluição, de colorações, escovas progressivas e pelo uso de produtos inadequados.
A hidratação só será efetiva em casos de ressecamento leve, onde os fios se encontram porosos, opacos, secos e com frizz.
Funciona bem e é indicada para todo tipo de cabelo, independente do fato de ser liso, crespo, alisado ou pintado, desde que o grau de ressecamento seja leve.
Existem muitos bons ativos hidratantes, que agem depositando água no interior da fibra capilar, como a pro vitamina B5 (bepantol), a babosa (aloe vera) e alguns óleos vegetais (nem todos os óleos vegetais são de nutrição!), por exemplo.
O que a hidratação garante é reposição de água, brilho e maciez e isso precisa ficar claro!
A reconstrução capilar repõe os nutrientes estruturais que estão em falta no fio do cabelo, sendo que a sua ação baseia-se em depositar no interior da fibra capilar as os aminoácidos e as proteínas que são essenciais para a saúde e força dos fios. A reconstrução vai fazer a reposição proteíca, vai devolver a massa, o cimento capilar, fazendo com que o interior do fio se recomponha.
É indicada principalmente para os cabelos que foram submetidos a procedimentos químicos, como colorações, descolorações, alisamentos e progressivas, e, por isso, apresentaram fragilidade, quebra e afinamento do fio do cabelo. Cabelos que são submetidos s procedimentos térmicos constantes também precisam de reconstrução, só que mais leves.
Quem tem o cabelo saudável também pode (e deve!) fazer reconstruções, já que o cabelo vai se desgastando diariamente por fatores diversos. O que vai mudar aqui é o intervalo de tempo, que será maior justamente para manter os cabelos saudáveis, pois o excesso de reconstrução é tão prejudicial quanto a sua falta.
Contudo, são os cabelos que passaram por processos químicos, que alteraram a estrutura dos fios e geram uma perda grande nutrientes, que mais precisam da reconstrução, que deverá ser feita constantemente até que o cabelo se recupere (geralmente 2 vezes por mês).
A reconstrução capilar, dependendo do produto utilizado, devolve massa e recupera a estrutura dos fios, repondo os nutrientes essenciais e garantindo a força e a resistência dos cabelos.
Além de reduzir gradativamente a queda de cabelo, a reconstrução devolve a elasticidade, o peso , o brilho e a maciez aos fios.
Prometo pra amanhã uma seleção com várias reconstruções top, de todos os preços, para todos os gostos e tipos de cabelo!
Beijos