in

Diga Não Ao Ressecamento!

É raro encontrar algum cabelo que não tenha algum grau de ressecamento, até porque, mesmo que a pessoa não faça nenhuma química, a poluição, a exposição aos raios solares, o cloro e demais fatores ambientais e também mecânicos geram um grau alto de ressecamento. Isso (o ressecamento) acontece porque  o pH dos fios se altera, o que torna as cutículas capilares dilatadas e vulneráveis, e também porque houve perda hídrica e lipídica, o que resulta em um cabelo seco, opaco e áspero.

O Melhor Shampoo

São muitos os “conselhos” para melhorar o quadro, e tudo começa com o uso do shampoo adequado. Quando o cabelo muda, as necessidades capilares mudam, e isso significa que os produtos utilizados nos fios também mudam, pois, com o ressecamento causado pelos tratamentos químicos, como progressiva, alisamento e luzes, por exemplo, os fios ficam mais alcalinos do que deveriam. Com isso, as cutículas ficam abertas e o cabelo mais vulnerável, sofrendo mais do que o normal com a ação dos fatores externos.

cabelo-cacheado-tutorial-01

Assim, o correto é buscar shampoos com o pH levemente ácido, variando entre 4,5 e 5,5. Caso não encontre, busque por um shampoo neutro, que tende a ser eficaz, exceto em casos graves, quando somente o shampoo ácido deve ser utilizado pois ele será mais eficaz para fazer pelos fios o que eles precisam.

O Melhor Condicionador

Um cabelo ressecado nunca é igual ao outro, já que os motivos que levam ao ressecamento são diversos e cada cabelo tem suas características próprias. Assim, há cabelos mais ressecados nas pontas e com a raiz normal, há os que possuem a raiz oleosa e as pontas secas e existem os que são ressecados por completo, então a escolha do condicionador precisa levar em conta todas essas questões.

Condicionadores com ceramidas, óleos e manteigas vegetais são bem indicados, mas vale lembrar que esse tipo de produto nunca deve ser aplicado na raiz dos fios.

Lave Direito!

Sempre bati na tecla de que lavar o cabeço faz toda a diferença no resultado final, porque é meio óbvio que a temperatura da água influencia no resultado final. Assim, a água não pode ser nem quente demais nem gelada mas, sim “morninha”, em temperatura ambiente.

cachos

O que acontece é que, em contato com a água quente a oleosidade natural dos fios é removida, e sem ela os fios não ficam sedosos, ou seja, ficam mais ressecados. No mais, a água muito quente deixa a cutícula dos fios aberta, o que o deixa mais vulnerável aos efeitos dos fatores mecânicos e ambientais

Hidratar, Hidratar, Hidratar!

Tá ressecado? Tem que hidratar, e hidratar direito! Hidratações profissionais devem ser feitas em salão ao menos uma vez ao mês, ou de 15 em 15 dias, a depender do grau de ressecamento dos fios. Quem colore, descolore, faz luzes ou progressiva, por exemplo, precisa hidratar os fios com mito mais frequência. Já quem tem o cabelo “virgem” não precisa de hidratações tão frequentes.

O melhor seria que as hidratações fossem, ao mesmo tempo, nutritivas, pois assim fariam a reposição de gorduras nos fios, o que ajuda bastante no controle do ressecamento. Umectações capilares com óleos e/ou manteigas vegetais são extremamente eficientes para repor os nutrientes dos fios. E, o melhor, custam bem pouco!

Hidratações Caseiras

As hidratações profissionais são sim, mais eficazes, mas as hidratações caseiras também ajudam, e muito, a recuperar os fios. As hidratações caseiras podem ser feitas semanalmente com ingredientes que você já tenha em casa, o que significa que o custo acaba sendo muito baixo e cabe no bolso de cada pessoa.

Antes de aplicar a máscara, lembrem-se sempre de lavar os fios com um shampoo de limpeza profunda, pois assim são removidos os resíduos acumulados e a máscara age mais profundamente, o que potencializa o efeito da máscara.

Finalizadores: Amigos de Toda Hora!

 O uso de finalizadores, ou pra ser mais precisa, dos leave-ins, é essencial para proteger os fios dos raios solares (comprem os que possuem fator de proteção solar) e para manter em dia a hidratação dos fios ao longo do dia. Já existem vários tipos de leave-ins no mercado que agem selando as cutículas e repondo a hidratação e a nutrição dos fios, o que evita que os fios fiquem ressecados.

cachos8

Eu sou super a favor do leave-in líquido, que dá pra gente ir reaplicando ao longo do dia sempre que o cabelo arma ou fica muito seco. Eles não pesam nos fios e podem ser reaplicados quantas vezes quisermos.

Existem leave-ins específicos para cada tipo de cabelo, e escolham sempre os indicados para o seu tipo de cabelo.

Ampolas de Hidratação: Agem Rápido e São Eficientes

Eis outra coisa que gosto muito, muito, muito! Ampolas são muito práticas e concentradas, além de terem ação imediata, o que significa que agem muito mais rápido do que as máscaras de hidratação. A hidratação proporcionada pelas ampolas é bem potente, e o fato de agir rápido é ótimo pra quando a gente não tem tempo de ficar com a máscara de molho por 15, 20 minutos.

Dependendo dos ativos, elas podem hidratar, reconstruir, nutrir ou fortalecer, então é só escolher as melhores para o seu tipo de cabelo e pro que seu cabelo necessita naquele momento. Pra cabelos ressecados, o melhor são as ampolas hidratantes ou nutritivas.

Óleos Capilares

O boom dos óleos capilares se deu com o óleo de argan, mas de lá pra cá surgiram vários outros, como o de macadâmia, o de açaí e muitos outros. Não existe um óleo melhor do que o outro, existe o óleo certo para cada tipo de cabelo, e é isso que faz toda a diferença.

O legal dos óleos é que eles podem ser utilizados de várias formas: como finalizados, antes do secador (não são todos que podem), como pré-shampoo, como potencializador da máscara, como umectação, dentre outros.

E os resultados são muito bons, pois eles mantém a hidratação no interior dos fios e ajudam a manter os fios alinhados, nutridos, hidratados, macios e muito mais bonitos.

Ou seja, é só cuidar e prestar atenção nos produtos escolhidos!

Beijos

Ju Lopes

Rate this post

Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

Produtos clássicos e épicos que fazem diferença na beleza!

Limpeza de Pele: Tudo o Que Você Precisa Saber!