Diga Não Ao Ressecamento!

É raro encontrar algum cabelo que não tenha algum grau de ressecamento, até porque, mesmo que a pessoa não faça nenhuma química, a poluição, a exposição aos raios solares, o cloro e demais fatores ambientais e também mecânicos geram um grau alto de ressecamento. Isso (o ressecamento) acontece porque  o pH dos fios se altera, o que torna as cutículas capilares dilatadas e vulneráveis, e também porque houve perda hídrica e lipídica, o que resulta em um cabelo seco, opaco e áspero.

O Melhor Shampoo

São muitos os “conselhos” para melhorar o quadro, e tudo começa com o uso do shampoo adequado. Quando o cabelo muda, as necessidades capilares mudam, e isso significa que os produtos utilizados nos fios também mudam, pois, com o ressecamento causado pelos tratamentos químicos, como progressiva, alisamento e luzes, por exemplo, os fios ficam mais alcalinos do que deveriam. Com isso, as cutículas ficam abertas e o cabelo mais vulnerável, sofrendo mais do que o normal com a ação dos fatores externos.

cabelo-cacheado-tutorial-01

Assim, o correto é buscar shampoos com o pH levemente ácido, variando entre 4,5 e 5,5. Caso não encontre, busque por um shampoo neutro, que tende a ser eficaz, exceto em casos graves, quando somente o shampoo ácido deve ser utilizado pois ele será mais eficaz para fazer pelos fios o que eles precisam.

O Melhor Condicionador

Um cabelo ressecado nunca é igual ao outro, já que os motivos que levam ao ressecamento são diversos e cada cabelo tem suas características próprias. Assim, há cabelos mais ressecados nas pontas e com a raiz normal, há os que possuem a raiz oleosa e as pontas secas e existem os que são ressecados por completo, então a escolha do condicionador precisa levar em conta todas essas questões.

Condicionadores com ceramidas, óleos e manteigas vegetais são bem indicados, mas vale lembrar que esse tipo de produto nunca deve ser aplicado na raiz dos fios.

Lave Direito!

Sempre bati na tecla de que lavar o cabeço faz toda a diferença no resultado final, porque é meio óbvio que a temperatura da água influencia no resultado final. Assim, a água não pode ser nem quente demais nem gelada mas, sim “morninha”, em temperatura ambiente.

cachos

O que acontece é que, em contato com a água quente a oleosidade natural dos fios é removida, e sem ela os fios não ficam sedosos, ou seja, ficam mais ressecados. No mais, a água muito quente deixa a cutícula dos fios aberta, o que o deixa mais vulnerável aos efeitos dos fatores mecânicos e ambientais

Hidratar, Hidratar, Hidratar!

Tá ressecado? Tem que hidratar, e hidratar direito! Hidratações profissionais devem ser feitas em salão ao menos uma vez ao mês, ou de 15 em 15 dias, a depender do grau de ressecamento dos fios. Quem colore, descolore, faz luzes ou progressiva, por exemplo, precisa hidratar os fios com mito mais frequência. Já quem tem o cabelo “virgem” não precisa de hidratações tão frequentes.

O melhor seria que as hidratações fossem, ao mesmo tempo, nutritivas, pois assim fariam a reposição de gorduras nos fios, o que ajuda bastante no controle do ressecamento. Umectações capilares com óleos e/ou manteigas vegetais são extremamente eficientes para repor os nutrientes dos fios. E, o melhor, custam bem pouco!

Hidratações Caseiras

As hidratações profissionais são sim, mais eficazes, mas as hidratações caseiras também ajudam, e muito, a recuperar os fios. As hidratações caseiras podem ser feitas semanalmente com ingredientes que você já tenha em casa, o que significa que o custo acaba sendo muito baixo e cabe no bolso de cada pessoa.

Antes de aplicar a máscara, lembrem-se sempre de lavar os fios com um shampoo de limpeza profunda, pois assim são removidos os resíduos acumulados e a máscara age mais profundamente, o que potencializa o efeito da máscara.

Finalizadores: Amigos de Toda Hora!

 O uso de finalizadores, ou pra ser mais precisa, dos leave-ins, é essencial para proteger os fios dos raios solares (comprem os que possuem fator de proteção solar) e para manter em dia a hidratação dos fios ao longo do dia. Já existem vários tipos de leave-ins no mercado que agem selando as cutículas e repondo a hidratação e a nutrição dos fios, o que evita que os fios fiquem ressecados.

cachos8

Eu sou super a favor do leave-in líquido, que dá pra gente ir reaplicando ao longo do dia sempre que o cabelo arma ou fica muito seco. Eles não pesam nos fios e podem ser reaplicados quantas vezes quisermos.

Existem leave-ins específicos para cada tipo de cabelo, e escolham sempre os indicados para o seu tipo de cabelo.

Ampolas de Hidratação: Agem Rápido e São Eficientes

Eis outra coisa que gosto muito, muito, muito! Ampolas são muito práticas e concentradas, além de terem ação imediata, o que significa que agem muito mais rápido do que as máscaras de hidratação. A hidratação proporcionada pelas ampolas é bem potente, e o fato de agir rápido é ótimo pra quando a gente não tem tempo de ficar com a máscara de molho por 15, 20 minutos.

Dependendo dos ativos, elas podem hidratar, reconstruir, nutrir ou fortalecer, então é só escolher as melhores para o seu tipo de cabelo e pro que seu cabelo necessita naquele momento. Pra cabelos ressecados, o melhor são as ampolas hidratantes ou nutritivas.

Óleos Capilares

O boom dos óleos capilares se deu com o óleo de argan, mas de lá pra cá surgiram vários outros, como o de macadâmia, o de açaí e muitos outros. Não existe um óleo melhor do que o outro, existe o óleo certo para cada tipo de cabelo, e é isso que faz toda a diferença.

O legal dos óleos é que eles podem ser utilizados de várias formas: como finalizados, antes do secador (não são todos que podem), como pré-shampoo, como potencializador da máscara, como umectação, dentre outros.

E os resultados são muito bons, pois eles mantém a hidratação no interior dos fios e ajudam a manter os fios alinhados, nutridos, hidratados, macios e muito mais bonitos.

Ou seja, é só cuidar e prestar atenção nos produtos escolhidos!

Beijos

Ju Lopes

Diga Não Ao Ressecamento!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

1 Comment
  1. Mara Regina Peixoto disse:

    Os cabelos de minha filha foi feito relaxamento e agora está quebrando usei wellastrat fomos para praia 20 dias e perdeu quase todo relaxamento o que fazer

Leave a Reply

Your email address will not be published.