in

Entenda como funciona a colorimetria dos cabelos

colometria
Entenda como funciona a colorimetria dos cabelos

Como funciona a colometria dos cabelos

Nossos cabelos são formados por uma junção de várias cores que formam uma nova tonalidade. Por causa disso, ao clarear ou escurecer os fios com descolorantes, tinturas e tonalizantes, os cabelos costumam ganhar reflexos indesejados que precisam ser neutralizados ou matizados, pois, ao aplicar estes produtos químicos, ocorre a mistura de todos os tons na estrutura das fibras capilares.

[box] É o caso, por exemplo, dos cabelos que são naturalmente pretos, castanhos escuros e castanhos médios, que são formados por pigmentos granulados de vermelho, azul e laranja, pois, na realidade, estas tonalidades não existem, já que são obtidas através das misturas.[/box]

Na regra da colorimetria e na regra do fundo de clareamento, ao aumentar o tom dos cabelos pretos, castanhos escuros e castanhos médios, seja com descolorantes, tinturas permanentes ou tonalizantes, os fios ganham reflexos avermelhados, pois vermelho é o pigmento granulado que impera entre os três citados.

Na sequência, entra em cena a chamada estrela de oswald, que fala sobre neutralização ou matização utilizando as cores opostas às cores dos reflexos. Neste caso, a cor oposta ao vermelho é o verde. Sendo assim, um mix corretor verde é o responsável por deixar marrons ou castanhos os fios com reflexos avermelhados.

ESTRELA DE OSWALD simples de entender

Os cabelos que são naturalmente castanhos claros e loiros escuros, por sua vez, também são formados por pigmentos granulados, mas com as seguintes cores: laranja, vermelho e amarelo.

Na regra da colorimetria e na regra do fundo de clareamento, ao aumentar o tom destes fios, seja com descolorantes, tinturas permanentes ou tonalizantes, os cabelos ganham reflexos alaranjados, pois laranja é o pigmento granulado que impera entre os três citados.

MATEMATICA DA COLORIMETRIA TESTE COM AS BASES

Estrela de oswald

Para neutralizar ou matizar a cor, conforme a estrela de oswald, deve-se usar um mix corretor azul, cor oposta ao laranja, responsável por deixar mais beges os fios com reflexos alaranjados.

Os cabelos que são naturalmente loiros médios e loiros claros, por sua vez, são formados por pigmentos difusos, ou seja, tom único bege amarelado.

Na regra da colorimetria e na regra do fundo de clareamento, ao aumentar o tom destes fios, seja com descolorantes, tinturas ou tonalizantes, os cabelos ganham reflexos amarelados intensos, os famosos tons gema-de-ovo, pois o bege amarelado é o único pigmento difuso presente nos fios.

Para neutralizar ou matizar a cor, conforme a estrela de oswald, deve-se usar um mix corretor violeta, cor oposta ao amarelo, responsável por deixar mais acinzentado os fios com reflexos amarelados.

Os cabelos naturais só chegam até o loiro claro, mas os descolorantes permitem a obtenção artificial das cores loiro bege e loiro platinado, que não possuem nenhum tipo de pigmento.

Na regra da colorimetria e na regra do fundo de clareamento, para se obter artificialmente estes dois tons, exclusivamente com descolorantes, é necessário neutralizar e matizar todos os tipos de reflexos, deixando os fios brancos ao invés de amarelados.

Ao longo do tempo, como a cor oxida, deixando os fios amarelados novamente, é necessário, conforme a estrela de oswald, usar um [mix corretor] violeta, cor oposta ao amarelo, para acinzentar.

Estrela de Oswald/Neutralizações por Suzana Kasteller

Estrela de Oswald – apresentação no Congresso Internacional de Colorimetria Universal

Mix Corretor

O uso do mix corretor deve ser utilizado com cautela, seguindo as recomendações dos profissionais do setor de beleza ou da embalagem dos fabricantes, pois pode provocar um efeito indesejado nos reflexos dos cabelos.

O mix corretor verde, por exemplo, ao ficar tempo demais agindo nos fios, deixa os cabelos chumbados, o famoso cor-de-rato.

O mix corretor violeta, por sua vez, ao ficar tempo demais agindo nos fios, deixa os cabelos cinzas, como se fossem grisalhos.

Quando um fabricante indica tempo de pausa para os produtos fazerem efeito, é sempre bom respeitar, pois os resultados não melhoram deixando a ação acontecer por mais tempo.

5.1/8 - (5 votes)

Written by Suzana Kasteller

Meu nome é Suzana Kasteller, sou especialista em colorimetria em formato de matemática.
Tenho formação internacional pelas consagradas:
ACADEMIA CEBADO ESPANHA e PIVOT POIN INTERNATIONAL.

Aqui apresento meus vídeos aonde ensino algumas técnicas sobre esse universo. Caso queira aprender mais, eu dou cursos avançados em:

● Ingenieria de color
(Em espanhol)
● Color expert ( em português)
● Tríade das cores nivel básico/intermediário em português

Caso queira saber mais, entre em contato comigo.

WhatsApp +5524992427667