Entenda como funciona a colorimetria dos cabelos

 

colorimetria

Entenda como funciona a colorimetria dos cabelos

Nossos cabelos são formados por uma junção de várias cores que formam uma nova tonalidade. Por causa disso, ao clarear ou escurecer os fios com descolorantes, tinturas e tonalizantes, os cabelos costumam ganhar reflexos indesejados que precisam ser neutralizados ou matizados, pois, ao aplicar estes produtos químicos, ocorre a mistura de todos os tons na estrutura das fibras capilares. É o caso, por exemplo, dos cabelos que são naturalmente pretos, castanhos escuros e castanhos médios, que são formados por pigmentos granulados de vermelho, azul e laranja, pois, na realidade, estas tonalidades não existem, já que são obtidas através das misturas.

Na regra da colorimetria e na regra do fundo de clareamento, ao aumentar o tom dos cabelos pretos, castanhos escuros e castanhos médios, seja com descolorantes, tinturas permanentes ou tonalizantes, os fios ganham reflexos avermelhados, pois vermelho é o pigmento granulado que impera entre os três citados. Na sequência, entra em cena a chamada estrela de oswald, que fala sobre neutralização ou matização utilizando as cores opostas às cores dos reflexos. Neste caso, a cor oposta ao vermelho é o verde. Sendo assim, um mix corretor verde é o responsável por deixar marrons ou castanhos os fios com reflexos avermelhados.

Os cabelos que são naturalmente castanhos claros e loiros escuros, por sua vez, também são formados por pigmentos granulados, mas com as seguintes cores: laranja, vermelho e amarelo. Na regra da colorimetria e na regra do fundo de clareamento, ao aumentar o tom destes fios, seja com descolorantes, tinturas permanentes ou tonalizantes, os cabelos ganham reflexos alaranjados, pois laranja é o pigmento granulado que impera entre os três citados. Para neutralizar ou matizar a cor, conforme a estrela de oswald, deve-se usar um mix corretor azul, cor oposta ao laranja, responsável por deixar mais beges os fios com reflexos alaranjados.

Os cabelos que são naturalmente loiros médios e loiros claros, por sua vez, são formados por pigmentos difusos, ou seja, tom único bege amarelado. Na regra da colorimetria e na regra do fundo de clareamento, ao aumentar o tom destes fios, seja com descolorantes, tinturas ou tonalizantes, os cabelos ganham reflexos amarelados intensos, os famosos tons gema-de-ovo, pois o bege amarelado é o único pigmento difuso presente nos fios. Para neutralizar ou matizar a cor, conforme a estrela de oswald, deve-se usar um mix corretor violeta, cor oposta ao amarelo, responsável por deixar mais acinzentado os fios com reflexos amarelados.

Os cabelos naturais só chegam até o loiro claro, mas os descolorantes permitem a obtenção artificial das cores loiro bege e loiro platinado, que não possuem nenhum tipo de pigmento. Na regra da colorimetria e na regra do fundo de clareamento, para se obter artificialmente estes dois tons, exclusivamente com descolorantes, é necessário neutralizar e matizar todos os tipos de reflexos, deixando os fios brancos ao invés de amarelados. Ao longo do tempo, como a cor oxida, deixando os fios amarelados novamente, é necessário, conforme a estrela de oswald, usar um mix corretor violeta, cor oposta ao amarelo, para acinzentar.

O uso do mix corretor deve ser utilizado com cautela, seguindo as recomendações dos profissionais do setor de beleza ou da embalagem dos fabricantes, pois pode provocar um efeito indesejado nos reflexos dos cabelos. O mix corretor verde, por exemplo, ao ficar tempo demais agindo nos fios, deixa os cabelos chumbados, o famoso cor-de-rato. O mix corretor violeta, por sua vez, ao ficar tempo demais agindo nos fios, deixa os cabelos cinzas, como se fossem grisalhos. Quando um fabricante indica tempo de pausa para os produtos fazerem efeito, é sempre bom respeitar, pois os resultados não melhoram deixando a ação acontecer por mais tempo.

Entenda como funciona a colorimetria dos cabelos
5 (100%) 1 Voto

Sobre Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza.

Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá?
Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Minha Página
Saiba Mais

Kalina Amaro: kalina@patricinhaesperta.com.br

contato@patricinhaesperta.com.br / redacao@patricinhaesperta.com.br

* Saiba como escrever para o site PatricinhaEsperta CLIQUE AQUI.

Seis principais problemas dos cabelos
Óleo de Alho para os cabelos crescerem fortes
Tags: ,

Faça seu comentário aqui

RSS 2.0

Deixe um comentário

Uma resposta para “Entenda como funciona a colorimetria dos cabelos”

  1. Gilmara Souza disse:

    Importante dizer também que esses processos exigem uma limpeza profunda e usar um shampoo anti-resíduos de qualidade é muito importante.

    Tem quem use produtos, teoricamente, menos agressivos e mais naturais como por exemplo: o bicarbonato de sódio. O problema é a incerteza da eficiência desses produtos ao nível de um bom shampoo anti-resíduos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.