Cabelos oleosos no verão dão muito mais trabalho, os cuidados devem ser redobrados, pois esta fase de sol e calor aumentam a produção do sebo estimulado pela a alta temperatura.
A oleosidade provoca também situações indesejáveis, pois o cabelo parece estar sempre sujo, deixando a pessoa que possui este tipo de fios desconfortável.
Causa comum desse problema é de ordem genética, mas o estresse e as alterações hormonais também podem contribuir para o surgimento da oleosidade nos cabelos.
A oleosidade excessiva, quando genética, deve ser controlada em clínica especializada em tratamentos capilares.
Como o mais comum em cabelos oleosos são causas diferentes das genéticas, seguem algumas dicas para melhorar a oleosidade dos fios.
Uma dica muito importante é optar por shampoos específicos sempre. Não abra mão de utilizar shampoos para fios oleosos, e reveze com shampoos neutros com pH equilibrado, pois assim não resseca o couro cabeludo.
Os shampoos neutros, com pH equilibrado, proporcionam brilho e sedosidade aos cabelos oleosos, pois o pH traça o fator de hidrogênio que regula a acidez e a alcalinidade de qualquer substância na natureza.
Shampoos antirresíduos são indicados para quem usa cera, sprays e outros produtos para modelar. Mas como limpam profundamente e ajudam balancear o pH dos fios, também podem ser utilizados por pessoas que possuem fios oleosos.
Especialistas pedem para não usar todos os dias shampoo, somente esporadicamente, devido a sua fórmula ter como intenção uma limpeza profunda, e tira todos os nutrientes dos cabelos se for usado em excesso. Essa dica serve para todos os tipos de cabelos. Seguem outras dicas:
– Quando for aplicado o shampoo massageie bem o couro cabeludo com a ponta dos dedos para retirar o acúmulo de sebo do couro, evitando a obstrução dos poros.
– O indicado é aplicar condicionador apenas nas pontas do cabelo, e não lave-os com água quente, a água quente faz mal inclusive para a pele.
– Enxágue os cabelos em água corrente, retirando os produtos do couro cabeludo, principalmente o condicionador.
– Não esfregue demais o shampoo na cabeça, pois também ajuda a estimular o sebo.
-Evite produtos do tipo “2 em 1”, como shampoo e condicionador na mesma fórmula.
– Mantenha o secador cerca de 15 centímetros de distância de seus fios, na temperatura morna.
– Evite abafar o couro cabeludo com bonés ou lenços, para não aumentar a produção natural do sebo.
– Não durma e nem prenda os cabelos ainda molhados. Além de ficarem com aspecto de sujo, perdem volume e ficam pesados.
– Caso use com frequência chapinha ou secador, não esqueçam jamais de usar o leave-in no comprimento do fio pelo menos três vezes por semana para proteger o cabelo dos danos causados pelo calor.
– Não há nenhuma restrição em lavar os cabelos diariamente, caso a oleosidade aumente muito nos dias mais quentes, lave-os até duas vezes ao dia, não tem problema.
Segue algumas dicas de shampoo:
Espero que as dicas sejam úteis, porque o que mais desejamos é estar sempre bonitas e com aspecto saudável, portanto estes pequenos cuidados fazem a diferença em nossa rotina feminina.
Espero que tenham gostado!
Até a próxima!