Categories: Cabelos

Formol X Alisamento X Cabelos

Alguém aqui assistiu a reportagem do Fantástico domingo? A reportagem falava do uso irregular do formol em alisamentos…

Vários testes foram feitos com os produtos usados e os resultados são absurdos…Confiram alguns trechos da reportagem:

“Uma cabeleireira admite: “Quando o cliente pergunta se tem formol, a gente responde: ‘Não tem, é proibido, a gente não usa formol’. Mas na verdade tem formol, sim”.

“Atenção, mulheres: 0,2% de formol não alisa cabelo. Se a mistura alisar, é porque tem mais formol do que devia. As equipes do Fantástico foram às ruas comprar alguns dos produtos mais usados nesse tipo de alisamento.

Começamos em uma feira internacional de estética, em outubro passado, no Rio de Janeiro. “É a mais conhecida de todo o Rio de Janeiro”, comenta o vendedor. Ele diz que o produto tem só o formol liberado: “0,2%”.

Já em outro estande, a resposta é outra. “A empresa fala que é 2%. Então, eu passo que é 2%, mas eu acredito que seja mais”, conta a vendedora.

Foto: Reprodução

Os produtores do Fantástico foram também aos salões e compraram os alisantes direto dos cabeleireiros. Em Madureira, no subúrbio carioca, a cabeleireira separa o produto na hora. “Esse tem formol bem pouquinho. Não é aquilo que mata o povo”, diz.

Em um salão em Ipanema, a conversa dura poucos minutos na frente das clientes. “O produto está aqui dentro. Só que o produto que está aqui dentro não é o que está na embalagem”, revela um cabeleireiro.

Mas por que não vem na embalagem dele? “Porque esse é o produto que um químico faz. Isso normalmente se compra em fábrica. Eles são muito fracos. São muito fracos”, alega o cabeleireiro.

Nós trouxemos todos os produtos para serem analisados no instituto de química da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A metodologia usada é a mesma recomendada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para esse tipo de produto. A implantação do método e os testes levaram quatro meses, e os resultados são assustadores.

Vamos ver o resultado de um produto comprado pela produtora do Fantástico no próprio salão de beleza em Ipanema, na Zona Sul do Rio. O resultado: 6,66%, mais de 30 vezes o valor permitido. Voltamos ao salão.

“A gente não trabalha mais. Todos os nossos produtos não têm nada de formol”, garantiu o cabeleireiro. “Mas você fazia até pouco tempo atrás”, pergunta a repórter. “Todo o Rio de Janeiro fazia”, responde o cabeleireiro. O Fantástico insiste. “Não vou falar mais nada. Já falei tudo”, diz o cabeleireiro.

O resultado do teste do alisante comprado no salão de Madureira. Pode matar, sim. O produto dela tem quase 18 vezes o permitido. “Eu não sabia. a gente compra de um fornecedor. Então, a gente não tem como ver se o negócio tem formol, se não tem formol”, alega a cabeleireira.

E o produto que deixou a Mariluz no hospital? Em Cuiabá, a equipe de reportagem do Fantástico pediu à cabeleireira que atendeu a comerciante uma amostra da mistura que foi usada. O resultado: 24 vezes o permitido.

“Isso aqui para mim também é uma surpresa, porque eu não tenho como analisar o produto. A gente usa o que é vendido”, justifica a cabeleireira Cristiane Maldonado.

Não é o que diz o que diz o Instituto Nacional de Câncer. “Todo cabeleireiro sabe que tem formol pelo cheiro”, afirma Ubirani Barros Otero, epidemiologista do Inca. “

A minha opinião sobre isso é a seguinte: se tem formol não use e ponto final. Não tem isso de que é na dosagem permitida…Porque? Porque desde 2004  o formol foi classificado como cancerígeno. Não é suposição, é FATO!

Então, assim, se você sabe que, COMPROVADAMENTE,  uma coisa causa câncer, você vai usar pra que? Tá louca é? Fico super brava com isso, porque é muita inconsequência, sabe? Quando alguém me fala que usou escova com formol dá vontade de puxar os cabelos… Ops, é a TPM, tô agressiva hoje! hahaha

Falando sério…Um tempo atrás eu  fiz um post aqui falando que os salões batizam as escovas com formol e muita gente se manifestou dizendo que já tinha passado por isso.

Eu acho de uma irresponsabilidade tão grande dos cabeleireiros, sabe? Como pode uma coisa dessas? Como pode você chegar em um salão e pedir um procedimento sem formol e, no fim, acabar com o couro cabeludo queimado, com o cabelo arrebentado? Gente, formol pode matar, sabiam disso?

Isso, pra mim, não é cabeleireira, é bandida. E se acontecer comigo eu processo e ponto final.

Já tenho até uma técnica: chego no salão e peço a a tal escova, aviso que sou alérgica ao formol e conto (uma “mentirinha”) que da última vez que fiz a escova a  cabeleireira batizou o produto, eu quase morri, processei a dita cuja e ela me pagou uma fortuna. Funciona, viu? Brasileiro só entende as coisas quando o bolso pesa!

 Depois que comecei a dizer isso, nunca mais ninguém colocou nada em meu cabelo…Como eu sempre digo, criatividade é tudo na vida!

Beijos

Ju

julianalopes@patricinhaesperta.com.br /https://www.facebook.com/JuLopesPE

Formol X Alisamento X Cabelos
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Xampu infantil é bom para cabelo de adulto???
Linha completa orofluido - eu quero!!
Compartilhar
Tags: Formol
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Ver comentários

  • Oi, fiquei muito interessada com a reportagem e gostaria de perguntar: Eu fiz por 3 vezes a escova gradativa, aquela de cana de açuçar, que fica 3 dias sem lavar o cabelo e etc, na 3 a cabeleireira mudou a escova dizendo que essa não precisaria ficar os 3 dias e poderia lavar no mesmo dia, e de fato foi assim, o cheiro exalado pelo produto dessa gradativa de fato é muito gostoso, porém, a noite quando dormia, e suava o cheiro foi ativado novamente e dai comecei a passar mal de falta de ar, no dia seguinte lavei o cabelo novamente e escovei, porém ocorreu a mesma coisa, fui ao médico de minha cidade e ele me disse que eu havia tido uma reação alérgica, me receitou um antialérgico e disse que eu teria 98% de chance de choque anafilático se fizesse novamente por que havia comprometido as mucosas do esofago, estomago e intestino, fiquei sentindo a respiração presa todas as vezes que lavava o cabelo, até que o cheiro passou por completo. O médico me falou isso sem fazer nenhum tipo de exame e eu gostaria de saber se alguém sabe se isso de fato procede e se com um ocorrido desses eu poderia fazer a escova com base em carbocisteína? ja estou a um ano e meio sem utilizar nada no cabelo, além da tintura e estou muito infeliz por que meu cabelo ficou sem forma, e não arruma mais sem utilização de secador e chapinha... por favor, se puderem me responder, agradeço! obrigada e parabéns pela reportagem!

  • estou tenço pois em um periodo de tempo muito pequeno ultilizei dois produtos químicos no cabelo, um para alizar e outro para relaxar.estou sofrendo muito,pois nao tive tempo de consultar um médico.os sintomas vieram com tudo peq. feridas no couro cabeludo,rosto e corpo. tenho até vergonha de ir ao trabalho. que bom poder dezabafar bjssssssssss

  • estou trabalhando em um salao e depois de uma semana peguei um resfriada com ardencia na garganta e um atosse agora estou com falta de ar como se estivesse com pneumonia como posso evitar acho que deve ser por causa dos produtos tem algum anti alergico que posso tomar ja que nao posso perder meu emprego
    aguardo resposta

  • gente, uma forma de vc saber se a progressiva tem formol ou não é na hora da aplicação. se a cabeleireira avisar sobre o cheiro forte, vir com um ventilador... é porque tem, caía fora.
    UMA DICA DE PROGRESSIVA: A SALVATORE BLUE GOLD. ELA É MARAVILHOOOOOOSAAAA!!! JA FIZ VÁRIAS E NUNVA VÍ NADA IGUAL. 0% CARBOCISTEÍNA E 0% FORMOL! AÍ VCS PERGUNTA O QUE ALIZA ELA??? O TANINO, SUBSTANCIA NATURAL PRESENTE EM PLANTAS E LEGUMES. NÃO SOU CABELEIREIRA, MAS COMPREI PELA NET, ELA É BEM CARA, UNS 400, MAS VALE A PENA GENTE, JA ESTOU NO MEU SEGUNDO POTE.

Postagens recentes

Transport Benefícios, Como Usar, Quantas Calorias Queima

Amores, hoje vou falar pra vocês do transport (elíptico), quais seus benefícios, como usar e quantas calorias queima. Esse é…

2 dias atrás

O Melhor Exercício e Dicas Pré e Pós Treino

Olá miossss amores, tudo bem? Se você é minha leitora sabe que prometi fazer um registro diário do meu treino…

3 dias atrás

Meu Desafio de Emagrecimento: Dieta e Treino

Olá, MIOSSSS AMORESSSSSS!!! Tem alguém aí querendo emagrecer? Eu sei que já faz um bom tempo que eu deixei de…

4 dias atrás

Chega de Cabelo Curto Arrepiado nas pontas!

Cabelo Curto Arrepiado nas pontas Os cabelos curtos são tão quistos como forma e comprimento de cabelo, tanto quanto os…

6 dias atrás

Tratamento de Cabelo Profissional Barato

Tratamento de Cabelo Profissional Barato Vocês querem conhecer alguns produtinhos mega baratos? Que são profissionais e tem toda aquela concentração…

1 semana atrás

Shampoos Para Cabelos Oleosos: Os Melhores

Cabelo oleoso é um problema, não é mesmo? Só quem sofre com oleosidade sabe como é difícil o dia a…

2 semanas atrás