Muitos falam a respeito das técnicas de No-Poo e Low-Poo.
Entretanto poucos sabem que tais técnicas NÃO servem (somente) para serem adotadas como ritual, seita, estio de vida, ou seja-lá-o-que-for cuja adoção exija listas de permitidos e proibidos.
Apesar do nome “lindamente difícil”, o No-Poo e o Low-Poo consistem em utilizar produtos para higienização capilar livres de substâncias detergentes pesadas, como o lauril éter sulfato de sódio.
Esta substância, embora retire as impurezas e produza aquela espuma que tanta gente adora, também é responsável por remover a proteção natural dos fios (especialmente dos mais sensíveis), ressecando-os e provocando de frizz à quebra.
Então, quando alguém teve o insight (God Bless!) de elaborar produtos sem tanta ação detergente, a indústria deu um jeito e descobriu ingredientes que limpam, porém não agridem – os tensoativos não iônicos e anfóteros, por exemplo.
Outro detalhe desse tipo de produto: eles fazem pouca ou nenhuma espuma.
Foam Free – Sem espuma

Sulfate Free – Sem Sulfato

Já que mantém a integridade dos fios (ou o que resta dela), os Shampoos Sulfate Free (sem sulfato) e os Foam free (sem espuma) são um verdadeiro curinga para cabelos danificados. Além de deixarem os cachos mais hidratados, aumentarem a durabilidade da cor, evitarem reações alérgicas no couro cabeludo, entre outros.
Não é necessário adotar medidas e produtos das famosas listas de Permitidos/Proibidos. Porém deve-se ter em mente que Sulfate Free e Foam Free (DE VERDADE) não possuem um potencial de limpeza tão grande ao ponto de substituírem o uso periódico de algum anti-resíduos, principalmente para quem tem cabelos oleosos e/ou utiliza cosméticos capilares cuja composição contenha silicones insolúveis (Cetyl Dimethicone, Cyclomethicone, Dimethicone, Dimethiconol, etc) e derivados de petróleo (Petrolatum, Mineral Oil, Parafinum Liquid, Vaselina).
Então, seu cabelo está danificado? Comece com os cuidados já na higienização!
A lavagem tradicional tende a piorar o estado dos fios enquanto os Sulfate Free e os Foam Free atuam para lavar de um jeito menos traumático, tanto para as madeixas quanto para o planeta. Afinal, sem espuma o consumo de água e a poluição gerada são menores.
Beijos
Karina Viega.
[email protected]
www.facebook.com/karinaviega
Ana, sabia que o laborarório que formula os produtos DevaCurl para os EUA fica aqui no brasil??? ^^
O Di Fiorena.
Logo ao chegar a distribuição brasileira dos produtos havia sim certa diferença,
mas agora a formulação é a mesma!!! Sim sim.
Vou entrevistar o cosmetologista responsável pela formulação DevaCurl e publicarei para vcs.
Afinal, esta polêmica entre NacionalXImportado ainda dá bastante pano para manga… rs
beijão.
boa matéria e os dois produtos falados são muito bons mas prefiro sem duvida nenhuma o shampoo da curls e one conditon(importado)
Excelente acrescimo! ^^
Sem contar as marcas que seduzem com o rótulo SEM SAL, quando na verdade deveriam dizer: SEM SAL DE COZINHA. Pois muitos outros tipos de sulfatos dertergentes estão em suas fórmulas…
bjos
Certíssimo, afinal,
“Sulfate Free e Foam Free (DE VERDADE) não possuem um potencial de limpeza tão grande ao ponto de substituírem o uso periódico de algum anti-resíduos”
Estes produtos são ideais para tratar as madeixas diariamente.
Entretanto só um anti-resíduos impedirá que os fios fiquem saturados por outros produtos que usamos com frequência (cremes sem enxague, finalizadores, séruns, etc).
OBS: falo de casos em que os famosos “ruituais” não são seguidos…
Beijos
Experimente sim e depois me conte! ^^
Realmente, Fernanda.
A linha DevaCurl mudou muitos conceitos sobre tratamentos para Curly-Girls.
Breve farei uma matéria completa sobre o Ritual DevaCurl 3-Steps.
^.~
Obrigada, flor.
Do 1° a gente nunca esquece! rsrs
beijoss
Matéria maravilhosa, algumas marcas fazem a propaganda de shampoo sem sal e confundem o cliente, nao existe produto sem sal (definição em quimica orgânica: reação de acido com uma base resulta em sal mais água) o que existe é a ausencia de algum sal que danifica certo tipo de cabelo. Excelente matéria.
Tenho muito gosto em ostentar meus cachinhos e nenhum outro faz por mim o que a linha Deva faz, nem a linha da Curl foi tão boa.
ADOREI A DICA,ESTOU MESMO PRECISANDO DE DAR UM TRATO NO CABELO,VOU EXPERIMENTAR ESSE SHAMPOO.
AMEI!
Tenho cabelos com progressiva e uso o No-poo Deva no dia a dia.
Mas tem que ser assim como vc falou: utilizar algum anti-resíduos de vez em quando.
bjo
Adorei Ká!
Beijos