Limpeza Segura para Cabelos Danificados – Shampoos Sulfate Free e Foam Free

Muitos falam a respeito das técnicas de No-Poo e Low-Poo.

Entretanto poucos sabem que tais técnicas NÃO servem (somente) para serem adotadas como ritual, seita, estio de vida, ou seja-lá-o-que-for cuja adoção exija listas de permitidos e proibidos.

Apesar do nome “lindamente difícil”, o No-Poo e o Low-Poo consistem em utilizar produtos para higienização capilar livres de substâncias detergentes pesadas, como o lauril éter sulfato de sódio.

Esta substância, embora retire as impurezas e produza aquela espuma que tanta gente adora, também é responsável por remover a proteção natural dos fios (especialmente dos mais sensíveis), ressecando-os e provocando de frizz à quebra.

Então, quando alguém teve o insight (God Bless!) de elaborar produtos sem tanta ação detergente, a indústria deu um jeito e descobriu ingredientes que limpam, porém não agridem – os tensoativos não iônicos e anfóteros, por exemplo.

Outro detalhe desse tipo de produto: eles fazem pouca ou nenhuma espuma.

Foam Free – Sem espuma

I-No Poo DevaCurl, II-Curlicious Curls Cleansing Cream - Testei e aprovei.

Sulfate Free – Sem Sulfato

I-Matrix Biolage Colorcaretherapie Delicate Care Shampoo, II-Schwarzkopf Bonacure Color Save Sulfate Free - Testei e aprovei.

 

Já que mantém a integridade dos fios (ou o que resta dela), os Shampoos Sulfate Free (sem sulfato) e os Foam free (sem espuma) são um verdadeiro curinga para cabelos danificados. Além de deixarem os cachos mais hidratados, aumentarem a durabilidade da cor, evitarem reações alérgicas no couro cabeludo, entre outros.

Não é necessário adotar medidas e produtos das famosas listas de Permitidos/Proibidos. Porém deve-se ter em mente que Sulfate Free e Foam Free (DE VERDADE) não possuem um potencial de limpeza tão grande ao ponto de substituírem o uso periódico de algum anti-resíduos, principalmente para quem tem cabelos oleosos e/ou utiliza cosméticos capilares cuja composição contenha silicones insolúveis (Cetyl Dimethicone, Cyclomethicone, Dimethicone, Dimethiconol, etc) e derivados de petróleo (Petrolatum, Mineral Oil, Parafinum Liquid, Vaselina).

Então, seu cabelo está danificado? Comece com os cuidados já na higienização!

A lavagem tradicional tende a piorar o estado dos fios enquanto os Sulfate Free e os Foam Free atuam para lavar de um jeito menos traumático, tanto para as madeixas quanto para o planeta. Afinal, sem espuma o consumo de água e a poluição gerada são menores.

 

Beijos

Karina Viega.

karinaviega@patricinhaesperta.com.br
www.facebook.com/karinaviega

Limpeza Segura para Cabelos Danificados – Shampoos Sulfate Free e Foam Free
5 (100%) 2 Votos

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

23 Comments
  1. AMEI!
    Tenho cabelos com progressiva e uso o No-poo Deva no dia a dia.
    Mas tem que ser assim como vc falou: utilizar algum anti-resíduos de vez em quando.
    bjo

    1. Certíssimo, afinal,
      “Sulfate Free e Foam Free (DE VERDADE) não possuem um potencial de limpeza tão grande ao ponto de substituírem o uso periódico de algum anti-resíduos”
      Estes produtos são ideais para tratar as madeixas diariamente.
      Entretanto só um anti-resíduos impedirá que os fios fiquem saturados por outros produtos que usamos com frequência (cremes sem enxague, finalizadores, séruns, etc).
      OBS: falo de casos em que os famosos “ruituais” não são seguidos…

      Beijos

  2. ADOREI A DICA,ESTOU MESMO PRECISANDO DE DAR UM TRATO NO CABELO,VOU EXPERIMENTAR ESSE SHAMPOO.

  3. Tenho muito gosto em ostentar meus cachinhos e nenhum outro faz por mim o que a linha Deva faz, nem a linha da Curl foi tão boa.

    1. Realmente, Fernanda.
      A linha DevaCurl mudou muitos conceitos sobre tratamentos para Curly-Girls.
      Breve farei uma matéria completa sobre o Ritual DevaCurl 3-Steps.
      ^.~

  4. Matéria maravilhosa, algumas marcas fazem a propaganda de shampoo sem sal e confundem o cliente, nao existe produto sem sal (definição em quimica orgânica: reação de acido com uma base resulta em sal mais água) o que existe é a ausencia de algum sal que danifica certo tipo de cabelo. Excelente matéria.

    1. Excelente acrescimo! ^^
      Sem contar as marcas que seduzem com o rótulo SEM SAL, quando na verdade deveriam dizer: SEM SAL DE COZINHA. Pois muitos outros tipos de sulfatos dertergentes estão em suas fórmulas…
      bjos

  5. boa matéria e os dois produtos falados são muito bons mas prefiro sem duvida nenhuma o shampoo da curls e one conditon(importado)

    1. Ana, sabia que o laborarório que formula os produtos DevaCurl para os EUA fica aqui no brasil??? ^^
      O Di Fiorena.
      Logo ao chegar a distribuição brasileira dos produtos havia sim certa diferença,
      mas agora a formulação é a mesma!!! Sim sim.
      Vou entrevistar o cosmetologista responsável pela formulação DevaCurl e publicarei para vcs.
      Afinal, esta polêmica entre NacionalXImportado ainda dá bastante pano para manga… rs

      beijão.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.