Sempre falo por aqui que não existe uma “máscara universal” que servirá para qualquer cabelo, pois cada cabelo possui necessidades diferentes, já que as características são diferentes, e essas necessidades mudarão ao longo do tempo. Então, para cada cabelo, em cada momento, existe uma máscara diferente.
Mas como escolher isso? Bom, para começar, verifique qual o seu tipo de cabelo, e em seguida analise o estado em que ele se encontra, pois assim podemos ver as possíveis necessidades do cabelo, o que já é um filtro, e também os ativos indicados indicados para cada caso.
Cabelos Quimicamente Tratados
O cabelo quimicamente tratado precisa de tudo: hidratação, nutrição, reconstrução e fortalecimento, mas o básico do básico, o que vai manter o cabelo “de pé” é a reconstrução, então você precisa escolher uma máscara que reponha massa, que contenha ativos reconstrutores. Quais ativos são esses? Aminoácidos e proteínas.
As reconstruções não devem ser usadas com muita frequência, exceto em casos graves, então uma aplicação a cada 15 dias já é o suficiente. O resultado disso serão cabelos mais fortes, mais resistentes e mais saudáveis.
Cabelos Ralos e Sem Volume
O grande medo de quem tem esse tipo de cabelo é justamente acabar com os fios mais ralos ainda, mas a dica é procurar por por máscaras que doem volume, e isso já têm aos montes, sobretudo nas grandes marcas. Ativos como as ceramidas, que são nutritivas, o extrato de trigo e o extrato de algodão são boas pedidas, pois não pesam, não tiram o volume e tratam os fios.
Cabelos Oleosos
As meninas de cabelos oleosos padecem com as máscaras, sobretudo porque elas tendem a pesar e deixar os fios mais oleosos ainda. Para manter o cabelo hidratado, mas sem piorar a oleosidade, invista nas máscaras que contenham glicerina, que é ótimo pra hidratar, mas não pesa nos fios. Outra dica é o óleo de damasco e o óleo de jojoba, que não pioram a oleosidade e tratam os fios.
Cabelos Volumosos
Cabelos volumosos precisam de muita nutrição para ajudar a controlar o excesso de frizz e a domar os fios, que armam com muita facilidade. O ideal aqui é investir em máscaras e produtos que tenham óleos e manteigas vegetais, como o óleo de abacate, a manteiga de karité, a manteiga de murumuru, o óleo de argan, o óleo de ojon e por aí vai!
Pode-se, ainda, usar os óleos e manteigas vegetais para umectar os fios, e os resultados são bem bons. O resultado é um cabelo mais domado, mais macio, mais brilhoso, mais alinhado e com menos frizz.
Cabelo Cacheado
Por causa da sua estrutura, o cabelo cacheado tende a ser seco no comprimento e nas pontas, além de cheio de frizz, desalinhado e sem definição. A dica aqui é investir também em óleos e manteigas vetais, além de ceramidas e tutano, por exemplo. Quanto mais hidratado e tratado o cabelo estiver, mais definidos ficarão os cachos, mais alinhado ficará o cabelo, e mais brilho e maciez ele terá!
Beijos