Máscaras Caseiras Para Tratar os Fios

Receitas caseiras são sempre bem vindas, porque cuidar da pele e do cabelo com coisas que já temos em casa, sem precisar gastar nada pra isso, é bom demais, não é mesmo? Muita gente não gosta das máscaras caseiras por causa do cheiro  e da textura delas, e há ainda os que acreditam que elas não funcionam.

Que funcionam, isso é fato, o que diferencia é a capacidade de penetração dessas máscaras, que tende a ter uma menor absorção. Contudo, elas não possuem ativos que agridem e prejudicam os fios, muito menos que maquiam, como os óleos minerais, por exemplo.

O grande segredo das máscaras caseiras é utilizar ingredientes frescos e aplicá-las nos fios tão logo sejam preparadas, já que muitos dos ingredientes utilizados sofrem alterações quando são deixados na geladeira para usar posteriormente.

Máscaras Caseiras Para Tratar os Fios
Máscaras Caseiras Para Tratar os Fios

As máscaras que não contém óleos devem ser aplicadas após o shampoo, e, para que não fiquem resíduos nos fios é importante que elas sejam peneiradas ou coadas. Já as máscaras que levam algum tipo de óleo ou manteiga vegetal devem ser aplicadas com o cabelo ainda “sujo”, de modo que, após um determinado tempo, os fios sejam lavados com shampoo e condicionador como de costume.

A aplicação se faz da mesma forma que as máscaras industrializadas, aplicando de mecha em mecha e deixando agir, em média, 30 minutos, preferencialmente com uma touca de alumínio ou plástico para potencializar a absorção do produto (o calor “abre” as cutículas). Após a aplicação, dependendo da máscara, vale pentear o cabelo com um pente mais fino e ir massageando os fios, pois isso também ajuda na absorção dos nutrientes.

Para cabelos ressecados a máscara que mais gosto é feita com a polpa de meio abacate batida com 1 potinho (dos pequenos) de iogurte natural (aquele “sem gosto”). É só colocar os dois ingredientes no liquidificador e bater até ficar bem homogêneo. Em seguida, aplique a mistura nos fios, penteie e deixa na “touca” por 30 minutos. Após os 30 minutos e só enxaguar! Os fios ficam macios, com bem menos ressecamento e mais “domados”.

Máscaras Caseiras
Máscaras Caseiras

Tendo o abacate ou o iogurte natural como “base”, pode-se acrescentar outros ingredientes que nutrem e hidratam os fios, como o mel, que pode ser usado em conjunto com a receitinha acima ou com apenas um dos ingredientes dela,  a babosa, que é maravilhosa para os cabelos, o óleo de coco, o óleo de oliva extra virgem e a clara do ovo.

Receita com ovo é sempre polêmica por causa do cheiro, mas é preciso lembrar que a clara do ovo, que  nem fede tanto assim ( a gema é quem fede mais!), é proteína pura. Eu já usei várias vezes e, pra amenizar o cheiro, colocava gotinhas de alguma essência, assim aproveitava os benefícios da clara e ficava com o cabelo cheiroso.

Outra máscara muito boa é feita com polpa e água de coco. Basta bater no liquidificador, coar e aplicar nos fios, enxaguando 30 minutos depois.

São receitas simples, que podem ser feitas sempre que quisermos, com ingredientes que temos em casa e que, com certeza, proporcionam bons resultados!

Beijos

Ju Lopes

 

Máscaras Caseiras Para Tratar os Fios
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.