in ,

Não Fique Com O Cabelo Duro Após a Reconstrução!

Continuando o post anterior, Porque a Reconstrução Deixa o Cabelo Duro

Exceto em casos de corte químico, quando, em grande parte dos casos, a reconstrução semanal ou a cada dez dias é indicada, o ideal é reconstruir mensalmente (cabelos quimicamente tratados) ou, caso não veja muita melhora, quinzenalmente, não mais do que isso.

Eu, por exemplo, só faço reconstrução semanal em caso de corte químico. Se o cabelo não estiver em corte químico mas estiver muito elástico, faço a reconstrução duas semanas seguidas, depois duas quinzenas seguidas e depois sigo fazendo mensalmente. Quando o cabelo, mesmo descolorido, está forte, só reconstruo uma vez por mês.

Tem Que Hidratar Antes ou Depois?

Sempre recomendo que antes de reconstruir o cabelo esteja hidratado, porque reconstruir o cabelo sem hidratar é pedir para o cabelo ficar “duro”. Muitos salões hidratam ou usam ativos amaciantes após a reconstrução, mas eu prefiro fazer antes. Isso, claro, depende de cada cabelo. No meu é melhor assim, mas no seu pode ser diferente.

cabelo-perfeito

Shampoos, condicionadores e leave-ins reconstrutores

Outro problema grave acontece quando a gente acha que o cabelo precisa de reconstrução e inventa de investir na linha completa de produtos reconstrutores, sobretudo os recheados de queratina, incluindo shampoo, condicionador, leave-in e ampolas, além, é claro, da máscara de reconstrução.

Sobretudo os produtos que contém queratina, é preciso muito cuidado, mais ainda do que os demais ativos reconstrutores. De modo geral, é raro que um cabelo precise de milhares de produtos reconstrutores e, pior, ricos em queratina. Falando por mim, pelo que passei recentemente (corte químico!), a minha escolha foi por produtos hidratantes e nutritivos (linha healing moisture, da L’Anza), para “amolecer” a fibra capilar e evitar o efeito espigado.

O uso em excesso de produtos desse tipo é tão grave que, além de fazer o efeito inverso, acaba deixando o cabelo mais duro, mais áspero e mais rígido, podendo levar à quebra dos fios. É por causa disso que muita gente diz que a reconstrução não faz efeito ou que “piorou” o cabelo.

O Cabelo Ficou Duro, e Agora?

Se você acha que o cabelo está com excesso de queratina ou se a reconstrução deixou o cabelo duro, o que vai ajudar são as máscaras nutritivas e os óleos e manteigas vegetais. Não vai resolver em uma única aplicação, claro, mas o cuidado constante vai reduzir o desastre e, aos poucos, deixar o fio mais “mole”, mais solto e mais sedoso. A umectação com óleo de abacate ou com óleo de coco ajuda demais nesses casos!

Quando isso aconteceu comigo, passei quinze dias me dedicando ao cabelo, fazendo umectação nas pontas (que sempre fica pior!) de dois em dois dias (óleo é barato e rende, pode gastar! hahaha) e hidratando dia sim, dia não (eu lavo o cabelo todo dia, exceto nessa fase de corte químico, que fiquei proibida!) com uma máscara daquelas de “potão”, tipo Novex, que é barata e cumpre a função da hidratação, que é fazer reposição de água nos fios.

Beijos

Ju Lopes

5.2/8 - (13 votos)

Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

Por Que a Reconstrução Deixa o Cabelo Duro?

E-Book Grátis do Corte Químico!