Dia desses, conversando com uma amiga, fiquei reclamando de como o cabelo muda com o passar dos anos e que isso acontece também por causa do envelhecimento natural dos fios.
Quando falei isso, ela bateu o pé que eu estava “surtando”, já que para ela, cabelo não envelhece.
Mas, infelizmente, envelhece sim.
É fato que com o passar dos anos o nosso metabolismo desacelera e isso também reflete nos fios, que passa pelo chamado envelhecimento cronológico, onde há uma redução da microcirculação, bem como das trocas celulares que ocorrem normalmente entre os fios e o couro cabeludo.
Como as raízes não conseguem mais “trabalhar” no mesmo ritmo, tanto o crescimento quanto a composição dos fios ficam prejudicados.
Outra coisa que reduz com o passar dos anos é a produção de sebo. Tudo isso resulta em cabelos ralos, finos, ressecados, quebradiços, opacos e sem vida.
Esse enfraquecimento do manto lipídico, – a camada de gordura que reveste o couro cabelud0 – acaba gerando queda na nutrição da raiz dos fios, e é por isso que a quantidade de cabelos também diminui gradativamente, sendo que aos 80 anos se tem em média, metade da quantidade de fios que se tinha na infância.
E sim, o cabelo também pode sofrer “envelhecimento precoce”, que é causado por fatores como o fumo, a poluição, a exposição solar, dietas inadequadas e as químicas diversas.
É isso mesmo: nossos hábitos diários, bem como a nossa qualidade de vida, também interferem muito no envelhecimento dos fios.
Aos poucos vou mostrando direitinho como evitar que os fios envelheçam, tá?
Beijos
Ju Lopes