Popularmente conhecida como plástica capilar ou botox capilar, a cauterização trata-se de um tratamento para cabelos, realizado nos salões de beleza, que consiste em cicatrizar e cimentar a estrutura das fibras capilares de modo que os seus cabelos, das cutículas ao córtex, sejam hidratados, nutridos e reconstruídos após passarem por procedimentos químicos que danificam, ressecam e afinam os fios, como é o caso, por exemplo, das descolorações e dos alisamentos. Este tratamento para cabelos promove a reestruturação das madeixas que estão em um estado crítico através da selagem das escamas com moléculas de queratina que são termo-ativadas através da chapinha.
Contudo, apenas os cabelos realmente detonados aceitam os resultados oferecidos pelo tratamento de cauterização capilar, pois as madeixas que não necessitam recarga de queratina tendem a ficar endurecidos e ainda mais ressecados após o procedimento em questão. Quanto mais detonado os cabelos estiverem é melhor, sendo que a cauterização é especialmente recomendada para quem possui cabelos clareados com descolorantes, sejam os mesmos loiros, ruivos ou castanhos. No caso dos cabelos loiros, pode-se e deve-se fazer cauterização nos fios que ficaram sem elasticidade ou sofreram corte químico, mas o procedimento precisa ser realizado por um profissional para se obter melhores resultados.
O processo da cauterização consiste em lavar os cabelos com shampoo de remoção profunda de resíduos para que o tratamento não seja inutilizado por causa da sujeira, das impurezas e da caspa. Na sequência, aplica-se a recarga de queratina nos fios, procedendo com com a modelagem através do secador de cabelos e do alisamento mecha por mecha com chapinha. A termo-ativação do produto é que vai fazer com que queratina penetre nas fibras capilares e faça o seu trabalho de reposição de aminoácidos essenciais e reconstrução capilar. Após a cauterização, os cabelos ficam com aspecto liso por causa do realinhamento.
Quando ocorre o realinhamento capilar, os cabelos ficam mais brilhosos, fortes, controlados, disciplinados, grossos, luminosos, macios, movimentados naturalmente, sem frizz, sem pontas duplas, sem volume, sem quebra e sem queda. Por outro lado, também ocorre a reposição de queratina na estrutura dos cabelos, já que o tratamento de cauterização consiste nisto. A queratina é uma junção de 21 aminoácidos essenciais, sendo um nutriente que não é produzido naturalmente pelo corpo humano, motivo pelo qual os cabelos não se recuperam sem tratamentos adequados após serem processados quimicamente. A incorporação da queratina ocorre através da alimentação rica em produtos integrais e naturais.
Para acelerar o processo de recarga de queratina, produtos do mercado da beleza, como, por exemplo, os que fazem parte da cauterização, são elaborados através da extração destes aminoácidos essenciais que compõem a queratina dos alimentos. Por causa disso, cuidar dos cabelos todos os dias através de um ciclo de cronograma capilar, alternando hidratação, nutrição, reconstrução e tratamento, funciona de fato. O ciclo de cronograma capilar em questão respeita a alternância de produtos, pois os cabelos necessitam tratamentos diferentes a cada momento, já que cada um dos tratamentos existentes corrige determinadas imperfeições capilares e não todas de uma única vez.
Quem não cuida dos cabelos, ao longo do tempo, pode vê-los com problemas graves, como, por exemplo, a queda e a quebra dos fios, que são acentuados com a ausência de uma boa alimentação. Você acaba percebendo que está perdendo que está perdendo cabelos ao passar as mãos pelo comprimento, penteá-los ou lavá-los. A persistência da falta de cuidados pode culminar na cessão do crescimento e deixar você com grandes falhas capilares desde a raiz até as pontas por causa da ausência de fios em um determinado ponto. E nem precisa chegar a terceira idade para estas falhas se tornarem visíveis.