Os benefícios do Step para a saúde

colchonete slackline kangoo step

As mulheres que cuidam da sua saúde optam, além de uma dieta balanceada, por exercícios aeróbicos combinados ou não combinados com a musculação. Uma das atividades muito requeridas por elas é o step, que simula subidas e descidas dos degraus das escadas, oferecendo força, resistência, perda de gordura localizada e definição muscular. Para quem precisa incrementar o treino de musculação com atividades que promovem a perda da gordura localizada, o step é a atividade ideal. Já para quem possui preguiça ou não gosta de erguer peso, o step também é uma alternativa, pois é realizado em um ambiente enérgico e solar.

Quem vai praticar step pela primeira vez pode sentir um pouco mais de cansaço que habitualmente os outros praticantes sentem, pois o seu corpo ainda não está habituado com a novidade. Ao longo das aulas, o seu organismo vai adquirindo força e resistência, diminuindo o cansaço e as dores, que são absolutamente normais, mas é preciso estar em dia com as avaliações físicas e médicas para saber se não há restrições que a impeçam de subir no step. Outros benefício do exercício aeróbico para a saúde são a melhoria da coordenação motora, a resistência cardiovascular e a liberação do estresse.

Para praticar o step, o praticante deve subir a um equipamento de mesmo nome, semelhante a um degrau de escada. Em torno deste step ocorre a movimentação, os exercícios aeróbicos e as coreografias com música alta, ritmo e concentração, que vão desde passo simples até danças mais rápidas. Ao redor do mundo, o “degrau de escada” do step é chamado pelos nomes de bench-fitness, bench-step ou step-training. O exercício aeróbico em questão foi desenvolvido nos Estados Unidos por uma ginasta olímpica chamada Gin Muller, que sofreu uma lesão nos ligamentos do joelho e teve que deixar de ser atleta profissional.

A ginasta olímpica precisou seguir um cronograma de fisioterapia com atividades de baixo impacto para as suas pernas através da descida e da subida de escadas reais. Depois de sua recuperação, tornou-se professora de academia e adaptou tudo o que aprendeu na fisioterapia para as salas de aula, transformando os movimentos dos execícios de escadaria em coreografias ritmadas envolvendo tanto as pernas quanto os braços. Contudo, o exercício aeróbico era realizado nas próprias escadas. Algum tempo depois, a marca de sapatos britânica Reebok se interessou e desenvolveu o equipamento de step que é utilizado como padrão da atividade até hoje.

Com capacidade para queimar até 600 calorias por aula, o step é uma atividade física que requer disciplina e concentração para não fazer uma postura errada ou para não cair de cima do equipamento utilizado durante a prática. A intensidade dos movimentos e das coreografias trabalha todos os músculos do corpo, com foco, por exemplo, nos glúteos, nos ísquions e nos quadris, promovendo a queima de gordura localizada necessária para definir os músculos e ganhar massa magra, desde que o step seja aliado a uma alimentação balanceada. Ocorre que a gordura localizada é difícil de perder, motivo pelo qual requer foco.

Quem vai praticar step, por exemplo, precisa aprender, quando for praticar movimentos e coreografias com as pernas, a flexionar os joelhos sempre que for necessário, amortecendo assim o impacto, ao invés de dar saltos com as pernas esticadas, o que fará você lesionar os joelhos. Outras dicas importantes para a prática do exercício aeróbico do step são: alongamento antes do treino, alongamento depois do treino, pisar com os pés no centro do step ao invés das extremidades para não despencar de cima em ritmo acelerado, sapatos adequados com amortecedores, muita água, roupas leves, meias de algodão e toalha para secar o suor.

Os benefícios do Step para a saúde
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Sobre Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza.

Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá?
Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Minha Página
Saiba Mais

Kalina Amaro: kalina@patricinhaesperta.com.br

contato@patricinhaesperta.com.br / redacao@patricinhaesperta.com.br

* Saiba como escrever para o site PatricinhaEsperta CLIQUE AQUI.

Os benefícios do Body Pump para a saúde
Os benefícios do Body Combat para a saúde

Faça seu comentário aqui

RSS 2.0

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.