in ,

Os benefícios do Body Pump para a saúde

aeróbico balance body pump

As mulheres que gostam de corpo definido e trincado não realizam apenas musculação nas academias, optando também por exercícios aeróbicos que aumentam a força e a resistência, mas que principalmente se focam em queimar gordura localizada, a grande vilã da saúde. Parte destas mulheres não gostam de musculação e fazem apenas exercícios aeróbicos. Neste contexto, uma atividade física muito popular é o Body Pump, que consiste em levantar peso com música alta, coreografia intensa e tempo diferenciado, sendo que os seus resultados rapidamente eficientes acabam “substituindo” a musculação nos dias da semana em que é necessário malhar especificamente os braços.

Como os movimentos praticados durante o Body Pump são bastante intensos, trabalhando todo o corpo, dos pés até a cabeça, não é necessário ir para o treino de musculação dos braços posteriormente, pois os braços são os membros que mais sentem o exercício aeróbico em questão, que costuma coincidir com o treino dos braços ao invés das pernas, assim você evita forçar demais a região e se machucar. Quem vai pela primeira vez praticar o exercício aeróbico pode sentir um pouco mais de dificuldade em chegar até o final das repetições de um determinado movimento, o que é absolutamente normal.

Ao longo das aulas, o seu corpo vai adquirindo disposição, flexibilidade, força e resistência, então os movimentos vão ficando mais fáceis e as dores vão se tornando imperceptíveis. No começo, deve-se utilizar os menores pesos para se habituar com a novidade, mas ao longo do tempo, os seus músculos vão se definir conforme você for aumentando a carga. O Body Pump utiliza equipamentos, como, por exemplo, barras, anilhas e pesos, tal como a musculação. Mas, os movimentos coreografados com música alta tornam o exercício aeróbico mais divertido, melhorando o desempenho, o humor, o estresse e os resultados desejados na musculatura.

A diferença do exercício aeróbico do Body Pump para a musculação é que a atividade em questão é um treino bem mais intenso com capacidade de gastar cerca de 600 calorias por aula, tornando-se a menina dos olhos das mulheres que querem emagrecer e definir os músculos ao mesmo tempo, pois trabalha várias áreas do corpo, como, por exemplo, a barriga, as costas, as coxas, as panturrilhas, o pescoço, os braços, os ombros, os pés e os pulsos. Para não enjoar e ainda viciar o corpo, os movimentos coreografados do Body Pump são trocados a cada três meses mais ou menos.

Outros benefícios da atividade aeróbica do Body Pump são: a capacidade de amenizar a flacidez corporal, melhorar a postura, diminuir o inchaço, diminuir a retenção de líquido e previnir a osteoporose. Mas, o exercício físico em questão não deve ser praticado por quem possui algum problema de saúde, devendo consultar um médico profissional e um personal trainer antes de realizar alguma ação. Quando existe uma restrição médica, a mesma deve ser seguida à risca para não ocasionar transtornos a curto, médio e longo prazo para a sua saúde. O mesmo vale para quem possui apenas restrição de atividades com impacto.

Ao começar a praticar Body Pump, como já dito antes, você vai precisar iniciar utilizando os menores pesos disponíveis na sala de aula para habituar o seu corpo, criando força e resistência gradualmente. Percebendo outras pessoas ao seu redor com os maiores pesos durante a prática, é importante que você não queira trocar os seus sem estar realmente preparado apenas para chamar a atenção ou entrar em uma espécie de disputa por resultados. Afinal, cada organismo reage diferente para cada situação e você pode acabar provocando uma grave lesão no seu corpo, que pode ser reversível ou até mesmo irreversível.

5.3/8 - (4 votos)

Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

Os benefícios do Step para a saúde

O que é peeling de diamante?