Ainda existem muitas dúvidas sobre os inúmeros tratamentos para tratar os fios e como a Dai (Daiane, lá do Face) me fez vários questionamentos resolvi “tirar o dia” para falar sobre isso, certo?
O Que É A Cauterização E Qual a Sua Função?
O que a cauterização faz é repor aminoácidos e proteínas, reestruturando a fibra capilar. A sua função é, basicamente, cicatrizar a cutícula dos fios para que esses aminoácidos e proteínas que foram depositados nos fios, lá permaneçam por mais tempo.
O resultado esperado é a recuperação gradual da elasticidade dos fios, já que, dependendo do produto (nem tudo que tem o nome de cauterização é, realmente, uma cauterização…), ele consegue agir por dentro dos fios, selando as escamas e deixando o cabelo visivelmente mais alinhado, sem aquele arrepiado característico.
A Cauterização é Feita Com o Quê?
Para cauterizar são utilizados aminoácidos e proteínas, principalmente a queratina, que é um dos principais componentes do cabelo.
Quando há perda de queratina, o cabelo fica mais fino, mais frágil, excessivamente secos, poroso e sem vida, então, repondo a queratina que foi perdida por causa das químicas e mesmo dos desgastes diários, os fios tendem a ficar saudáveis novamente.
Isso acontece porque a queratina é formada por aminoácidos que conseguem preencher os “buracos” presentes na fibra capilar e recompô-la.
Cauterização é Igual a Queratinização?
A queratinização é o uso da queratina nos fios, independente da forma usada. Ou seja, tanto faz se você aplica a queratina pura, deixa agir e enxaguar, se você usa misturada na máscara ou se você usa misturado no creme de pentear. Se aplicou a queratina, fez queratinização.
Já a cauterização pode ser feita com outros tipos de proteínas e aminoácidos e, além disso, envolve o uso de fonte de calor. Muita gente defende que existe cauterização a frio, sem o uso de fonte de calor, mas isso seria um contrassenso, já que o ato de cauterizar pressupõe fonte de calor (secador e chapinha). Posso estar errada, claro, mas foi assim que aprendi.
Tempo de Pausa
Após a cauterização, é preciso deixar o produto agir nos fios por 48 horas, então, durante esse período, o cabelo não pode ser lavado.
Quando Cauterizar Os Fios?
Mais uma vez eu alerto: procure um bom profissional para fazer o diagnóstico do seu cabelo. Mesmo que, no momento, você não tenha condições de fazer o tratamento com “aquele” profissional, procure-o para fazer o diagnóstico dos fios, pois ele, com certeza, saberá muito mais do que você do que o seu cabelo precisa.
Digo isso porque vejo muita gente entupindo o cabelo de queratina sem a menor necessidade, sem ter noção de limites e, no fim, acabando com o cabelo. Muitas vezes não é a falta, mas o excesso de queratina que deixa os fios em um estado lastimável.
No próximo post eu faço o comparativo entre cauterização e reconstrução capilar, além de explicar um pouco sobre reposição de massa, certo? Vou explicar, também, em quais casos cada uma é necessária e coisas do tipo.
Beijos
Ju Lopes