Tanto os cabelos coloridos, quanto os fios naturais, quando expostos à luz solar ou a luz artificial, recebem destaque da sua cor. As nuances criadas na exposição de uma forte luz denunciam se a cor é quente ou fria. Sabia que podemos usar esse fato ao nosso favor? Sim, combinar o tom da pele ao reflexo mais indicado para ela pode dar um up no visual e valorizar ainda mais seus pontos fortes.
LEIA TAMBÉM: Cabelos Cacheados e Coloridos: as Melhores Dicas
Descubra agora se sua pele é quente ou fria
Em busca da cor de luzes ideal para sua pele, especialistas recomendam olhar para a parte interna do antebraço e reparar se consegue enxergar cores rosadas ou azuladas e se as veias assumem o tom azulado. Se conseguir identificar essas características ao olhar seu braço, significa que seu tom de pele é frio. Por outro lado, se as cores que conseguir ver são amareladas, com veias na cor verde, o tom de pele é quente.
Após a descoberta, vamos harmonizar a tonalidade da sua pele à coloração do seu cabelo para que o resultado não fuja ao natural. A pele quente combina super bem aos tons chocolate, vermelho, dourados, acobreados e acaju. Enquanto as peles frias ganham vida quando associadas à cores platinadas, acinzentadas, beges e amadeiradas. É preciso prestar atenção ao detalhe de que, seja qual for a sua cor, a dica é não colorir as madeixas à um tom parecido ao da sua pele.
LEIA TAMBÉM: Alimentos que Rejuvenescem e Hidratam a Pele
Estações da pele
O visagismo é uma arte que proporciona a melhor versão de uma pessoa ao avaliar suas qualidades interiores e combiná-las às características físicas para definir uma imagem pessoal bem sucedida. Segundo o visagismo, os dois tipos de pele são separados de acordo com as estações, podem ser facilmente identificadas após a exposição ao sol.
Para diferenciar uma da outra, basta avaliar se o bronzeado se torna escuro, geralmente com um tom semelhante ao café. Essa é a pele invernal que super combina com a paleta de cores dos vermelhos frios, magenta, vinho e rosa intenso.
As tonalidades quentes são comparadas a primavera e apresentam cores vibrantes. Essa pele assume um bronzeado puxado para o dourado. Os tons mais indicados fazem parte da paleta de cores acobreada, unida ao alaranjado, dourado e coral. Segundo especialistas no assunto, esse é o tom de pele predominante no Brasil. Até as sardas das mulheres mais brancas possuem essas cores.
LEIA TAMBÉM: Tons Capilares do Inverno 2013
Cabelos naturais
Quem deseja criar reflexos nas madeixas sem radicalizar, pode apostar sem medo nos tonalizantes que colorem o fio por inteiro e garantem luminosidade. Oura alternativa é realizar os processos mais elaborados como as californianas e mechas 3D. a última opção faz um mix de tonalidades e proporciona ainda mais luminosidade ao cabelo. Lembre-se de harmonizar o reflexo desejado ao seu tom de pele.
Dê uma dose extra de luz aos fios castanhos e negros com reflexos em cores quentes. Tons de colorações mais frias oferecem descrição e muito brilho como acontece nos cabelos com reflexos azuis, cinzas e irisados que são mais iluminados como acontece com o cabelo preto azulado.
Dentre os maios famosos das tonalidades frias, o platinado sai na frente. Nesse, há um grande risco de transparecer a palidez, por isso, é sempre bom combinar ao tom de pele. As mulheres que desejam entrar nessa trend e se tornarem loiras platinadas e têm a pele quente, podem apostar num tom de loiro dourado claríssimo. Essa cor garante um resultado semelhante ao platinado. Porém, combina mais com a pele quente e ressalta a tonalidade bronzeada da pele com facilidade.