Todo mundo sabe: o mel faz bem para a saúde, ajuda a combater doenças virais, proliferação de bactérias do corpo, é mais saudável que o açúcar e, ainda, vai bem em várias receitinhas na cozinha. E, também, fica bem nos cabelos. Cabelos? Sim, este alimento cheio de proteínas e nutrientes na composição, serve para hidratar e alisar os fios.
E não estamos falando apenas de xampus, condicionadores e cremes, não. É sobre a nova escova progressiva à base de mel, que não destrói tanto as camadas capilares e ainda ajuda manter nutrida a fibra do fio, deixando-os mais relaxados e, diferente da progressiva normal, dá brilho e maciez.
O mel está na maior parte da fórmula da técnica, mas além desse ingrediente, a progressiva tem queratina na fórmula e também uma mistura de proteínas retiradas do trigo. Juntas, elas ajudam a repor as camadas do fio, que estão danificados, com nutrientes, sais minerais e vitaminas.
Para mudar a forma do cabelo e deixá-lo mais liso, a escova progressiva contém também silicone, que é capaz de selar a cutícula do cabelo e o mel, claro, que deixa seus fios super hidratados e mais resistentes. O resultado disso tudo é um cabelo mais liso, mas sem aquele efeito chapado que a progressiva comum dá. É um liso mais solto e natural, e também mais bonito.
A escova progressiva feita à base de mel custa entre R$ 90 e R$ 150 em São Paulo e no Rio de Janeiro, dependendo do comprimento do cabelo.
A técnica pode ser feita em cabelos já alisados com outras progressivas ou em fios que nunca passaram por um tratamento químico. Pode ser aplicada em cabelos ondulados, lisos naturais e com tinturas, independente da cor. Ela dura até três meses e pode ser mantida com aplicação apenas na raiz. Mas isso depende de cada cabelo.
Depois da aplicação, você vai precisar ficar até três dias sem lavar os cabelos e sem prendê-los com grampos ou elásticos, para os fios não ficarem marcados e feios. Não é recomendado pintar o cabelo na mesma semana, para que não haja problemas como o ressecamento e até queda. E para a escova durar mais, a dica é não lavar todos os dias e nem aplicar xampus antirresíduos, assim como você deve controlar o uso da chapinha, para o fio não ficar espigado.
Falando nisso…
Outra novidade quando se fala em alisamento é a escova progressiva Indiana. A técnica está fazendo sucesso nos salões de beleza é feita com chá verde e complexos de silicones e queratinas, que agem de fora para dentro, evitando o ressecamento.
Além disso, esta escova tem gengibre e proteínas extraídas da castanha, que deixam o cabelo mais forte e mais resistente. Ela agride menos a fibra capilar e não resseca. Dura em média dois meses e reduz bastante o volume. Por isso, é superindicada para mulheres que têm o cabelo volumoso e com bastante frizz. É importante saber que ela não modifica o desenho do cabelo, como outras escovas, ela apenas reduz em mais de 70% o volume.