Qual a função de um leave-in?

Qual a mulher que nunca ouviu falar que precisa aderir ao leave-in na hora do ritual de beleza? Mas cá entre nós: o que é mesmo o leave-in e qual a função dele no cabelo? Essas dúvidas são mais frequentes que você imagina. Os especialistas de produto da marca Pessini Cosméticos, fabricante do Leave-in Hidratação Profunda, explicou qual a importância desse produto no cabelo das mulheres: ele tem o poder de selar as camadas dos fios, chamadas de escamas capilares.

Quando chega em contato com o cabelo, o leave-in forma esta barreira de proteção, que vai nutrir e também manter o brilho e a maciez quando os fios estiverem secos. Este processo é conhecido entre os profissionais da área de beleza, como ação impermeabilizadora, pois forma uma espécie de filme protetor ao redor de cada fio, sem deixar os nutrientes escaparem.

Além de manter a umidade, os minerais e vitaminas naturais do cabelo, o leave-in também protege da poluição, do calor da chapinha, do sal do mar e do cloro da piscina, por exemplo.

Ele também ajuda a manter a cor dos cabelos que têm tinta ou são descoloridos. O jeito correto de aplicar o produto é sempre no cabelo úmido, divido em mechas finas, sempre do meio do comprimento até as pontas. A função principal dele é selar os fios, formando esta camada protetora. Por outro lado, ele também ajuda condicionar os cabelos, selar as cutículas dos fios e a manter o brilho. Alguns têm enxágue e outros não. Por isso é melhor ficar de olho no que diz a embalagem.

leave-in

Outra dúvida frequente: qual a diferença entre o leave-in e o crème de pentear? De acordo com os profissionais, o creme de pentear só atua na proteção momentânea e ajuda a disciplinar o cabelo, evitando o frizz. Ele não tem a ação protetora que o leave-in tem. Outra diferença é a textura.

Enquanto o creme de pentear é mais denso, por causa da quantidade de óleos que existem na sua composição, pode deixar o cabelo pesado. Já o leave-in é mais fino e não deixa o cabelo com aspecto oleoso.

Ah, e um detalhe importante: o leave-in também ameniza os fios arrepiados, evitando o frizz, ainda arruma o movimento do fio, desembaraça o cabelo e ajuda a mantê-lo com o aspecto saudável. Ou seja, é hora de trocar o creme de pentear por um leave-in poderoso e com bastantes vitaminas.

Um dos princípios ativos mais importantes do leave-in é a queratina. Ela consegue dar elasticidade ao fio e ajuda a manter o brilho, além de selar as cutículas.

Outro importante ativo é a sericina, uma proteína rica em fibras e bem gelatinosa, que atua como um adesivo em contato com o cabelo. Esse composto vai preencher as camadas danificadas do cabelo, que estão sem nutrientes. Além disso, por ser mini-partículas que estão na fórmula do produto, a sericina consegue grudar com mais facilidade no cabelo, deixando os fios com uma forma mais definida, ajudando a melhorar o frizz e amenizar o volume.

Não se preocupe, porque esse composto não deixa o cabelo gorduroso, ok? O produto que a marca indica é o leave-in Hidratação Profunda Toda Top. Ele custa cerca de R$ 13 e pode ser encontrado nas lojas de cosméticos. Esse leave-in tem a sericina e promove todos os benefícios que um leave-in pode oferecer.

Qual a função de um leave-in?
5 (100%) 1 Voto

Kika @blogdakika

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.