Shampoo 2 em 1 Funciona?

Esses dias recebi um e-mail perguntando o que eu achava dos shampoos 2 em 1.

Confesso que não me lembro de já ter usado esse tipo de shampoo, porque essa ideia nunca me atraiu.

Nunca atraiu simplesmente porque não acredito que esse tipo de shampoo consiga cumprir com perfeição as duas propostas, ou seja, lavar e condicionar.

A minha opinião se baseia no seguinte fato: tanto o shampoo quanto o condicionador possuem uma coisa chamada “moléculas surfactantes”, sendo que, o que difere um dos outro é a carga desses surfactantes.

Os condicionadores, feitos para condicionar e proporcionar emoliência ao fio possuem surfactantes catiônicos, enquanto que o shampoo, cuja função é lavar e retirar as impurezas dos fios, possui surfactantes aniônicos.

O surfactante aniônico ajuda na solubilização das sujeitas depositadas nos fios, limpando e eliminando os resquícios, coisa que a água sozinha não faz, pois a mistura de sebo com sujeira não é solúvel em água.

Só que o shampoo deixa os fios “carregados eletrostaticamente”, e o condicionador entra, com os surfactantes catiônicos, para deixar os fios menos carregados e repor a oleosidade perdida, que é necessária para a saúde dos fios.

Então, é inviável que um mesmo produto contenha, ao mesmo tempo, tanto os surfactantes aniônicos e catiônicos.

O que existe, na verdade, são produtos com surfactantes neutros ou com surfactantes aniônicos somados a algum composto oleoso para reduzir a “eletricidade” dos fios.

Beijos

Ju Lopes

Shampoo 2 em 1 Funciona?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

1 Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.