Shampoo Não É Tudo Igual!

Todo shampoo, independente da indicação para cada tipo de cabelo, tem por função básica higienizar os fios, e, por causa disso, contém determinado tipo de detergente (ou sabão) que limpa os fios e remove o excesso de sebo (oleosidade). A função do detergente, que é um tensoativo, é retirar a sujeira e a oleosidade natural dos fios. Apesar disso, o nível de detergência difere entre um shampoo e outro, dependendo da indicação do shampoo, que é determinada pelas necessidades do cabelo.

Assim, os shampoos para cabelos oleosos são mais agressivos no quesito “detergência” do que os shampoos para cabelos secos, por exemplo, pois eles são “feitos” para remover uma quantidade maior de oleosidade e também de impurezas, o que é comum nesse tipo de cabelo (oleoso).

Os detergentes mais utilizados são o lauril éter sulfato de sódio, o lauril sulfato de sódio e o laurel éter sulfato de trietanolamina, mas não só de detergente é feito um shampoo! Utilizam-se, ainda, substâncias espessantes, conservantes, estabilizadoras de espuma e corretora do pH.

shampoos1

O sal, por exemplo, que é tão mal falado e que está presente em 99,99% dos shamposs (cloreto de sódio) é um espessante que tem a função de deixar o shampoo mais grosso (ops, shampoo sem sal é mito!). Além dele, pode-se usar as gomas, os alginatos e os carbômeros para deixar o shampoo mais grossinho, mais espesso.

Já o estabilizador de espumas cumpre a “função psicológica” da coisa, porque, apesar de ser mito, a gente acha que shampoo que não espuma não limpa os fios! O corretor de pH mantém o pH do shampoo ácido, para não agredir os fios.

Apesar dessas “similaridades”, vários outros fatores tornam os shampoos “diferentes”, como o pH. Para garantir a saúde dos fios, o ideal é que o pH do shampoo varie entre 5 e 7, no máximo. Se for maior do que isso, o cabelo fica extremamente ressecado, embaraçado e embolado, como acontece quando usamos shampoo antirresíduos, que tem o pH mais alto (alguns, como o da Charis, tem o pH neutro). Os shampoos para cabelos oleosos também possuem um pH mais alto.

Existem ativos utilizados para tratar os fios, como as ceramidas (garantem emoliência), as manteigas e óleos vegetais, que são nutritivos. Já a lanolina e o pantenol, por exemplo, deixam os fios mais macios, enquanto que o extrato de jaborandi possui ação fortalecedora, e o extrato de menta ajudam no controle da oleosidade.

A queratina é também um ativo muito utilizado nos shampoos para reconstruir os fios, enquanto que a vitamina E e outras substâncias antioxidantes ajudam na proteção da cor, sendo indicados para cabelos coloridos.

Muita gente pergunta se os shampoos hidratantes, por exemplo, hidratam mesmo os fios, e a resposta é sim, pois ele contém ativos que reduzem o ressecamento e devolvem água aos fios. Da mesma forma, os shampoos nutritivos, reconstrutores e fortalecedores também funcionam, mas são coadjuvantes e não fazem “tudo” sozinhos.

Qualquer dúvida deixem aqui nos coments certo? Já faço um post com opções boas (e baratas!) de shampoos!

Beijos

Ju Lopes

Shampoo Não É Tudo Igual!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

6 Comments
  1. elainerodrigues12 disse:

    adorei o post Ju tudo bem explicadinho. vou aguardar o post com as dicas baratinhos são tudo de bom

  2. Oii!
    Adorei o post. Mas tenho uma dúvida… recentemente lí por aí que alguns cremes de hidratação apenas “maquiam” os cabelos, os que possuem petrolato e parafina, é verdade? Então o famoso e barato Novex não cumpre a função… :\

  3. ju shampoo sem sal é mito mesmo eles mente do jeito das escovas progressivas sem formol q pra mim todas tem beijo

  4. Oi Ju me ajuda na questão dos shampoos sem sal,como eu sei q é realmente sem sal, me falaram q é qnd ñ tem mt espuma, é verdade? adoro o blog de vcs, já sou fã,bjão.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.