Categories: Cabelos

Tenha Fios Crespos Lindos e Saudáveis!

O cabelo crespo possui características peculiares, decorrentes da própria estrutura do fio.

Assim, eles tendem a ser muito volumosos, ressecados, cheios de frizz e pontas duplas.

Como o formato do cabelo é espiralado, a oleosidade natural da raiz não chega até as pontas, e quanto mais crespo é o cabelo, maior é essa dificuldade, o que gera um ressecamento intenso no comprimento dos fios. Esse ressecamento acaba levando a quebra do fio do cabelo, que tende a ser muito mais frágil em decorrência do baixo teor de umidade que possui. No mais, quando penteado “seco”, as chances de quebras são ainda maiores, pois, associado ao baixo teor de umidade, ele apresenta uma carga eletrostática alta.

Quanto às pontas duplas, também conhecidas como tricoptiloses, elas são resultado da alta porosidade desse tipo de cabelo, o que acaba gerando fissuras e rachaduras na haste do fio. Por isso é tão importante manter esse tipo de cabelo constantemente hidratado, para aumentar o nível de umidade, reduzir o ressecamento e, consequentemente, a porosidade e o risco de pontas duplas.

Quanto mais crespo é o cabelo, mais irregular será o formato dos fios, mais as escamas ficarão abertas, maior a carga estática, maior o ressecamento e maiores os cuidados para deixa-lo saudável.

Até alguns anos atrás era muito difícil cuidar desse tipo de cabelo, pois eram poucas as marcas que investiam em produtos de cuidados específico para cabelos crespo, mas hoje é possível encontrar facilmente produtos específicos para os crespos, que contém ativos que ajudam a tratar cada um dos problemas que ele apresenta, o que é essencial para “assumir o crespo”, porque, afinal, ninguém quer exibir um cabelo feio, não é mesmo?

Para manter o crespo bonito e saudável é preciso cuidar, assim como qualquer outro cabelo, e os cuidados são relativamente simples e fáceis de serem “seguidos”, basta ter um tantinho de boa vontade e uma dose extra de paciência. Muita gente pensa em desistir do “projeto crespo assumido”, mas quem insiste e trata o cabelo como ele deve ser tratado garante que os resultados superam o trabalho de cuidar.

Vejam, abaixo, os cuidados básicos!

Hidratar é Essencial!

De todos os cuidados com o cabelo crespo, a hidratação é o mais importante! Como ele é mais seco, pelos motivos que já expliquei acima, e possuem baixo nível de umidade, é essencial mantê-lo hidratado e nutrido! A hidratação vai repor água, e a nutrição, que é feita principalmente com manteigas e óleos vegetais, vai garantir a reposição de lipídeos, o que, nesse caso, significa que os fios ficarão menos volumosos, menos ressecados, com menos frizz, com mais brilho e, pra acabar, mais controlados.

Hoje já existem máscaras especificas para cabelos crespos de todos os preços, então não é difícil encontrar uma que se adeque ao seu cabelo, basta testar.

Uma dúvida muito comum é sobre o intervalo das hidratações, o que é muito relativo e depende da máscara que está sendo utilizada, de como está o cabelo e de como o cabelo tem “respondido” às hidratações.

Beijos

Ju Lopes

Tenha Fios Crespos Lindos e Saudáveis!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kérastase Initialiste: Regeneração Completa dos Fios
Cuide do Couro Cabeludo!
Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Postagens recentes

O Melhor Exercício e Dicas Pré e Pós Treino

Olá miossss amores, tudo bem? Se você é minha leitora sabe que prometi fazer um registro diário do meu treino…

3 horas atrás

Meu Desafio de Emagrecimento: Dieta e Treino

Olá, MIOSSSS AMORESSSSSS!!! Tem alguém aí querendo emagrecer? Eu sei que já faz um bom tempo que eu deixei de…

1 dia atrás

Chega de Cabelo Curto Arrepiado nas pontas!

Cabelo Curto Arrepiado nas pontas Os cabelos curtos são tão quistos como forma e comprimento de cabelo, tanto quanto os…

3 dias atrás

Tratamento de Cabelo Profissional Barato

Tratamento de Cabelo Profissional Barato Vocês querem conhecer alguns produtinhos mega baratos? Que são profissionais e tem toda aquela concentração…

1 semana atrás

Shampoos Para Cabelos Oleosos: Os Melhores

Cabelo oleoso é um problema, não é mesmo? Só quem sofre com oleosidade sabe como é difícil o dia a…

1 semana atrás

Progressiva numa parte do Cabelo?

Progressiva numa parte do Cabelo? Aposto que já ouviu falar de progressiva na raiz ou no fundo do cabelo, já…

1 semana atrás