Cuide do Couro Cabeludo!

A gente se preocupa tanto com o cabelo, compra bons produtos, investe em tratamentos bacanas e faz de tudo pra que ele se mantenha bonito e saudável, não é mesmo? Mas alguém  já parou pra analisar a quantas anda a saúde do couro cabeludo? Não? Pois deveria!

É cada vez mais comum  ser acometido por uma doença que afete o couro cabeludo, que muitas vezes está relacionada com o estresse “nosso de cada dia”, com o uso de produtos inadequados e até com a alimentação.

Uma dessas doenças é a caspa, que é decorrente do excesso de oleosidade, que, por sua vez, é gerada pelo excesso de produção das glândulas sebáceas. Apesar de não ter cura, de ser considerada uma doença crônica, a caspa pode ser tratada e controlada facilmente, desde que se use os produtos recomendados. Vale lembrar, contudo, que nos períodos de maior estresse e no inverno, por exemplo, ela tende a piorar.

Pode ocorrer também o ressecamento do couro cabeludo, bem como as micoses, que causam a quebra dos fios próximo ao couro cabeludo e é mais comum em crianças.

SAIBA MAIS: Aprenda a Cuidar dos Fios Crespos.

img-17-dicas-para-cuidar-do-couro-cabeludo

O uso de produtos inadequados (exemplo: meninas que possuem cabelos normais usando produtos para cabelos ressecados ou meninas de cabelos secos usando produtos para cabelos oleosos) pode gerar, também, irritações e descamações no couro cabeludo, assim como determinadas químicas capilares agridem essa região de tal forma que chega a causar queimaduras graves.

Um erro muito comum, que muita gente insiste em cometer, é aplicar condicionador ou máscaras de hidratação na raiz dos fios, deixando que esses produtos tenha contato com o couro cabeludo. Isso não deve ser feito, pois esse tipo de produto piora a oleosidade, que piora a caspa, e, além disso, deixa o cabelo pesado e com aspecto de sujo.

Nesses casos, a melhor opção é procurar, o mais rápido possível, um médico dermatologista, que é quem pode melhor orientar e ajudar solucionar o problema. Digo isso porque o que mais vejo pela internet são receitas milagrosas que prometem curar tudo, de caspa a calvície, e são receitas sem nenhum fundamento científico, receitas que apresentam riscos, como uma que manda aplicar sumo de limão no couro cabeludo para “acabar com a caspa”. Ora, se sumo de limão acabasse com a caspa, vocês não acham que a indústria cosmética já teria criado algum produto com base nisso? Fora isso, o limão pode causar irritação, manchas e queimaduras, não devendo ter contato com a pele e com o couro cabeludo.

LEIA TAMBÉM: Como evitar a Temida Caspa?

Para todos esses problemas, existe tratamento, e ao contrário do que muita gente pensa, não são tratamentos caros, não são, obrigatoriamente, produtos caros. Ao contrário, muitas vezes os produtos recomendados pelos dermatologistas acabam saindo mais barato do que os que a gente compra sem indicação e sem saber se ele é ou não indicado para aquele caso específico.

Já vi gente gastando “os tubos” pra tratar a caspa, que foi facilmente controlada  com um shampoo manipulado que custa 16 Dilmas, sabe? Então, o melhor é, sempre, procurar um especialista!

Beijos

Ju Lopes

Cuide do Couro Cabeludo!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.